TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO FUTURO

PROJETO: CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA

1 INTRODUÇÃO

    O Colégio Futuro é uma escola estadual de ensino médio, localizada na zona rural do Ceará, em um distrito chamado Forquilha na Cidade de Maranguape. A sua infraestrutura é ampla, com acesso para todos os espaços com acessibilidade para cadeirantes, área de circulação coberta, estacionamento para carros dos professores e funcionário e um bicicletário.

     A escola possui 15 salas de aula, com dois ventiladores cada e um quadro, biblioteca climatizada com três computadores para pesquisas e trabalhos, um auditório, um pequeno laboratório de física e química, sala de informática, almoxarifado, cozinha com despensa, refeitório, um banheiro feminino e um masculino com três cabines com vasos cada, uma quadra poliesportiva coberta onde há dois vestiários, composto com banheiro e chuveiros. Uma sala de professores, sala da direção, uma ampla sala para secretaria com sanitários.

     A escola recebe alunos de várias localidades, pois é a única escola exclusiva de ensino médio, no distrito de Maranguape. A escola tem 660 alunos matriculados, de classe baixa. O corpo docente é composto por 12 professores nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia, Geografia, História, Artes, Inglês e Educação Física. Tem professores pós-graduados, cursando pós-graduação e uns são graduados.

     As aulas são ministradas no período matutino de 7h às 11:20h e vespertino de 13:00 horas às 17:20 horas.

     

 2 JUSTIFICATIVA

      O Colégio Futuro, por ser localizado em uma área rural, recebe alunos de várias outras localidades. O Estado dispõe de um ônibus para o translado dos alunos, pois tem alunos que moram até 12 quilômetros de distância da escola. Mesmo assim, há muitos faltosos e alguns desistentes. Foi realizada uma pesquisa na qual a primeira causa identificada pelas faltas e desistências foi o fato de não ser beneficiado pelo ônibus escolar, então foi solicitado ao Estado um ônibus a mais, foi traçada uma nova rota para cada ônibus, para que todos os alunos pudessem ser favorecidos. A segunda causa identificada, foi a de que todas as famílias da comunidade sobrevivem do trabalho agrícola e os pais, muitas vezes, não permitem, em algumas ocasiões, que seus filhos frequentem a escola, pois a mão-de-obra familiar é essencial, uma vez que eles não têm recursos financeiros suficientes para empregar funcionários.

    Perante isso, a Escola Futuro, juntamente com a parte pedagógica e seus professores, decidiu montar um projeto multidisciplinar para todas as turmas, para que os alunos se dedicassem mais aos estudos e tivessem um propósito não só de concluir os estudos, mas sim de fazer uma faculdade ou um curso técnico.  

     Juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e o Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural (EDR-CE), foi adotado o curso Técnico em Agropecuária, o qual visa educar integralmente os aprendizes e, ao mesmo tempo, ajudar seus familiares e todo o grupo social. Haverá preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulas aos sábados, para que os alunos possam se preparar bem para ingressar no ensino superior. Para que cada aluno decida o que realmente quer seguir, terá um profissional para fazer teste vocacional no dia da apresentação do projeto.

    O Colégio Futuro vem com esse projeto para mudar a realidade dos jovens e da comunidade, pois esse projeto irá dar apoio aos agricultores e criadores da região rural de Forquilha e fazer com que as famílias vejam a necessidade dos jovens no ambiente escolar e profissionalizante.  

3 OBJETIVO GERAL

      É fazer com que os alunos do ensino médio do Colégio Futuro, tenham um planejamento para o futuro e escolham uma profissão a seguir, que auxiliem e ajudem a sua comunidade com seus novos conhecimentos, para que tenham uma boa renda familiar.

4 OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Incentivar a reflexão dos jovens sobre orientação profissional
  • Estimular práticas que levem à integração entre a escola, a família e a comunidade
  • Propiciar aos estudantes condições para aprender a organizar o pensamento, a obter informações, organizá-las, validá-las e interpretá-las e relacionar o conhecimento com a vida cotidiana, articulando teoria e prática (contexto), sempre que possível.
  • Desenvolver projetos e programas interdisciplinares que possibilitem ações efetivas, voltadas para a necessidade da instituição, do município e da região, de forma a concretizar o comprometimento permanente com a transformação positiva da sociedade.
  • Preparar os estudantes para a busca constante de atualização e aprofundamento nos conhecimentos da área.
  • Oferecer formação que ultrapasse o conhecimento técnico, a fim de proporcionar uma atuação ética e socialmente responsável de cada estudante como futuro profissional.

5 METODOLOGIA

     Para que os alunos saibam que curso escolher ou que profissão seguir, o projeto será iniciado trazendo alguns profissionais, para falarem um pouco das suas profissões e um profissional para que os alunos façam um teste vocacional, para que saibam quais profissões combinam mais com sua personalidade. Após esse primeiro passo, os alunos poderão se matricular no curso Técnico em Agropecuária ou fazer o preparatório para o Enem.

     Os alunos que optarem participar do curso técnico terão que frequentar as aulas regulares do ensino médio no turno da manhã ou da tarde.

     A escola disponibilizará um espaço para o projeto de montagem de uma horta juntamente com os professores do curso técnico. Serão dois professores com ensino superior em Engenharia Agrônoma, onde um deles é pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas para Empreendimentos Rurais.

    Há um problema de falta de água na comunidade por conta dos baixos volumes de chuva, então será utilizado um projeto já existente de reutilização da água do ar condicionado para a irrigação da horta.

    Serão realizadas visitas, acompanhamento e auxílio à comunidade, ajudando a mesma com novos conhecimentos, apresentando novas formas de sustento e lucros, pois além dos bens de consumo para o ser humano, a agropecuária também é responsável pela produção de matérias-primas utilizadas na fabricação de cosméticos, remédios, combustíveis e demais produtos de grande importância para a vida moderna. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (403.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com