TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS SOCIAIS EMBRAPA MEIO AMBIENTE

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.552 Palavras (19 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 19

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo consiste em conhecer um pouco mais sobre uma das mais importantes instituições brasileira, e vinculada ao Ministerio da Agricultura, a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – onde o nosso trabalho está direcionado para o balanço social, e seu principal objetivo envolve uma pesquisa na agricultura e pecuária gerando melhor qualidade e com menos impacto ambiental possível e tornou-se a mais importante entidade de pesquisa tecnológica e desenvolvimento do agronegócio Brasileiro e também exportador de tecnologia para países com os quais o Brasil mantém acordos de cooperação nessa área, onde diversas empresas, órgãos públicos e privados necessitam de seu uso e fazem parte de suas atividades e as contribuições para a sociedade brasileira.

Estudaremos também o entendimento dos sistemas empresariais, pois eles apóiam mais de um setor e, freqüentemente, a organização como um todo.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. 1. PROJETOS SOCIAIS EMBRAPA MEIO AMBIENTE.

                      A ação da Embrapa Meio Ambiente está voltada na responsabilidade social e princípios de transparência, buscando um comprometimento com ética e qualidade de vida dos funcionários, familiares e a sociedade comum toda.

A Embrapa Meio Ambiente atualmente está incluindo a participação no programa que combate a fome e a miséria em prol da inclusão social.

  1. Projeto Eco Cidadania.

A partir de 2002 a empresa tem desenvolvido alguns projetos sociais com a importância de se reciclar, incentivar a seleção do lixo, conscientizar a diversidade de materiais que podem ser reciclados além da apreciação e reflexão sobre o produto final, essa idéia está sendo desenvolvida pelos órgãos governamentais e pela mídia, e as ações se concentram em iniciativas individuais e grupos sociais, como escolas condomínios, casas, entre outros, cuidando das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo trazendo uma reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, sendo um valioso instrumento educativo, resgatar valores aparentemente esquecidos como o compromisso, responsabilidade, comprometimento, disciplina, paciência, valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo, construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta, pensando sempre na forma “Nós” e não no “Eu” pois é quando pensamos num todo que enxergamos a necessidade de cada um.

  1. Projeto Horta solidária.

O contato com a terra tendo reaproveitamento de lixo orgânico no preparo dos canteiros, a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado, regar, transplantar, tirar matinhos, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos, compreender a relação entre solo, água e nutrientes, processos de semeadura, adubação, colheita, conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados, bem como nomea-los corretamente, cooperar em trabalhos coletivos, analisar e refletir sobre prejuízos os desperdícios alimentares, compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde com alimentos saudáveis, contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana, respeitar a natureza criada por Deus, utilizando seus recursos com responsabilidade que podem sensibilizar e conscientizar de que a vida depende do ambiente, e que o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

  1. Projeto Sala Verde.

O projeto Sala Verde coordenado pela Embrapa Meio Ambiente, em parceria com o Ministério do meio Ambiente e Centro de Educações Ambientais Municipais e Secretarias de Educação e Instituição Privada.

O mesmo tem como objetivo à implantação de espaços para atuarem como potencial centro de informações e formação social, viabilizando iniciativas que efetiva a participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão Ambiental com foco à Sustentabilidade.

O projeto Salas Verdes possui atualmente 357 salas espalhadas por todo país.

O Ministério do meio ambiente desenvolve políticas publicas que visam promover à produção e o consumo sustentável, com isso as incorporações de bens e serviços para minimizar custos ambientais e sociais que atendam às necessidades básicas, proporcionando uma melhor qualidade de vida, diminuindo o uso de materiais tóxicos, emissão de poluentes para não colocar em risco as necessidades das futuras gerações.

  1. Fórum pelas Metas do Milênio.

No ano de 2000, a ONU convocou sua cúpula para alavancar o desenvolvimento dos países mais pobres, que ficou conhecida como 8 jeitos de mudar o mundo.

A Embrapa Meio Ambiente desde 2004 se engajou neste propósito, em 2005 participou do fórum permanente pela cidadania e solidariedade na região metropolitana de campinas.

Durante o evento ouve uma mesa redonda para discutir o tema Educação Básica e de Qualidade para todos, Caminhada pela Cidadania e Solidariedade.

O fórum aconteceu com objetivo de mobilizar a sociedade em torno da ONU, onde o Brasil estabeleceu um compromisso com a sustentabilidade do planeta.

  1. Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

        

        Objetivo desse encontro e acabar com a pobreza em todos os lugares e erradicar também para todas as pessoas reduzindo pela metade à proporção de homens e mulheres e crianças, de todas as idades que vivem a na pobreza programar em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequada com pisos de substancial aos pobres e vulneráveis.

        Garantir direitos iguais aos recursos econômicos, bem com serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade heranças, recursos naturais, tecnologia apropriadas e serviços financeiros. Uma mobilização buscando meios de reforço da cooperação para o desenvolvimento adequado no país em plantando programas e políticas para acabar com a pobreza no país.

        Encontro também foi para acabar com a fome, alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável dessa forma que garantindo acessos todas às pessoas incluindo crianças acabar com toda a desnutrição em crianças de todas as idades. Dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, como mulheres, povos indígenas, agricultura familiar, pastores e pescadores. Garantir um sistema sustentável de produção de alimento e implementos práticos agrícolas que aumentar a produção em todos os aspectos mantendo a diversidade genética de semente, planta cultura, animais de criações, domésticos e selvagens, por meio de repartição adequada, aumentar o investimento, reforço de cooperação em infra-estrutura rural, com pesquisa e outros serviços, corrigir e adotar medidas para o funcionamento adequado do mercado de alimento e seus derivados, para facilitar as mediações do produtos e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com