TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – PPS DOSSIÊ FORMA C

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.190 Palavras (21 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – PPS

DOSSIÊ FORMA C

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conceitue supervisão, destacando as atribuições do supervisor escolar e a relevância desta função na contemporaneidade.  

R: A origem da palavra supervisão significa, “visão sobre”, ou seja, a supervisão educacional requer uma visão sobre todo o processo educativo, visando alcançar os objetivos da educação e também os objetivos específicos da escola, bem como a atuação dos professores a fim de melhorar a qualidade da educação.

A supervisão escolar surge à partir da necessidade de uma reformulação na Educação diante do dinamismo do mundo moderno, visando ações de natureza coletiva por parte do supervisor, como estudos, discussões, reflexão e planejamento, tornando a prática educativa flexiva, receptiva às inovações e transformações no plano social, científico e tecnológico.

O papel do supervisor escolar é coordenar, acompanhar, planejar, avaliar, aperfeiçoar e orientar o ensino-aprendizagem. Ou seja, o supervisor educacional é o agente do relacionamento professor-aluno, que coordena as atividades didáticas, curriculares, promovendo oportunidades coletivas de estudo.

Portanto, o supervisor não deve ser autoritário, transmitindo mensagens prontas e acabadas, mas deve promover a prática coletiva, reunindo os educadores para que eles possam participar de todo o processo, elaborando suas próprias mensagens e contribuindo para que a educação seja mais democrática.

  1. O conceito de supervisão escolar sofreu algumas alterações ao longo do tempo, passando por três fases: fiscalizadora, construtiva e criativa. Explique cada uma delas.

R:

Fase Fiscalizadora- nesta fase o supervisor direciona seu trabalho para a função técnica e administrativa, ele tem como objetivo o cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores, verificação de documentos escolares, prazos, cumprimento de datas etc.

Fase construtiva- Tem como base uma função orientadora.  A supervisão passa a questionar a necessidade de uma melhoria na atuação docente. Assim começam a surgir cursos de aperfeiçoamento e atualização docente, com o objetivo de examinar as falhas na atuação dos professores.

Fase criativa- nessa fase a supervisão passa a ser diferenciada e separada da inspeção escolar. É nessa fase que a supervisão passa a ter como foco o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem. O papel do supervisor é permitir que todos os sujeitos envolvidos na escola participem ativamente de todas as decisões  com o intuito de um trabalho sólido, cooperativo e democrático. A supervisão criativa estimula e orienta de maneira democrática e científica os mestres, com o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem.  E dessa forma, cabe ao supervisor escolar estar sintonizado com as necessidades da comunidade, propondo projetos que atendam os anseios de todos que almejam um futuro melhor.

  1. Faça o resumo indicando a importância da Legislação que regulamenta a profissão do supervisor educacional, da Câmara Dos Deputados Projeto de Lei n.º 4.106, DE 2012 (Do Sr. Ademir Camilo), expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

R: O Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, regulamenta a profissão de supervisor educacional, explicitando suas atribuições na prática escolar.

Eu acredito que esse documento vem de encontro com a necessidade atual no que diz respeito ao supervisor escolar. À medida em que a supervisão passa pelas três fases citadas anteriormente, se faz necessário deixar claro qual é o trabalho e as atribuições  desses profissionais.

No artigo 3º, fica explícito que o exercício da profissão de Supervisor Educacional, é exclusivo para portadores de diploma de curso superior em Pedagogia e/ou Habilitação em Supervisão Escolar ou em nível de pós-graduação em Supervisão Educacional, devidamente registrado e reconhecido pelo CNE.

No artigo 4º, fica bem claro que o supervisor não trabalha sozinho de maneira autoritária, mas deve estar envolvido com a comunidade escolar, junto com os professores, preocupando-se em orientar e acompanhar os professores no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos.

Também achei interessante o artigo 1º, onde fica claro que o Supervisor Educacional deve articular de forma crítica e construtiva o processo educacional, motivando a discussão coletiva da Comunidade Escolar acerca da inovação da prática educativa a fim de garantir o ingresso, a permanência e o sucesso dos alunos, através de currículos que atendam às necessidades da clientela escolar.

Dentre muitos outros detalhes citados, eu acredito que esse Projeto de Lei seja de extrema importância para esclarecer o quão importante é o papel do supervisor nas escolas, que não deve ser autoritário e sim democrático, a fim de melhorar a educação e a prática educativa.

  1. Escolha três dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um na busca de soluções.

R: Todas as dificuldades e problemas que o supervisor escolar enfrenta que foram elencados no item são percebidos no dia-a-dia da maioria das escolas, fazendo com que o supervisor educacional não consiga, ou tenha problemas em realizar seu trabalho da maneira como gostaria.

 - Dificuldade em articular o trabalho pedagógico e executar a função, a falta de apoio por parte dos professores faz ficar difícil realizar o seu trabalho, pois o supervisor, o professor, e a direção administrativa precisam estar em sintonia, todos almejando os mesmos ideais para transformar a educação da sua comunidade escolar.

 - Desvalorização do supervisor pelos próprios professores e funcionários, o trabalho do supervisor não é autoritário, mas deve englobar toda a equipe de professores, a fim de que todos possam participar ativamente do planejamento escolar, dos conteúdos que serão aplicados e as melhores metodologias que poderão ser utilizadas, e se houver essa desvalorização o trabalho do supervisor será comprometido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (379.5 Kb)   docx (102.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com