TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE FINAL DE SEMESTRE

Por:   •  19/12/2018  •  Ensaio  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 4]

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

2015

ELABORADORES DO PROJETO

ROSELI GONÇALVES DA SILVA- PEDAGOGA

EDUCADORAS SOCIAIS

DANIELA MENDONÇA BARBALHO DE FREITAS

LUCINETE BARBOSA DE ABREU

EQUIPE CREAS

COORDENADORES E EQUIPE TÉCNICA;

EDUCADORES SOCIAIS;

AUXILIAR ADMINISTRATIVO;

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS;

VIRGILANTES

JUSTIFICATIVA

As oficinas sobre o ECA foram realizadas para proporcionar aos usuários participantes uma série de vivências práticas, aproximando assim o discurso da sua realidade. Dessa forma busca-se através das exposições das atividades algo que estimule o desempenho, que melhore a autoestima e a sociabilidade deles, e que os torne cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

Considerando que também através do teatro a criança e o adolescente se expressa, comunica-se e sociabiliza-se, o Educador tem o importante papel que é a mediação da relação dos usuários com o conhecimento, assim como na constituição da sua identidade e autonomia. As atividades como teatro, poesias, desenho, pintura, etc, é indispensável desde cedo, podendo ser apresentada a todos como forma de observar, refletir, atuar sobre a sua aprendizagem. A arte de imitar está presente em tudo e cabe utilizar recursos didáticos adequados para apresentar variadas informações nos momentos certos a estas crianças e adolescentes. No nosso dia-a-dia as formas de comunicação e expressão humana são ferramentas eficientes para planejar ações e/ou transformações. Neste projeto, o primordial é que a arte do teatro, a poesia desenvolva amplamente nos usuários habilidades como a auto-estima, formulação de ideais, criatividade, criticidade, etc. tudo ludicamente.

OBJETIVO GERAL

  • Oportunizar e promover a interação dos usuários através da exposição dos trabalhos das oficinas sobre o ECA, levando-os também o acesso ao universo literário mobilizado pela música, encenações, recitações de poesias, sendo assim constituírem uma relação diferenciada com a linguagem e a arte.

       

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Resgatar valores e noções fundamentais para a formação dos indivíduos, como o respeito, a ordem e a convivência pacífica e harmônica na sociedade;
  • Expor e apresentar os trabalhos realizados nas oficinas sobre o ECA;
  • Despertar nos usuários o gosto pela literatura e arte;
  • Desenvolver a afetividade e sensibilidade;
  • Fortalecer a autoconfiança superando bloqueios e inseguranças.

METODOLOGIA

As atividades serão realizadas no dia 17/12/2015 no turno matutino, divididas em etapas:

  • Integração dos grupos através da organização da exposição das oficinas sobre o ECA, jogos e brincadeiras (A cor do abraço) e (seu maior sonho para 2016), poesias (usuária Amanda/ Direitos Garantidos), vídeos ("Unsung Hero" Original Completo Legendado - Herói Anônimo ... "Amar é se Doar") e (Lição de vida como ser um Super Herói), Dinâmica para as crianças menores (barquinho) vídeo música (Marinheiro Só / Peixinhos do Mar / Pedalinho - A Turma do Seu Lobato Volume 2 Música Infantil) de conhecimento comum para que todos se sintam desinibidos.
  • Os Educadores Sociais juntamente com os usuários escolherão as histórias para encenação que mais se adapta ao grupo.
  • A utilização de recursos como: vídeo garante situações de aprendizagens significativas no percurso do desenvolvimento da criança.
  • Linguagens cênicas: discurso falado e escrito, expressão corporal (gesto e movimento), as expressões plásticas, visuais e sonoras na elaboração da peça teatral; 

A COR DO ABRAÇO

Entregue a todos os participantes papelejos escritos BRANCO. Explique que vai falar diversas cores e quem tiver as cor levante e de um abraço no colega que tema mesma cor .Como os papeis todos estão escrito apenas Branco e os participantes não o sabem, ficam esperando dizer a cor que esta em seu papel.E o orientador vai falando diversas cores tipo: amarelo, azul escuro, vermelho, rosa vibrante e nada de ninguém levantar…ate que o orientador fala BRANCO…..gente é impressionante o pulo que todos dão da cadeira e ai todos se abraçam e deseja-se um Natal de Paz. Ja fiz em grupos diversos e sempre adoram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (426.7 Kb)   docx (271.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com