TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê PPS pronto.

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.055 Palavras (13 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO

UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

  1. Conceitue Supervisão, destacando as atribuições do supervisor escolar e a relevância desta função na contemporaneidade.  

Supervisão é a função que engloba todos os aspectos relativos ao processo de ensino aprendizagem da escola. São atribuições do supervisor: auxiliar os docentes na tarefa de elaborar e aplica métodos de ensino de qualidade e que uma vez acessado pelo aluno, o mesmo tenha a possibilidade de construir novos saberes que poderão transformar a realidade deste indivíduo.

  1. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.

Fase fiscalizadora – Diz respeito ao cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores, o cumprimento de datas e prazos, verificação de documentos escolares.

Fase construtiva – está ligada à Supervisão orientadora e reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores. Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos educadores.

Fase criativa -  é o coletivo visando a interação do todas as pessoas envolvidas no sistema educacional e tem como objetivo o aperfeiçoamento de todo o processo ensino-aprendizagem.

  1. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

O projeto de Lei nº 4.106 de 2012, foi criado para estabelecer diretrizes para a atuação do profissional de supervisão. Segundo a referida Lei, existem vários requisitos a serem cumpridos para que o indivíduo se torne um profissional de supervisão, a mesma também aponta em quais frentes o profissional pode atuar. A mesma é de grande importância pois, é uma ferramenta que além de regular a profissão de supervisor, colabora para assegurar a qualidade do ensino dentro das escolas.

  1. Escolha cinco dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.

Trabalho fragmentado: se dá quando as atividades, treinamentos/capacitações e aplicações em sala, não estão alinhadas, ou seja, não acontecem de uma forma frequente e integrada.

Falta de tempo para estudar, dificuldade em planejar: essa dificuldade remete as questões da hora atividade (por exemplo) que as vezes não é suficiente para suprir a demanda de tempo gasto na pesquisa e preparação de uma aula adequada, o quê prejudica, todo o andamento do processo de ensino aprendizagem, planejado pela equipe pedagógica.

Direção administrativa, com pouco interesse no pedagógico da escola: problema ocorrido quando o segmento administrativo da escola (sobretudo a direção), não dá suporte para equipe pedagógica exercer suas funções.

Escola de hoje despreparada para o aluno que recebe: ocorre com muita frequência, é a falta de capacitação dos agentes da comunidade escolar, para acolher, receber e trabalhar com os alunos, suas famílias e realidades em que eles vivem.

Resistência à mudança: trata-se daquela situação onde os professores não estão dispostos a mudarem seus métodos e concepções em relação a forma de atuar na sua função. Este fato dificulta e muito a implantação e execução das novas metodologias e estratégias propostas pelo sistema e adaptadas pelas equipes pedagógicas escolares.

  1. Como é exercida a função de Supervisor escolar no estado do Paraná?

        É por Lei, exercida de forma generalista onde seu profissional pode e deve atuar em várias frentes dentro do âmbito escolar. Tem por incumbência principal atuar junto aos professores e alunos, porém, com o surgimento das novas demandas sociais, educacionais e tecnológicas, deve reunir/possuir, perfil empreendedor, inovador e flexível para identificar e suprir as necessidades (a princípio pedagógica mas, também em relação a questões humanas) dos alunos que estão sob seus cuidados.

  1. Buscando a definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2002), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor? Você concorda? Justifique seu posicionamento.

        Segundo Vasconcelos (2002) o papel do supervisor pedagógico não é o de não é fiscal de professor, não é coringa, tarefeiro, quebra galho, tapa-buraco, não é generalista.

        Concordo com o autor. O profissional de supervisão não pode ser considerado um apagador de incêndio, sem atribuições definidas e demandas planejadas. Visto dessa forma, a função de supervisor se resume a de um generalista e se perde ao longo da execução das atividades diárias, prejudicando o desempenho do mesmo, nas ações que são essenciais no dia a dia de sua profissão.  

UNIDADE 2

O SUPERVISOR EDUCACIONAL

  1. Relacione dez características que um supervisor precisa desenvolver para dar conta dos desafios atuais.

        Auxiliador, orientador, dinâmico, acessível, eficiente, capaz, produtivo, apoiador, inovador, integrador.

  1.  Em que difere a ação supervisora tradicional da renovada? Em sua opinião, qual destas práticas as escolas adotam, atualmente? Justifique a sua resposta.

        Difere-se na autonomia que propõe ao docente e aluno no exercício do processo de ensino aprendizagem. Fato esse que, torna o indivíduo (docente ou discente) mais preparado para transformar sua realidade escolar e pessoal, através (também) das vivências adquiridas no âmbito escolar.

        Essa constatação se dá pela diferença que se observa na educação atual (mesmo com vários pontos a melhorar) em relação aos processos educativos que estimulam e proporcionam ferramentas para que o aluno e professor estabeleçam uma relação ensino aprendizado mais positiva e significante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com