TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário

Por:   •  28/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]        [pic 2]

RELATÓRIO E PRÉ-PROJETO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL

PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 

 

 

 

 

 

 

 

LUANA VALLE FONSECA

 

 

CURITIBA

2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL

PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  IV

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário FAEL – UNIFAEL.

Orientador: Prof. (a). Cristiane Budeck Dias

 

 

LUANA VALLE FONSECA

 

 

CURITIBA

2023

  1. RELATÓRIO

Conheci a diretora da escola no último estágio realizado. Sendo assim, entrei em contato com a faculdade para realizar a solicitação para o estágio e consegui realizar na mesma instituição, onde fui muito bem atendida.

Durante a primeira semana do estágio optei pelas entrevistas e pela observação, para que desta forma pudesse planejar de forma eficaz meu plano de ensino, observando a grade curricular e as sugestões da professora regente, que durante todo o estágio mostrou-se muito dedicada e receptiva, todo este trabalho da primeira semana proporcionou-me um aprendizado significativo, fazendo me refletir sobre a realidade escolar da EJA.  

Foi bem interessante, conhecer e participar das aulas durante o estágio, ver e acompanhar a interação dos alunos, foi fundamental. Foi aplicado para o EJA na educação infantil, alunos de 6 a 9 anos.

Utilizei de apostilas, aulas gravadas e acessórios para interagir com os alunos, e foi muito gratificante ver nelas o interesse de aprender.

A aplicação do plano foi um êxito, tanto para os alunos e para os professores. As ferramentas utilizadas foram de fácil acesso e entendimento para todos.

Aprender é essencial para a vida, e este projeto foi sem dúvida um grande momento de aprender a respeitar, aprender a se relacionar, aprender a se aceitar, aprender a ver a vida como ela é aprender a conhecer outras realidades.

Dentro de uma visão pedagógica, este projeto pode permitir a construção de relações interpessoais, fundamentadas na reflexão, interação e compreensão de conflitos existentes na sociedade contemporânea.    

Tive a oportunidade de participar de duas reuniões com os professores e a diretora. Todos me receberam de forma tranquila, sanando todas as dúvidas e dispostos a ajudar no que fosse necessário.

A atuação da equipe pedagógica, em uma perspectiva focada no trabalho coletivo, tem como um de seus principais objetivos efetivar um trabalho educativo que garanta assimilação do conhecimento elaborado cientificamente (BRZEZINSKI,2003).  

Relate sua experiência no Espaço não escolar, por meio de um texto.

De início não foi nada fácil encontrar um espaço não escolar para realizar o estágio, após várias tentativas finalmente consegui o contato com a dona da Casa de apoio Santos e Silva que foi muito receptiva, no primeiro dia de estágio conhecemos a Casa onde vivem 10 idosos, sendo 6 mulheres e 4 homens, com a idade entre 45 à 60 anos, a maioria faz uso de medicamentos contínuo, na casa também contam com dois profissionais de enfermagem, para maior atender, já que apresentam algumas condições clinicas , como hipertensão, diabetes tipo II, e próteses da anca.  uma cozinheira que cuida das refeições, uma nutricionista que cuida do cardápio e um profissional de educação física que atende a casa três vezes na semana para que os idosos se exercitem. Nas horas de lazer eles gostam de ouvir música e assistir a televisão em uma grande e espaçosa sala, adoram assistir filme de comédia.

Na casa possui uma sala de jantar onde eles fazem todas as refeições, desde o café da manhã ao jantar, muito deles não recebem visitas com frequência, com a minha chegada ficaram alegres e contentes, todos queriam conversar e foi então que perguntei do que gostavam para decidir que rumo seguir para criar o plano de ação para realizar.

A dança foi muito citada por eles, então decidi pegar várias músicas antigas no youtube, passei para o pen drive e com uma caixa de som realizei o plano de ação para que eles pudessem relembrar as músicas que gostavam e se movimentarem dançando uns com os outros, foi muito divertido, eles adoraram, muitos ficaram emocionados e acabaram até deixando as lágrimas rolarem.

Também me preocupou que eles percam a vontade de praticar atividades físicas, por acharem que já não vale a pena. Durante o estágio percebi que várias funções acabam sendo realizadas pela dona da Casa, ela toma as devidas decisões, faz as compras dos mantimentos, resolve sobre o quadro de funcionários, entra em contato com os familiares quando necessário, sendo assim ela ainda da conta de tudo, pois é muito organizado e todos muito bem cuidado.  

Mesmo ela dando conta de tudo, acredito que há a importância de um Pedagogo para fazer um atendimento aos moradores da casa, dando a eles um suporte devidamente merecido no ambiente, fazendo atividades durante a semana e assim distraindo de outros pensamentos, pois são muito carentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (612.8 Kb)   docx (262.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com