TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPP - UMA ANÁLISE DE PESQUISAS

Por:   •  2/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA B AHIA

KARLA MAYANA ROCHA DA ENCARNAÇÃO

RENATA DOS SANTOS MENDES

        

PROJETO POLÍTICO – PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REALIZADAS NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IX, NO PERÍODO DE 2003 - 2008

Barreiras –BA

2008

KARLA MAYANA ROCHA DA ENCARNAÇÃO

RENATA DOS SANTOS MENDES

        

PROJETO POLÍTICO – PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REALIZADAS NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IX, NO PERÍODO DE 2003 - 2008

Projeto de pesquisa apresentado a Universidade do Estado da Bahia, Campus IX – Departamento de Ciências Humanas – DCH, no curso de Pedagogia com habilitação em Docência e Gestão na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação da professora Anatália Oliveira.

Barreiras –BA

2008

Sumário

1 – INTRODUÇÃO

2 – REFERENCIAL TEORICO

3 – METODOLOGIA DA PESQUISA

4 – ORÇAMENTO

5 – REFERÊNCIAS

6 – ANEXOS

  1. INTRODUÇÃO

Compreender a escola dentro de todos os segmentos que a compõe prever pesquisar as suas reais necessidades, traçando objetivos de curto, médio e longo prazo. Nessa perspectiva, a escola tem ampliado a sua visão e propõe inovações que venham programar medidas de intervenção na realidade social do indivíduo.

Este entendimento em relação ao espaço escolar foi adquirido após influências sofridas pela sociedade a partir das transformações nas várias dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais. A era da informação, dos avanços tecnológicos, industriais, dentre outros, começaram a exigir das escolas formação humana para acompanhamento desses avanços, configurados na era da globalização. No entanto, as complexidades que se encontram nestes espaços exigem dos profissionais da educação um trabalho consistente pautado em ações planejadas que concebam as referidas dimensões.

Nesse cenário, é salutar, a importância da construção do projeto político-pedagógico, que venha criar condições para articular as práticas educativas dos educadores num fazer reflexivo de emancipação dos sujeitos.

Portanto, acreditamos que o entendimento de projeto torna-se questão necessária para a compreensão da discussão que este texto propõe. Sendo assim no sentido etimológico, projeto significa segundo Ferreira (2001), “lançar adiante, movimento. Plano, intento, designo. Empresa, empreendimento. Redação provisória de lei. Plano geral de edificação” (p.561).

È pertinente discutir a etimologia da palavra projeto para compreendermos a sua especificidade no contexto escolar.  Nessa perspectiva, Veiga (2002) afirma "que todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa tente a determinada ruptura ". (falta página)

Partindo desta premissa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9394/96 em seu artigo 12, diz que "os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar suas propostas pedagógicas". Vale ressaltar que a LDB/1996 trata do documento que é a identidade coletiva da escola, como proposta pedagógica, mas não a reconhece como um projeto político-pedagógico.

Para esclarecimento acerca de sua terminologia, Demo (2001) quando discute o projeto político-pedagógico argumenta que não existe nenhuma ação pedagógica na escola que seja desprovida de uma ação política. Então, entendemos que o termo político perpassa todo projeto pedagógico da escola.

Apesar do que diz Demo (2001), iremos trabalhar com o termo projeto político–pedagógico, pois de acordo com autores como Veiga (2004), Gadotti (2004), que defendem a concepção projeto político-pedagógico, é preciso contestar o texto da lei quando não menciona o termo "político" e por entender que tal termo contempla as dimensões da escola: administrativas, pedagógicas práticas educativas, até as mais abrangentes que são as ações culturais, sociais, econômicas e políticas.

Nesse contexto de reconhecimento do projeto político-pedagógico enfatizamos a sua importância como instrumento de construção coletiva responsável para ser o norteador das ações educativas a serem realizadas no contexto escolar, orientando, inclusive, a organização do trabalho pedagógico na sua totalidade.

Depois de saber o significado do projeto, torna-se necessário compreender no contexto desse estudo também o sentido de projeto político–pedagógico. Para nós, ele traz imbricado em seu processo de construção ações coletivas, reflexivas e politizadas que devem está comprometido com o contexto inserido. Em consonância com Veiga (2002) o projeto político-pedagógico  pensado como promessas para o futuro atenta-se para uma estabilidade de estado melhor. Diante de estágios realizados durante o curso de Pedagogia, nós descobrimos a necessidade de conhecer o projeto político–pedagógico da escola campo, para subsidiar nossas práticas, enquanto estagiários. Com acesso a estes documentos, surgiram inquietações quando refletimos a dinâmica de funcionamento das escolas, por exemplo: como vem sendo pensado e construído o projeto político–pedagógico destas escolas? Os mesmo atendem as reais necessidades da escola? Suas ações contemplam os objetivos propostos para o trabalho pedagógico?.Buscando respostas às nossas angústias, analisaremos pesquisas em relação ao projeto político–pedagógico já realizado no Departamento de Ciências Humanas (DCH) Campus IX, UNEB-BA, que venham oportunizar condições para a construção de um conhecimento aprofundado sobre a temática. Sabemos que cada pesquisa analisada tem caráter diferenciado, porque se reporta a um tempo histórico social, portanto possibilitando conhecer diversas concepções do projeto político-pedagógico. Esta pesquisa se deu com o escopo de conhecer os trabalhos de conclusão de curso feitos na área de projeto político-pedagógico pesquisado por graduandos (as) e pós – graduandos (as), desta universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com