TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPE IV - PEDAGOGIA: CIÊNCIA DA EDUCACÃO? PIMENTA

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ESTACIO DA AMAZÔNIA/ATUAL

PESQUISA E PRATICA EM EDUCACAO IV

ACADÊMICA: VANIA BEZERRA DA SILVA

FICHAMENTO:

PEDAGOGIA: CIENCIA DA EDUCACÃO?

PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia: ciência da Educação? 6ª Ed., São Paulo: Cortez, 2011.

Analisando o conteúdo de Selma Pimenta, compreendi que a ciências da educação é necessário para a formação humana nos diferentes níveis de escolarização, objetivando uma atuação ética e responsável com instituição e sociedade. Construindo o conhecimento para formação nas áreas de conhecimento da educação básica, propiciando que o aluno desenvolva perguntas para questionar a cultura, a sociedade e o meio em que vive.

 Com aprendizagem de conceitos que deveram ser orientados pelo princípio da ação-reflexão-ação constituída do conjunto didático, que apontará a solução de problemas como uma das estratégias didáticas educacionais. Que se dá por meio do questionamento epistemológico dos conteúdos específicos do campo pedagógico e dos processos de investigação sobre o ensino e a aprendizagem, possibilitando o contínuo aperfeiçoamento da prática pedagógica.

 Onde ciência da educação tenta sempre evoluir e superar os seus limites já existentes em sua tapeçaria de métodos e corpo docentes. Para alcançar temas que fixe o ensino, aprendizagem, conhecimento, sociedade e cultura. Colocando o pedagogo a refletir e pesquisar o objeto de estudo para transformar – lo pela educação, e podendo sofrer transformações também pelo objeto de estudo e o meio em que está inserido. E tendo em mente que a ciência educacional esclarece pela reflexão e transformação da práxis educativa, elaborando meios possíveis entre teoria e práxis.

Para conduzir o sujeito à se encontrar como homem, aprendendo e reconstruindo a cultura social. Porque outras ciências como a Psicologia, a Sociologia têm ocupado espaços educacionais amplos que deveriam estar ocupados pela Pedagogia. Mas usam só métodos de suas áreas e não pedagógicos, e fazem com que elas consigam o posto de ciência da educação que define a especificidade do estudo do fenômeno educativo. Mas sem desprezar a importância das ciências auxiliares na educação, entre outras, a Psicologia e a Sociologia e etc. Isso porque os métodos usados por essas ciências não envolvem aluno, professor e outros fatores que são ligados a epistemologia da educação.

E destas ciências auxiliares surge a ciência da pedagogia trazendo um leque de suas teorias e práticas. Priorizando mais do que a razão e pondo a pratica como fator fundamental na formação pedagógica, para compreender a complexa pluralidade do âmbito educacional.  E fazendo o pedagogo sair da utopia do pensar e métodos cômodos práticos para um processo de aprendizagem voltado para formação integral de um sujeito critico, reflexivo, não alienado ou desinteressado socialmente.

Sendo que o pedagogo usa essa ciência objetivado a compreender a práxis educativa e suas intencionalidades. Para diferenciar a razão e experiência numa ação coletiva de múltiplas articulações educacionais dialéticas. Aplicando a ciência dentro de um processo histórico e humanizado orientando para a formulação curricular, de conscientização e de planejadores educacionais. Com uma ação temporal e espacial dentro de uma relação ensino – aprendizagem, formal ou informal. Mas guiado por um sistema padronizado que é exposto por um conjunto e detalhes de teorias e métodos que não se repetem pois a educação e dinâmica.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com