TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPAP - PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  21.177 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIP INTERATIVA

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Práticas e Projetos de Ação Pedagógica – Educação Infantil

Tema: Jogos e Brincadeiras na Aprendizagem Escolar

NOME                                                              RA

FRANKSLANY SILVA DOS SANTOS

1703672

        

polo miguelópolis

2018

Titulo: Jogos e Brincadeiras na Aprendizagem Escolar

Subtítulo: Os Jogos e o Lúdico na Aprendizagem Infantil

                     

Projeto apresentado ao curso de Pedagogia a Unipinterativa como requisito de aprovação da disciplina de Projeto e Práticos de Ação Pedagógica.

POLO MIGUELÓPOLIS-SP

2015

SUMÁRIO

TEMA ..................................................................................................................        04

1. JUSTIFICATIVA ...........................................................................................        04

2. SITUAÇÃO PROBLEMA ............................................................................        04

3. PÚBLICO ALVO ...........................................................................................        04

4. OBJETIVOS ...................................................................................................        04

5. EMBASAMENTO TEÓRICO .....................................................................        05

6. PERCURSO METODOLÓGICO ................................................................        05

7. RECURSOS ....................................................................................................        05

8. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ..........................................................        06

9. AVALIAÇÃO .................................................................................................        06

REFERENCIAS .................................................................................................        06

 

TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.

1. JUSTIFICATIVA

Pensando em como a brincadeira faz parte da vida da criança, incluir o jogo e a brincadeira no campo educacional tem como propósito o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança e construção do conhecimento.

Segundo Piaget (1978) os jogos são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade.

Portanto é por meio dos jogos e do lúdico que a criança compreenderá que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.

2. SITUAÇÃO PROBLEMA

Devem ser planejadas com base em momentos significativos dos jogos, apresentando sempre algum obstáculo e exigindo que as crianças decidam qual é a melhor ação a ser adotada.

3. PÚBLICO ALVO

Crianças da educação infantil.

4. OBJETIVOS

O presente trabalho de jogos e lúdico na aprendizagem escolar tem o objetivo de fortalecer os processos interativos e enriquecer a cultura infantil, contribuir para o desenvolvimento da criatividade, criar uma série de situações que envolva equilíbrio e outros desafio corporais para as crianças com o uso de objetos, obstáculos e alvos. Os jogos garantem situações de aprendizagem aprimorando o desenvolvimento cognitivo e social da criança com atividades que abrangem o desenvolvimento motor, atenção, memorização e a percepção espacial, entre outras habilidades com o objetivo de revelar a importância do aprender brincando, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras.

5. EMBASAMENTO TEÓRICO

Para apoiar essa pesquisa utilizou-se a teoria de kishimoto (1994), que ressalta, em sua obra, que o brinquedo proporciona à criança um mundo imaginário, onde se dá inicio a criação do lúdico de cada um. A concepçãode Kishimoto  sobre o homem como ser simbólico, que se constroi  coletivamente e cuja capacidade de pensar está ligada á capacidade, é fundamental para propor uma nova “pedagogia da criança” ressalta ainda que o jogo, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. Segundo Macedo, Petty e Passos, o trabalho com jogos permite criar e agir situações de aprendizagem mais formativa, porque faz da observação uma melhor forma de atribuirvalor e promover as produções de cada criança. Ainda Cória-Sabini eLucena, os jogos e brincadeiras são vistos como parceiros ativos na aprendizagem, cabendo ao professor respeitar suas características e formas de pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (224.1 Kb)   docx (200.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com