TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AC Psicologia - Resume artigo A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente

Por:   •  30/8/2023  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

Modalidade/Tipo De Atividade/Local: Atividades Culturais e Esportivas - Leitura e resenha do Artigo: “A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente”

Nº DE HORAS: 02 H - Matéria: EDUCACAO INCLUSIVA SEM: 5

Referências: TAVARES, L. M. F. L.; SANTOS, L. M. M. DOS .; FREITAS, M. N. C.. A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 4, p. 527–542, out. 2016. Acessado em: 25 abr. 2021.

O artigo tem como objetivo expor a deficiência na formação de professores para com a educação inclusiva, as lacunas apontadas por diversos autores que estudaram a temática apontam que a formação se mostra uma grande barreira no desenvolvimento do profissional que visa a inclusão. Para tal cerca de 52 profissionais da educação foram entrevistados para que pudesse ser avaliada se a formação dispunha de material teórico e prático para preparar os profissionais para uma atuação inclusiva, foi identificado uma déficit na formação uma vez que os docentes buscam por cursos e especializações a fim de ter rapport para incluir crianças com deficiência em sua atuação na área escolar.

Como desenvolvimento o artigo traz o embasamento legal em que não há orientações ou obrigação legal que as universidades devem preparar os professores a cursarem na grade a educação inclusiva, o que se mostrou na pesquisa como um grande déficit no profissionalismo dos professores uma vez que eles não tem condições técnicas para lidar com alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem o que leva a uma patologização, fracasso escolar ou a aprovação de alunos sem de fato aprenderem apenas para “se livra-los” dos alunos. Além de que a percepção dos professores frente as barreiras que encontram traz grande angustia desmotivação profissional e um desgaste físico e emocional na busca pela melhoria da qualidade e em atender as demandas que encontra em sala de aula.

Como podemos observar no artigo o defict na graduação superior no curso de pedagogia pode trazer a nós profissionais da psicologia, uma vez que o artigo traz em sua discussão a importância do trabalho em uma equipe multiprofissional com profissionais que tenham expertise frente a atuação de inclusão, uma demanda maior para atuação na área escolar, um campo que vem crescendo exponencialmente no mercado e brilhado os olhos de muitos profissionais. A oportunidade de nós psicólogos termos a matéria em grade curricular é um grande avanço na educação e formação de profissionais que visam atuar de forma inclusiva no campo escolar, uma atuação de extrema importância no combate a patologização da criança e o fracasso escolar erroneamente diagnosticados por profissionais da educação resultantes de uma formação deficitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com