TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Brincando Com Latas

Monografias: Projeto Brincando Com Latas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

George de Jesus Sena

Brincando com Latas

Subprojeto que será realizado dentro do projeto do SESC-AC “Brincado nas Férias”, que trará uma perspectiva da música percussiva criada a partir de instrumentos feitos com sucatas e latas reaproveitáveis.

Rio Branco-AC

2015

Considerações iniciais.

O presente trabalho apresenta um projeto cultural denominado Brincando com Latas, que possibilita às crianças e aos adolescentes o acesso a um modelo alternativo de aprendizagem.

Um projeto que nasceu do desejo de mostrar a todos o grande talento musical das crianças e, como elas com seus talentos conseguem fazer música de qualquer material disponível.

Sabemos o quanto é trabalhoso, desafiador e quanto empenho e dedicação são necessários para desenvolvê-lo, mas será gratificante quando virmos o resultado, as crianças tocando e fazendo música de materiais outrora descartados como lixo.

Os participantes do Brincando com Latas não são aqueles que apenas se destacam pelas suas habilidades musicais ou de canto, mas aqueles que despertarem o interesse de desenvolver sua criatividade através da música percussiva.

Uma das características do Brincando com Latas é a sua questão, além de comportamental também sua abrangência social. Atuando através do projeto “Brincando nas férias”, o Brincando com Latas propiciará ações mobilizadoras na vida das crianças, mostrará a música como manifestação da arte na tentativa de despertar a consciência crítica com propostas culturais e históricas, gerando ações comunitárias, comprometidas com o trabalho coletivo e a produção de saberes.

Como fonte de expressão de sentimentos e conhecimentos, visa encontrar alternativas para que os envolvidos possam melhorar a autoestima, o ambiente familiar e escolar e a sua própria vida buscando novos valores e atitudes.

A rotina do Brincando com Latas será executada com ações simples colocando em prática a busca do conhecimento das raízes da cultura musical afro-brasileira, através da percussão, ritmos e levadas oriundas das nossas origens africanas.

O SESC como uma instituição que apoia a cultura e a música afro-brasileira será parceiro e colaborador desse projeto cultural e musical, cedendo o espaço dentro do projeto ora citado.

BRINCANDO COM LATAS

George de Jesus Sena – Instrutor do projeto Brincando com Latas.

1. INTRODUÇÃO

“Bandas-latas” encontram-se em diversos contextos e relacionadas às manifestações e eventos sociais populares de naturezas diversas, estando presente nas comunidades e influenciando a vida das pessoas. Além disso, constituem um espaço importante de ensino e aprendizagem musical, envolvendo muitas perspectivas de ensino.

Nos últimos anos, as discussões a respeito da educação musical desenvolvida em bandas de música foram intensificadas. Na literatura da área da educação musical, diversos autores investigaram e realizaram discussões sobre bandas. No entanto, apesar do número de pesquisas, ainda são escassos os dados sistematizados sobre os processos de ensino e aprendizagem de música desenvolvidos por esses grupos.

2. PROBLEMA ABORDADO

2.1. Importância da música para o desenvolvimento dos Participantes

A música é a mais perfeita forma encontrada pelo ser humano para expressar seus sentimentos. Abrange várias fases da nossa vida e toca profundamente cada uma delas.

Por vivermos em uma época na qual o ser humano é influenciado compulsivamente por uma indústria cultural que invade a sua casa, sua mente e seu coração, vemos neste projeto uma forma de gerar uma nova perspectiva cultural, onde iremos trabalhar as origens culturais e históricas de todos os participantes, observando as nossas raízes musicais e conhecendo a base delas.

2.2. A música e o desenvolvimento cognitivo da criança

Pesquisas realizadas em muitos países nos séculos XX e XXI destacam que a música tem grande influência no desenvolvimento da criança. Ao sermos gerados entramos em contato com muitos sons dentre eles: os batimentos cardíacos, as vibrações externas e as reações dos bebês aos estímulos sonoros. Quando nascemos, uma das primeiras manifestações sonoras vem através do choro.

A partir desse momento, sons e ritmos estão presentes em muitos momentos de nossa vida; seja através de nossas funções orgânicas: respiração, digestão, circulação, eles são evidenciados pelo ritmo ou até mesmo pelos sons dos elementos da natureza: pássaros, chuva, voz, entre outros produzidos também pelos objetos que estão a nossa volta.

Os estímulos cerebrais também se intensificam a partir do contato com a música seja pela execução de um instrumento ou apenas pela apreciação. Essa prática potencializa a aprendizagem cognitiva, no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato.

A música é responsável por todo nosso desenvolvimento pessoal, tudo é movido por música mesmo que não saibamos distinguir esses sons, mas ela esta lá. Esses sons podem ser o cântico dos pássaros, o som dos motores dos carros, barulho da chuva, enfim todos os sons que ouvimos podem ser considerados música.

3. OBJETIVO GERAL

Desenvolver a expressão musical, interpretando ritmos através de diferentes meios e materiais sonoros.

Despertar o senso de disciplina, de ordem, responsabilidade, solidariedade e espírito de equipe utilizando a linguagem musical (som, duração, timbre, textura, dinâmica).

Reconhecer por meio da percepção sonora as riquezas da nossa musica, conscientizando os participantes sobre a importância do reaproveitamento de sucata para a preservação do meio ambiente e da reutilização de objetos e materiais considerados inúteis, fazendo com que tenham novas e sonoras utilidades.

4. Público-alvo

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com