TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRA PARTE DO TG: introdução e fundamentação teórica

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  5.446 Visualizações

Página 1 de 6

PRIMEIRA PARTE DO TG: introdução e fundamentação teórica

Autor Jessica Aline da Costa

Prof. Claudia Roberta Chiodini

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED0641) – Estágio

12/08/2015

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia está presente em nossas vidas e atualmente é fundamental para que possamos nos comunicar, interagir, estudar e também para o lazer. As novas mídias e educação estão interligadas e caminham há algum tempo juntas.

Considerando a política da educação que utiliza dos temas transversais como forma de agregar conhecimento na educação infantil e em todas as etapas de ensino, o tema meios de comunicação é de uma importância relevante que busca propor novos desafios na educação, que valorizem os diferentes tipos comunicação e linguagens presentes na sociedade. O assunto abordado leva novas experiências às crianças que passam a conhecer as diferentes formas de se comunicar, e a importância na transmissão de mensagens, sendo elas escritas ou faladas, favorecendo a ampliação da comunicação pessoal e conhecendo a história e a evolução dos aparelhos eletrônicos.

Mas de que forma a tecnologia contribui para a educação e como o professor deve se preparar para a inserção das novas mídias em sala de aula? Estas são algumas perguntas que levam a investigação e a pesquisa aprofundada do tema, que se aplica desde as séries inicias na educação e é de extrema importância para a formação de cidadãos.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A comunicação tem uma enorme importância na vida de todos os indivíduos da sociedade e vale destacar que todos dependem da troca de mensagens e da linguagem para se relacionar entre si e com o meio onde vivem, utilizando a tecnologia que está presente nos nossos dias.

A sociedade contemporânea está em um constante processo de modernização, em que os avanços tecnológicos já não são mais privilégios de poucos, mas sim de toda massa populacional impulsionada pela globalização.

Diante destes desafios, onde as transformações atingem todos os campos sociais: cultura, economia, política, educação, etc., é fundamental que a escola acompanhe todo o processo e traga modernizações também em suas metodologias de ensino.

A escola precisa estar preparada para enfrentar e superar todos os desafios que podem surgir nas práticas educativas voltadas à inclusão digital.

O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), como internet, TV e outros dispositivos, evidenciam problemas relacionados ao espaço e ao tempo de uso destas mídias por crianças, que estão acostumadas a lidar com toda esta informação cada vez mais cedo.

Existe uma necessidade de uso da TIC defendida por muitos pesquisadores e estudiosos, que remete na superação inovadora da educação e na transmissão de informações, propondo que a era digital torne-se aliada da escrita e oralidade proporcionando uma comunicação interativa.

A escola e as novas tecnologias devem romper paradigmas e trabalhar no processo educacional e na formação dos alunos, tendo a tecnologia como instrumento de medição de potencial e evolução do processo de ensino aprendizagem.

O uso das novas mídias é destacado por ARAÚJO:

O valor da tecnologia na educação é derivado inteiramente da sua aplicação. Saber direcionar o uso da Internet na sala de aula deve ser uma atividade de responsabilidade, pois exige que o professor preze, dentro da perspectiva progressista, a construção do conhecimento, de modo a contemplar o desenvolvimento de habilidades cognitivas que instigam o aluno a refletir e compreender, conforme acessam, armazenam, manipulam e analisam as informações que sondam na Internet. (2005, p. 23-24)

Este importante trecho citado, nos dá um diagnóstico de que não são os equipamentos que irão garantir uma formação de qualidade, mas sim a forma que o professor utiliza das novas mídias e de todos os instrumentos da TIC para o progresso escolar. Depende também, da orientação que o professor recebeu para utilizar estes novos métodos e do acompanhamento e interesse dos alunos neste avanço social.

Freire aponta sobre os espaços educacionais (2000, p.96):

O espaço é retrato da relação pedagógica. Nele é que o nosso conviver

vai sendo registrado, marcando nossas descobertas, nosso crescimento,

nossas dúvidas. O espaço retrato da relação pedagógica porque registra, concretamente, através de sua arrumação e organização, a nossa maneira de viver esta relação.

Novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida da nova geração de crianças e é necessário que as escolas estejam preparadas para utilizar os recursos a favor do ensino e da educação.

A tecnologia tem um papel fundamental de facilitar os processos de ensino e aprendizagem, trazendo a inovação dentro da educação do século 21.

A escola exerce papel fundamental na implementação e utilização das TICs. Desta forma, é preciso que as escolas cultivem a ideia de inovação e alunos que adquiram conhecimento, para que eles possam compartilhar e retrabalhar novas ideias.

A tecnologia, neste contexto, deve ser um meio para que o aluno possa desenvolver habilidades que são necessárias dentro e fora da sala de aula, tais como criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e aprendizado constante.

Isso tudo traz um novo desafio para as escolas: não apenas trazer as tecnologias para dentro da sala de aula, como também reformular metodologias de ensino empregadas atualmente para seguirem esta nova realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com