TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFISSIONALIZAÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A QUALIFICAÇÃO DOCENTE ENQUANTO VARIÁVEL NA GARANTIA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Por:   •  18/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LINGUÍSTICA

CAMPUS MATA NORTE - PROCESSO SELETIVO 2020

Maria Claudiana da Silva

                                                     Pré-projeto de dissertação:

PROFISSIONALIZAÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A QUALIFICAÇÃO DOCENTE ENQUANTO VARIÁVEL NA GARANTIA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Linha de pesquisa e área de atuação do orientador: Formação de Professores

Nazaré da Mata, abril de 2014.

APARECIDA DA SILVA XAVIER BARROS

PROFISSIONALIZAÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A QUALIFICAÇÃO DOCENTE ENQUANTO VARIÁVEL NA GARANTIA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

[pic 1]

Nazaré da Mata, abril de 2014.

Sumário

[pic 2]

  1. Introdução

O Brasil fez importantes avanços na ampliação do atendimento escolar nas últimas décadas. Entretanto, grandes desafios ainda permanecem. Entre eles, o mais grave é, sem sombra de dúvida, a melhoria da qualidade da educação pública do 1º ao 9º ano e Ensino Médio.

Por isso, considerando que o contexto atual é o da inclusão de todos no que diz respeito aos bens públicos educacionais e sociais, precisamos de “uma escola justa e para ter uma escola justa precisamos de professores que assumam esse compromisso” (TEDESCO, 2010 apud GATTI, BARRETO e ANDRÉ, 2011, p.14).

Nesse sentido, o projeto, Profissionalização e ação pedagógica: um estudo sobre a qualificação docente enquanto variável na garantia de uma educação de qualidade, se propõe analisar a relação entre a adequada e boa formação dos professores e o melhor desempenho dos alunos.

A proposta inicial dessa pesquisa é investigar as principais características dos docentes das escolas eficazes ou escolas de boa qualidade. O passo seguinte será estudar o desenvolvimento da profissionalidade (competência, qualificação mais aprofundada, adquirida na formação inicial e continuada) e seus efeitos no processo de produção da qualidade da educação.

  1. Justificativa

Uma das temáticas mais debatidas e controvertidas no âmbito da educação básica é, sem dúvida, a questão de sua qualidade. Entretanto, levando em conta que a análise da qualidade da educação traz implícita múltiplas significações, o exame da realidade educacional brasileira, com seus diferentes atores individuais e institucionais, acabam evidenciando que são diversos os elementos para qualificar (UNESCO, 2002, 2003; BRASIL. INEP, 2004; LIMA, 1998; NÓVOA, 1999, dentre outros).

Segundo Frigotto (2012), as concepções de ser humano, sociedade, ciência, tecnologia e conhecimento direcionam filosófica e teoricamente os processos educativos, contudo sua concretização depende de bases objetivas que constituem a materialidade das práticas pedagógicas. Assim, com o intuito de explicitar as bases materiais que contribuem para o funcionamento das escolas de educação básica, o estudioso destaca:

  1. Infraestrutura física: diz respeito à qualidade da construção, dos espaços específicos para as atividades pedagógicas, como, por exemplo, o tamanho das salas, a ventilação, a luminosidade, os espaços para atividades de esporte e lazer.
  2. Recursos e materiais pedagógicos: espaços como a Biblioteca e os laboratórios devem ser bem equipados e atualizados para as diferentes áreas de conhecimento que constituem o currículo da escola e pessoal qualificado para o apoio na utilização dos laboratórios e biblioteca.

Acerca desses dois itens, o progressivo sucateamento de muitas instituições públicas brasileiras tem chamado à atenção da imprensa e de toda a sociedade. Boa parte de nossas escolas não possui as condições necessárias para atrair e apoiar os estudantes na construção e aquisição do conhecimento. Apresentamos na Tabela 1 o percentual de escolas de Ensino Fundamental e Médio onde, em 2009, não haviam sido implantadas tais condições.

Tabela 1 – Distribuição de escolas públicas sem infraestrutura educacional – % – Brasil 2005 e 2009

Ensino Fundamental

Ensino Médio

2005

2009

2005

2009

Biblioteca

55

28

35,5

9,1

Laboratório de Informática

63

36

36,9

7,5

Laboratório de Ciências

-

-

48,2

44

Quadra de Esportes

44

40

20,0

18,7

Internet

56

28

30,8

7,6

TV com VCR ou DVD

20

8

6,8

1,8

 Fonte: Brasil (2011).

Cerca de 30% das instituições de Ensino Fundamental observadas não possuíam biblioteca, Laboratório de Informática e Laboratório de Ciências, algo em torno de 45.675 escolas. Já o item laboratório de ciências inexiste nesse nível de escolaridade e a construção de quadra de esportes chegou apenas a 4% dessas instituições no período citado, aponta o Relatório de Observação nº 4: As Desigualdades na Escolarização no Brasil (BRASIL, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com