TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ORISDÂNIA BARBOSA DE SOUSA COSTA

        

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

[pic 3]

VICENTINÓPOLIS

2015

ORISDÂNIA BARBOSA DE SOUSA COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina,Alfabetização e Letramento, Ensino de Matematica na AlfabetizaçãoInfantil,Ensino de Natureza E Sociedade Na Educação Infantil, Literatura Infanto-Juvenil,Seminario Interdiciplinar v.

Prof. Raquel Corrêa Lemos,Keila Tatiana Boni,Maurilio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafine Steinle,Rosely Montagnini.

Vicentinópolis Go

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva evidenciar a importância da literatura infantil na escola. As histórias infantis devem fazer parte da infância de toda criança. Toda literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas despertando a criatividade, que são elementos necessários na formação da criança de nossa sociedade. Os desenhos e o enredo das histórias de literatura infantil é um convite que fascina toda criança, e lhe proporciona um grande interesse pela leitura. Será tratada a importância da literatura no inicio da educação infantil como, berçário, maternal e pré-escola, como deve ser aplicada em todos os seus fatores.

DESENVOLVIMENTO

Literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte; fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e a sua possível/impossível realização...

Nelly Novaes Coelho

A literatura infantil deve ser levada a sério por todos os envolvidos na educação, incluindo educadores pais e alunos, levando ao entendimento de sua importância na vida escolar e também no cotidiano.

Os educadores precisam assumir o compromisso de tomarem a decisão politico-pedagógico de formação do leitor literário, para isso devem planejar uma ação pedagógica voltada para esse fim. Promover contações de histórias, utilizando vários recursos, juntamente com a família como parte integrante desse projeto.

Qualquer ação pedagógica que envolva literatura infantil está lidando com a cultura infantil, o que a criança vê e interpreta só faz sentido dentro de um determinado repertório de significados possíveis em uma determinada cultura.

O berçário é onde começa a interação com o livro, tornando-se rotina na vida da criança, criar situações para que isso ocorra é fundamental, como esconde-los em locais que possa ser encontrado com facilidade.

No maternal o livro de papel passa a ganhar destaque, passam a ser parceiros mais adequados, aqui entramos no reino dos contos de fadas, personagens fictícios e lendários ganham destaque.

Na pré-escola passa se a intensificar o letramento e a se interessar mais pela escrita, o texto escrito é o modo privilegiado da expressão literária. É imprescindível escolher quais serão os recursos a ser empregados com antecedência. Os materiais precisam ser atraentes, é importante ter sensibilidade para deixar o clima contagiar a todos.

A importância da literatura infantil

Desde o século passado percebe-se a importância que a Literatura Infantil ocupa na vida de muitas pessoas, principalmente na vida das crianças, as quais são as que ficam mais encantadas com esse mundo deslumbrado do faz-de-conta. E não precisa ser crianças já alfabetizadas. Pelo contrário, as menores, que ainda não conhecem o universo da língua escrita e nem da leitura por palavras são as que mais sabem aproveitar as fantasias e as que mais viajam pelo mundo da imaginação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com