TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL GRUPO

Por:   •  25/7/2017  •  Monografia  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]




INTRODUÇÃO


2 desenvolvimento

O modelo de Educação Infantil que temos hoje representa um grande avanço, do ponto de vista pedagógico, se comparado às primeiras creches brasileiras. No Brasil, a creche foi criada com um caráter assistencialista, associada ao cuidado, alimentação, higiene, mas não existia nenhuma preocupação em educar. Com o avanço do capitalismo, as mulheres começaram a ter um papel mais participativo no mercado de trabalho, então surge a preocupação em criar um espaço onde as crianças pudessem ficar para sua mãe poder trabalhar.

A partir da Constituição de 1988, leis foram criadas para regulamentação da Educação Infantil, mas foi com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996 (Lei 9394/96), que a Educação Infantil foi reconhecida como a primeira etapa da educação básica, que engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Hoje, é considerada obrigatória para crianças de 4 a 5 anos de idade, e direito das crianças de 0 a 3 anos.

Após a LDB, a criança foi considerada como um sujeito social e histórico, e então existe uma maior preocupação em garantir seus direitos. A creche deixou de ser um “depósito de crianças”, e passou a ser uma escola, onde o cuidar e o ensinar não se separam, o brincar também passou a ser um direito da criança, pois, através da brincadeira a criança interage com as outras crianças, desenvolve sua capacidade cognitiva, imitação, imaginação, ou seja, a brincadeira é uma excelente ferramenta de aprendizagem. Segundo Cunha, “Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer” (Cunha 2001, p.14).

Existem professores que adotaram em sua prática pedagógica uma postura lúdica, que nada mais é do que ensinar através dos jogos, brincadeiras e brinquedos. A brincadeira faz parte da vida da criança, e é reconhecida até mesmo como direito. Se o professor ensina de uma maneira prazerosa, as crianças irão se interessar mais e prestar mais atenção à aula, haverá uma participação maior das crianças, a memorização será melhor, ou seja, só trará benefícios para os alunos.

Porém, não podemos confundir a ludicidade com a brincadeira sem orientação, para trazer a ludicidade para a sala de aula é necessário muito planejamento para que o objetivo daquela aula seja alcançado com êxito. Para isso o professor precisa fazer um plano de aula com antecedência, decidir como será aplicada a aula, estabelecer os objetivos a serem alcançados, também é de extrema importância que as atividades fortaleçam as relações interpessoais (aluno-aluno, aluno-professor), durante o planejamento, o professor precisa levar em consideração o tempo necessário para a realização da atividade, e sempre ter em mente um “plano B”, pois mesmo com muito planejamento, pode ocorrer algo diferente do planejado, e por último, após a execução do trabalho, o professor precisa avaliar os alunos (avaliação não classificativa, através da observação), e avaliar também a sua prática pedagógica, levar em consideração os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados.


2.1 Sugestões de atividades para a Educação Infantil

Sabendo que adotar uma postura lúdica em sala de aula é um diferencial, e que traz inúmeros benefícios aos alunos, como por exemplo, desenvolvimento cognitivo, da imaginação e criatividade, elaboramos duas atividades lúdicas que podem ser utilizadas na Educação Infantil, auxiliando no processo de aprendizagem.

A primeira atividade é um trabalho feito em massinha de modelar. Essa aula é recomendada para crianças da pré escola (4 e 5 anos de idade). Primeiro vamos ensinar às crianças como fazer a massinha, com farinha de trigo e corante alimentício, para não causar nenhum dano caso alguma criança coloque massinha na boca. Depois cada criança escolhe a cor que mais lhe agrada, e com a massinha escolhida irão modelar as letras do seu nome em cima de um pedaço de papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (65 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com