TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO COM A MATEMÁTICA

Por:   •  10/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

                   PROJETO INTERDISCIPLINAR [pic 1]

TEMA: Brincando se aprende com a matemática

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Arte, Ciências, Geografia, História, Português e Matemática.

Série: 2° ano

Turma: A, B e E

Bimestre: 4º

Professores envolvidos: Reinara , Solidade e Tatiana

Início: 03/10/2016

Término: 24/10/2016

CONTEÚDOS

ARTE

CIÊNCIA

GEOGRAFIA

  •  Confecção de um mosaico usando as formas geométricas;
  • Pesquisar informações relacionadas à matemática sobre os animais como peso, altura, comprimento, tempo de vida e de gestação etc.
  • Jogo dos estados brasileiros;

HISTÓRIA

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

  • Conhecer as diferentes formas de registrar as quantidades durante o período da pré-história;
  •  Leitura e interpretação;
  • Adição e subtração
  • Sistema monetário brasileiro
  • Unidades de medida (l, ml, kg, g. m e cm);
  • Par ou ímpar;

OBJETIVOS

* Relacionar as quantidades monetárias com os números;

* Resolver situações problemas na adição e subtração de modo divertido;

* Utilizar o dinheiro para compra e venda real ou simulada.

* Relacionar número e quantidade;

* Desenvolver o raciocínio lógico;

* Adquirir prazer no estudo da matemática;

* Formular hipóteses, testar e criar argumentos para a partir deles alcançar a vitória;

* Aprender conteúdos da área matemática de forma prazerosa e eficaz

DESCRIÇÃO DO PROJETO

(temática, metodologia, orientação)

O Projeto ‘’Brincando se aprende com a matemática’’, foi pensado na intenção de reforçar nossos conteúdos trabalhados em sala de aula, estimulando nossos alunos a aprenderem cada vez mais e melhor a matemática de forma lúdica. Como primeira atividade teremos a leitura e discussão das imagens trazidas pelas próprias crianças, onde iremos discutir a utilização dos números em cada contexto. Logo após as crianças serão orientados a confeccionarem o tangran usando cores e formas geométricas seguindo as orientações da professora. Nossa segunda atividade será a simulação de um ‘’mercado do povo’’, onde cada criança irá trazer de casa 5 produtos com os devidos preços e identificados com o nome de cada um, onde realizaremos situações de compra e venda dos produtos utilizando cédulas e moedas de brincadeira. A terceira atividade será uma pesquisa realizada com o auxílio da família, onde crianças e família pesquisarão informações sobre alguns animais como peso, altura, comprimento, tempo de vida e de gestação, o consumo diário de comida em quilogramas, quantas horas dorme por dia e etc. Como parte dessa atividade, faremos uma visita ao Supermercado Araújo para que as crianças possam vivenciar situações de compra utilizando calculadora, prancheta e o dinheiro. Na quarta atividade as crianças terão a oportunidade de conhecer melhor o mapa do Brasil e identificar algumas das características de cada estado jogando no tabuleiro e percorrendo as casas de acordo com a pontuação dos dados. Em nossa última atividade conheceremos um pouco da história dos números na época da pré-história para conhecermos os métodos utilizados pelas pessoas para registrar quantidades durante esse período. As situações problemas na adição e subtração serão desenvolvidas nessa etapa através de atividades na folhinha para ler, interpretar e resolver, finalizando com a correção coletiva.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

        ATIVIDADE 1

O QUE E COMO FAZER:

 Previamente as crianças devem pesquisar e trazer de casa imagens que mostrem os números explicando em que eles estão sendo utilizados. Posteriormente organizaremos as imagens em um cartaz. Em seguida, cada criança receberá uma folhinha contendo a imagem de 7 formas geométricas para serem pintadas e a partir delas faremos um tangran.

DATAS

VALORIZAÇÃO

03/10

0.2

ATIVIDADE 2

O QUE E COMO FAZER:

‘’Mercado do povo’’, nessa atividade cada criança vai trazer de casa 5 produtos comprados em supermercados, os produtos devem está devidamente identificados com os nomes dos alunos e os preços. Faz-se necessário que cada criança tenha seu próprio dinheirinho em papel e moeda para simularmos as compras, organizando nosso próprio mercadinho e o caixa.

DATAS

VALORIZAÇÃO

07/10

0.2

ATIVIDADE 3

O QUE E COMO FAZER:

Pesquisar algumas informações relacionadas aos animais como peso, altura, comprimento, tempo de vida, quanto tempo passa acordado e dormindo, a quantidade de alimentos em quilogramas que consome por dia e etc. (atividade para casa na folhinha). Faremos uma visita ao Supermercado Araújo (previamente informado aos pais através da agenda), nessa ocasião os alunos irão fazer uso da calculadora, prancheta e dinheiro para fazer suas compras.

DATAS

VALORIZAÇÃO

10/10

0.2

ATIVIDADE 4

O QUE E COMO FAZER:

Jogo dos estados brasileiros. Nessa atividade as crianças em grupos irão utilizar um tabuleiro de jogo de percurso dos estados brasileiros juntamente com o mapa do Brasil, será utilizado também um dado para o percurso.

DATAS

VALORIZAÇÃO

14/10

0.2

ATIVIDADE 5

O QUE E COMO FAZER:

Apresentação de slides mostrando como as pessoas faziam antigamente para registrar os números antes mesmo do aparecimento da escrita. Em seguida ler e resolver situações problemas na adição e subtração.

DATAS

VALORIZAÇÃO

0.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com