TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie pps

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 11

MÓDULO

PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Conceitue Supervisão, destacando as atribuições do supervisor escolar e a relevância desta função na contemporaneidade.

O Supervisor, conhecido como especialista da educação, responsável por tornar a prática educativa flexiva, receptiva às inovações e às transformações no plano social, científico e tecnológico, surgiu a partir do desenvolvimento e do dinamismo do mundo moderno com a necessidade de uma reformulação na Educação e de uma orientação ao corpo docente, à escola e, posteriormente, à comunidade. O supervisor tem a tarefa de coordenar, acompanhar e orientar o ensino-aprendizagem e, assim, contribui para o bom nível da educação. Neste sentido, a sua participação na educação é entendida como uma conquista, como diálogo e como forma de trabalho dialeticamente do cotidiano, planejando, acompanhando, avaliando e aperfeiçoando as atividades educativas. O supervisor é o agente do relacionamento professor-aluno, na formação de valores éticos através de uma ação cooperativa para que a educação atinja seus objetivos, envolvendo a todos que participam do processo educacional.

Na atualidade, a partir da promulgação da atual LDB 9394/96, o Supervisor Escolar recebeu o compromisso de coordenar a elaboração e acompanhar a execução da proposta pedagógica, com a participação da comunidade escolar, portanto é indispensável a presença do Supervisor nos ambientes escolares.

2. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.

Fase Fiscalizadora: O objetivo é o cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores e o cumprimento de datas e prazos verificação de documentos escolares.

Fase Construtiva: Reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores.

Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos educadores. O objetivo maior é examinar as falhas na atuação dos professores.

Fase Criativa: Trata-se de um trabalho coletivo visando à participação de todos que estão envolvidos no sistema educacional. Estimula e orienta, de maneira democrática e científica, desenvolvendo profissionais capazes de melhorar o ensino-aprendizagem.

3. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

O Supervisor Educacional coordenará e irá contribuir nas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação do Projeto Político Pedagógico. O exercício da profissão de Supervisor Educacional é exclusivo dos portadores de diploma de curso superior em Pedagogia ou em nível de pós-graduação devidamente registrado e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Sabe-se que o Supervisor Escolar é um motivador do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papel se propõe a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria com a escola e comunidade.

4. Escolha cinco dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.

• Pouca motivação do professor, metodologia ultrapassada e desinteresse por aprimoramento e capacitação: muitos professores trabalham excessivamente e isso faz com que os mesmos vivam cansados e sobrecarregados. Sendo assim acabam perdendo a motivação para fazer cursos de capacitação e preparar algo novo para levar até a sala de aula.

• Falta de tempo para estudar, dificuldade em planejar: planejar não e algo fácil, pois leva tempo e o tempo é algo muito escasso na vida dos professores.

• Resistência à mudança: o ser humano tem uma grande capacidade de adaptação a lugares e pessoas, mas muitas das vezes apresenta certa resistência quando se fala em mudar ou renovar. É cômodo ficar da maneira que se está, pois isso não gera trabalho. As pessoas estão vivendo dias tão agitados que querem fugir de tudo que lhes possa trazer mais trabalho.

• Conteúdos e metodologias ultrapassados e desinteressantes: quando o aluno chega à escola ele quer ouvir algo que o envolva e seja novo para. Quando o conteúdo não desperta interesse no aluno a tendência é que o mesmo fique desmotivado e disperso.

• Poucos encontros periódicos com profissionais da área para melhor a atuação do profissional da escola: é necessário que se faça um investimento para que os professores tenham momentos juntos e recebam palestras de pessoas capacitadas que possuam experiências para compartilhar com seus colegas de profissão. Como por exemplo: psicólogos, psicopedagogos e etc.

5. Como é exercida a função de Supervisor escolar no estado do Paraná?

6. Buscando a definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2002), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor? Você concorda? Justifique seu posicionamento.

Vasconcelos fala que supervisor não é fiscal de professor, não é tapa buraco, não é coringa, tarefeiro e quebra galho. Eu concordo, porque quando cada um ocupa a sua função de forma correta, outras pessoas não precisam ser sobrecarregadas. O supervisor tem sua função, portanto é importante que para a falta de professores a instituição conte com um professor substituto.

UNIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com