TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO: ESCOLA E TECNOLOGIA: A CAPACITAÇÃO DOCENTE COMO REFERENCIAL PARA A MUDANÇA (ESTUDO DE CASO)

Por:   •  23/6/2021  •  Resenha  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

TIC E O ENSINO DE BIOLOGIA: O QUE AS PESQUISAS REVELAM

MOACIR DIONY GONÇALVES LINO BORGES

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul / Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica

 dionylino@hotmail.com

Resumo: O presente estudo constitui-se como um artigo do estado do conhecimento desvelando pesquisas que tratam das TIC - Tecnologia de Informação e Comunicação, no ensino de Biologia, abarcando Anais, capítulos de livros, Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações brasileiras. Fora possível constatar um pequeno número de estudos, no entanto, que trazem uma rica compreensão acerca desta temática para o processo de ensino-aprendizagem no país, que preze por aulas atraentes, significativas e coerentes com o mundo em rede, no qual vivemos.

  

Palavras-chave: TIC, biologia, ensino-aprendizagem.

1 – Introdução

O mundo em rede, tem intensificado suas conexões, aprimorado seus intentos, instigando os mais jovens, isto é fato, mas e nas escolas? Como anda a conectividade entre tecnologia e ensino, especificamente na disciplina de Biologia? Alguns estudos têm se dedicado a desvelar alguns desafios e conquistas no uso das TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação, embora ainda de forma tímida.

Realizamos um levantamento das pesquisas em sites e plataformas de grande alcance, com a frase” "TIC no ensino de biologia", sem utilização para filtro de data, apenas produções brasileiras que abarcassem o ensino básico. Obtivemos dez produções no Google Acadêmico, três no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, nenhum resultado no site da Scielo, Domínio Público, Banco de Teses CEDOC, Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp e, na biblioteca Digital da USP.

Rocha et.al (2018) revela uma experiência de aplicação das TIC como estratégia educativa no ensino de Biologia, com enfoque no ciclo da água, com estudo de caso perante uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, no município de Guarapari, ES. No fim da experiência, fora considerado a participação, a interação e a troca de saberes que constituíram contribuições significativas no processo de ensino-aprendizagem.

Adolfo et.al (2017), publica uma investigação acerca do impacto das TIC no ensino e aprendizagem da disciplina Biologia, no Ensino Médio, revelando uma análise positiva perante os alunos que as utilizaram em relação aos demais que não utilizaram, no decorrer de uma disciplina.

Costa (2015) desvela uma pesquisa desenvolvida que propôs a análise do potencial interdisciplinar e contextualizador das TIC, representadas pela Internet e pelo software Google Earth® no ensino de Biologia com ênfase ao estudo multitemático de uma área urbana do município de Paranaguá-PR, o qual demonstrou potencial interdisciplinar e contextualizador das TIC utilizadas.

Salustiano e Silva (2012) trazem um estudo que investiga o uso das mídias nas práticas pedagógicas em aulas de Biologia e como podem ser empregadas de forma a contribuir para aprendizagem de jovens e adultos. As autoras concluíram que as TIC se constituem como mediadoras entre o sujeito e o objeto do conhecimento, tornando uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, significativamente, na melhoria da compreensão dos conceitos em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Melo (2012) investiga o quanto o uso das TIC interferem no aprendizado do estudante e na vida do profissional em Educação da área de Biologia na cidade do Gama-DF.

Santos (2019) propõe analisar o uso das TIC por professores do ensino de Biologia de escolas públicas de educação básica de um município do Oeste do Paraná para investigar quais TIC estão sendo utilizadas no ensino de Biologia. , pôde-se concluir que os professores de Biologia estão inserindo as TIC em sua prática docente principalmente o computador, internet e projetor multimídia e compreendem que os principais motivos para utilizar as TIC permeiam a contribuição afim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem tornando o ensino visual com a apresentação de vídeos e imagens e possibilitando a diversificação das metodologias refletindo em aulas mais atraentes.

Santos (2016) faz um estudo bibliográfico intentando conhecer as visões de professores e alunos sobre o uso das TICs no Ensino de Biologia, por meio de pesquisas publicadas entre 2010 e 2014. Tais estudos demonstraram restrita capacitação dos professores, já com relação aos alunos, fora demonstrado abrangente receptividade.

Leandro (2020) faz uma análise da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Educação, que aborda o uso das tecnologias da comunicação e informação (TIC) no ensino de Biologia. Os resultados indicaram uma predominância das pesquisas que investigam o uso de vídeos, animações e filmes os quais os autores consideram como recursos de fácil aplicação em sala e que possuem rico conteúdo para discussões em sala. As redes sociais compõem o segundo grupo que apareceu com frequência nas investigações sendo percebidas pelos autores como ótimas ferramentas para acelerar a comunicação e debate entre professores e alunos. A rede social mais investigada foi o Facebook, sendo investigada na divulgação de informações a serem discutidas pelos alunos na própria rede social. Logo em seguida há os Jogos e sites da internet em número de trabalhados. Também perceberam uma predominância dos conteúdos de genética e ecologia, conteúdos tratados nas TIC mais investigadas pelos autores.

Norkus (2014) se propôs a realizar estudo sobre os critérios de avaliação e seleção de softwares educacionais, em especial os de Biologia. O estudo indica que a utilização de softwares de Biologia é necessária e se faz presente no ensino médio e que há interesse em contar com critérios para avaliação e seleção de softwares de Biologia, sendo reconhecida a sua importância. Os resultados obtidos podem contribuir para intervenções no processo da gestão escolar.

Basílio (2019) Propõe apresentar uma proposta de plano de aula, para o terceiro ano do ensino médio, fundamentada no uso das TIC, desenvolvida em uma escola estadual, para a disciplina de Biologia. Fora constatado que o acesso e criação de conteúdos tornaram a aula mais atrativa, interativa e produtiva a partir da criação dos discentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com