TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAS DO LIVRO DIDÁTICO

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

RAMILA MARTINELLI DE AGUIAR PERAO

PROGRAMAS DO LIVRO DIDÁTICO

LIZANDRA SERVINO BARROSO

Sao Roque do Canaã

2018

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

RAMILA MARTINELLI DE AGUIAR PERAO

PROGRAMAS DO LIVRO DIDÁTICO

Trabalho final de conclusão do Curso  Programas do Livro Pli  no âmbito do   Programa Formação pela Escola.

LIZANDRA SERVINO BARROSO

SAO ROQUE DO CANAÃ

2018

RESUMO

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04
  2. SUJEITOS .......................................................................................................05
  3. ANÁLISE.........................................................................................................05
  4. OBJETIVO GERAL.......................................................................................06
  5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.........................................................................06
  6. METODOLOGIA ...........................................................................................06

  1. INTRODUÇÃO

O Programa do Livro Didático tem se aperfeiçoado no decorrer dos anos visando contribuir para a melhoria do ensino e promover o incentivo a leitura, tanto para alunos quanto para professores. Além disso, esse programa permite que toda comunidade escolar por meio da gestão democrática participe do processo com funções diferenciadas.

 Neste trabalho será abordado que o Programas do Livro (PLi) é promotor de cidadania pois é necessário a participação de todos os envolvidos no processo que vai da escola dos livros a entrega das obras na escola, onde essas ações são articuladas por meio da gestão democrática. É de responsabilidade dos programas possibilitar que todos os alunos das escolas públicas tenham acesso aos livros. Além de mostrar que os programas colaboram para melhorar a qualidade do ensino incentivando a leitura.

Os Programas do Livro permitem que a comunidade conheça os processos educacionais, contribuindo para garantir a permanência dos alunos na escola e a universalização do acesso aos livros para todos os alunos da educação básica. A cidadania é exercida, possibilitando que todos os alunos tenham acesso ao livro didático, assim, diminuindo a evasão pela carência de livros (didático, de consulta, de pesquisa e de estudos em geral).

Partindo desse pensamento esse projeto vai buscar sensibilizar os alunos e toda comunidade escolar sobre a importância do livro didático e reconhece-lo como um importante instrumento de conhecimento que faz parte do patrimônio público por isso deve ser conservado e devolvido a escola no final do ano.

.

  1. SUJEITOS

Para coleta de dados que serviu como base para a elaboração desse projeto foi realizada uma entrevista com a gestora da instituição escolhida, todo o corpo docente, alguns alunos e membros do conselho escolar.

  1. ANÁLISE

Essa pesquisa foi realizada em uma das escolas da nossa comunidade, onde a gestora, professores e alunos foram questionados sobre o programa do livro didático. Os entrevistados expuseram muitos pontos positivos que contribui para melhoria da qualidade do ensino na escola.

          Como ponto positivo foi citado à distribuição dos livros para os alunos do ensino fundamental I, promovendo o contato dos alunos com os livros de forma a despertar o senso crítico, os tornando leitores capazes de refletir sobre os temas discutidos em aula. Os docentes também falaram sobre o livro ser um instrumento norteador do trabalho em sala, facilitando a prática pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com