TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Cuidando do Meio Ambiente

Por:   •  6/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.302 Palavras (10 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        O projeto - Sustentabilidade        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Atualmente muito tem se falado a respeito do meio ambiente e este assunto precisa ser tratado também na educação infantil, quanto mais cedo a criança entrar em contato com este tema mais cedo será despertada a conscientização ambiental, sendo muito importante para o futuro da nossa nação e isso por uma razão bem simples: uma necessidade de sobrevivência.

Em nossa própria história já conta a relação intima que nós temos com o meio ambiente, o que fizemos da natureza, a nossa habitação e subsistência havendo um rompimento desta relação com as novas formas de organização social e desenvolvimento econômico que visa incessantemente ao lucro. Assim a utilização de recursos não renováveis está cada vez maior, levando o planeta a uma crise ambiental.

O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ) define que o aluno deve explorar o meio ambiente com curiosidade, formular perguntas e manifestar as suas próprias opiniões em relação aos acontecimentos. Com elas pensar em soluções para compreender o mundo que o cerca e principalmente valorizar a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.

Este projeto tem como objetivo apresentar a beleza da natureza e de que forma é possível através da ação do homem e do respeito valorizá-la, mostrando que a criança é parte integrante do meio e ao mesmo tempo praticar a preservação, sensibilizando quanto a sua importância, sobretudo a sua responsabilidade quanto as próximas gerações. Além disso, pretende propor ações responsáveis por meio da reciclagem, diante de tantos problemas ambientais que muitas sociedades enfrentam no Brasil.


DESENVOLVIMENTO

O ser humano tem uma relação muito íntima com o meio ambiente e isso desde os primeiros tempos até os dias de hoje. Voltando ao passado, na pré-história, esta relação era muito mais direta e intensa, nós não separávamos um do outro e não nos sentíamos com o poder de domínio da natureza, consumíamos os recursos por sobrevivência. Com o passar do tempo, algumas técnicas para o manejo da agricultura, utilização do artesanato e pesca, reutilização do couro dos animais para confecção de roupas, entre outros, começam a tornar o homem com um pouco mais de conhecimento para controlar a natureza e assim se sentir mais independente no meio em que vive.

Com o desenvolvimento econômico, político e tecnológico do mundo e o crescimento das nações, passa-se a privilegiar o lucro e a produção em série para atender a demanda alta de consumo e com isso é necessário a exploração das reservas naturais pelas grandes indústrias que na maioria das vezes produzem recursos não renováveis. No final o descarte das empresas é feito no meio ambiente, poluindo e deixando o planeta em péssimas condições de habitação.

Atualmente as crianças já nascem envolvidas neste mundo cheio de inovações tecnológicas, sem tanta interação com o mundo, muitas nunca viram o nascimento de uma borboleta, por exemplo, e esta interação é de suma importância para o desenvolvimento de cidadãos conscientes.

Nós seres humanos precisamos lembrar que fazemos parte do meio ambiente e da natureza, nós dependemos dela para sobreviver e precisamos nos unir e entender que o nosso consumo ou satisfação das nossas necessidades não podem comprometer a satisfação das necessidades das próximas gerações.

A Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999, no artigo 2° diz que: "A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.

O projeto - Sustentabilidade

Este projeto busca conscientizar os alunos da educação infantil a respeito da preservação ambiental, levantando aspectos como necessidade de sobrevivência e promovendo atitudes conscientes relacionadas à preservação do meio ambiente com o desenvolvimento sustentável.

  1. Identificação: Hotel Escola Brincar e Criar. Escola de Educação infantil que atende crianças de 0 a 5 anos.

O projeto será desenvolvido para as crianças do 1º e 2º Período – 4 e 5 anos.

B) Tema e conteúdo: Cuidando do meio ambiente

C) Justificativa do trabalho: A educação ambiental precisa ser tratada como algo inerente ao ser humano e que faça parte do seu dia-a-dia, afinal vivemos no meio ambiente e utilizamos os seus recursos. Para que a humanidade tenha uma vida mais longa é necessário que estes recursos sejam os mais saudáveis possíveis, sendo assim a conscientização precisa ser trabalhada desde cedo para que possamos colaborar para a formação de adultos conscientes da importância da natureza em suas vidas.

De acordo com o filósofo Arne Naess, O contato do ser humano com o ambiente desperta uma consciência para a natureza e traz à tona o fato de que somos apenas uma parte dela. (Superinteressante, 1999).

Ele fundou a ecologia profunda, afirmando que, o contato com a natureza, desde a infância é a melhor forma de conscientizar o ser humano a respeito dos problemas gerados com a destruição do meio ambiente.

De acordo com o RCNEI no eixo natureza e sociedade, explica que as crianças percebem os fenômenos naturais do nosso mundo se mostrando curiosas e investigativas e por meio de questionamentos sempre procuram respostas as suas indagações. E diz ainda que, o trabalho com este eixo deve trazer o conhecimento explicando o mundo social e natural para que as crianças possam identificar o que é a realidade e o que é mito. E sendo assim, nada melhor do que ensinar as crianças por meio da prática vivenciada em comunidade, produzindo materiais de contexto ecológico, levando-as a conscientização de como a natureza é importante para todos nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com