TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

KARINA APARECIDA DA SILVA CARVALHO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

[pic 3]

Assai - PR

2015

KARINA APARECIDA DA SILVA CARVALHO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Fundamentos  do Processo Educativo  no Contexto Histórico-Filosófico, Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica.

Profs. Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula, Edinéia de Cássia Santos Pinho,  Fabiane  Muzardo,  José  Adir  Lins  Machado,  Mari  Clair  Moro, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.

Tutor eletrônico: Eliane Baron Rodrigues

Tutor de sala: Ivanete Alves Ferreira

Assai - PR

2015

INTRODUÇÃO

        

O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a educação em sua originalidade não se limitava ao simples despertar ou apenas para o treinamento técnico-profissional, mas também tinha o foco na formação integral do caráter humano, para que houvesse melhor convivência na sociedade, buscando com isso qu o homem cumprisse seu dever de ser feliz.

Para tanto, o presente portfólio contará com as disciplinas do semestre, bem como o texto disponibizado para análise, onde foi desenvolvido um resumo das principais ideias contidas no texto.

DESENVOLVIMENTO

O texto de José Adir Lins Machado, intitulado “Educar para vida ou para o trabalho?” apresenta em seu corpo como a escola passa e passou por processos de mudanças. Atualmente tem se notado que o sucesso acadêmico é medido pelo sucesso financeiro, do que pela melhoria de caráter da pessoa. Deve-se mostrar que na educação o melhor é o saber do que o ter, pois a educação é o princípio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua singularidade, através da consciência e da razão.

A educação fica difícil de acontecer se deixarmos que caia no esquecimento os acontecimentos passados. É bom reconhecer que a estabilidade é ponto de reflexão para a cultura.

O texto mostra claramente que qualquer povo que seja organizado é capaz de ter um sistema educativo, mas nenhum alcança a eficiência do sistema grego de formação humana. Foram os gregos que pela primeira vez fizeram da educação um processo de construção consciente.

Há uma distinção entre educação e formação, e percebe-se que a formação se manifesta na integralidade, conduzindo os comportamentos exteriores e interiores, produto de uma disciplina consciente, limitada à nobreza, e que a sociedade burguesa adotou e converteu em um bem universal.

Também no texto podemos entender Paideia e Mito, onde é possível compreender a aretê que equivale à virtude, expressão máxima do heroísmo de um guerreiro, e também é sobre este conceito que se fixa o ideal de educação da época.

Homero utiliza a aretê no sentido de excelência humana, superioridade entre os seres não humanos, sendo que o homem comum não a tem, pois é atributo da nobreza. Ligado à aretê está a honra, pois os gregos preferiam morrer a viver sem honra. De acordo com Aristóteles a honra é expressão natural da medida ainda não consciente do ideal de aretê e o homem homérico só adquire consciência do seu valor pelo reconhecimento da sociedade a que pertence.

No tópico Educação e filosofia o autor apresenta o pensamento ético de Platão e Aristóteles, que ambos baseiam-se na ética aristocrática da Grécia arcaica, bem diferente dos tempos homéricos. Para Aristóteles a aretê é uma autoestima elevada à sua maior nobreza, o eu não é sujeito físico, mas o mais alto ideal de homem que todo nobre aspira. Platão apresenta em sua obra Banquete que o sacrifício do dinheiro e dos bens deve existir para que se alcance o prêmio de uma glória duradoura.

Outro ponto discutido no texto é Educar para o mercado de trabalho. Percebe-se que na idade moderna a divisão entre trabalho e lazer, conhecer e fazer, homem e natureza resultou no corte dos conteúdos da educação. Dessa forma, a educação que separa mente e mundo desenvolve uma noção errada da relação entre conhecimento e interesses sociais.

A Idade Média trata o conhecimento como algo dentro do indivíduo, com individualismo econômico e político, cria-se daí um abismo entre a mente que conhece e o mundo conhecido.

Na Idade Moderna os homens ainda têm suas crenças, mas partem do que é transmitido e investigado com criticidade em suas bases, e o resultado foi a revolução das concepções de mundo. As teorias filosóficas consideram a mente individual uma entidade separada de outras mentes. A filosofia moderna  formulou a  ideia de  indivíduo  isolado,  fonte de uma nova moral de uma nova ordem social, uma instância oposta ao mundo.

No longo período que se estende desde os tempos heróicos até o helenismo, o ideal grego de educação sofre significativas mudanças. A Grécia é o berço das primeiras teorias educacionais, fecundada pelo embate das tendências pluralistas.

Encontramos hoje algumas pessoas com uma razoável formação acadêmica, porém eticamente reprováveis, visto que o importante é desempenhar bem uma função independente das consequências de sua ação no âmbito social. O que importa é ser um profissional competente ganhando admiração, status e reconhecimento social e financeiro entre outros. Nota-se no texto grandes considerações tecidas a Homero, que na época a educação visava à formação cortês do nobre. Notamos o destaque a palavra aretê, que para Homero descrevia a virtude, em sentido de força e coragem, aos quais também se atribuía a prudência, lealdade, hospitalidade, honra, glória e o desafio à morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com