TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA MÚSICAS E SONS, NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  11/1/2021  •  Dissertação  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  1.332 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]


CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2 : ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

MÚSICAS E SONS, NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Rosimeire Martins Costa        1962438

Jussara – GO 2020

  1. TEMA

MÚSICAS NO COTIDIANO DA ESCOLA

        Importante ressaltar a música logo cedo para as crianças, pois sabemos da familiarização dos sons que ouvem na barriga de sua mãe, já trazendo uma memorização sonora com reconhecimento da voz dos pais, com isso eles se comunicam e expressam-se  através dos chutes dentro do ventre de sua mãe.

        Levando em consideração esses aspectos, podemos introduzir precocemente as musicas e novos sons no dia a dia em creches e escolas, com intuito de desenvolver aptidões intelectuais, auditivas, como também a fala e coordenação motora.

  1. SITUAÇÃO-PROBLEMA

Atualmente, observamos que nessa idade não há um planejamento adequado para as crianças, e muito menos uma capacitação dos professores e auxiliares para administrar um tempo produtivo enquanto estão em salas. Deste modo a elaboração de um plano diário e indispensável para qualquer faixa etária, pois as crianças estão sempre aptas aprender e descobrir o novo, assim podendo trabalhar a estimulação em todos os sentidos.

        Segundo o Referencial Curricular o professor deve ser polivalente, por exemplo, tentar desenvolver varias habilidades para conteúdos diferentes. Assim podemos afirmar que, para despertar uma aprendizagem significativa, devem conciliar á pratica com metodologia, visando não só cuidados básicos nessa faixa etária, como elaborar projetos de atividades pedagógicas voltadas para o lúdico.

Analisando os fatos apresentados podemos utilizar a pratica, para introdução da musicalidade nessa primeira etapa de educação, pois sabemos que um instrumento indispensável na educação infantil, que sem duvida causa neles o despertar para ouvir e reproduzir sons, com finalidade de integrá-los em brincadeiras como o brincar de emitir sons que acham parecidos para ação, deste modo fazemos da musica um importante aliado para obter resultados positivo nas crianças, pois é um ótimo estimulador cerebral, fazendo com que eles se envolvam e expressam-se.

Portanto um trabalho bem elaborado deve  ser ministrado através de um professor competente naquela área, para que haja a introdução de musicas educativas com brincadeiras lúdicas, dessa maneira possibilita o aprender brincando, e não haveria recreações ou canções introduzidas de qualquer forma para calmaria da sala, e outra conjectura que e bastante utilizada em sala, são as musicas colocadas aleatoriamente para o adormecer das crianças  sem nenhuma explicação ou ensinamento. Portanto podemos retirar de cada musica, ideias e valores educativos para eles de grande valia, e que toda atividade realizada em sala seja pensada na aprendizagem das crianças, pois o professor é o mediador desse processo.

  1. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO

A criança é um ser “brincante” e, brincando, faz música, pois assim se relaciona com o mundo que descobre a cada dia. Fazendo música, ela, metaforicamente, “transforma-se em sons”, num permanente exercício: receptiva e curiosa, a criança pesquisa materiais sonoros, “descobre instrumentos”, inventa e imita motivos melódicos e rítmicos e ouve com prazer a música de todos os povos. (BRITO, 2003, p.35)

Induzir a criança a ter uma aprendizagem significativa é muito importante, pois trabalhar com musica e sons em sala deixando-os livre como se fosse uma brincadeira, despertara o novo sem cobrança, pois cada criança tem a sua forma de se manifestar, e saber ter respeito a isso e de grande valia.

Podemos dizer que o processo de musicalização dos bebês e crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano, incluindo aí presença da musica. (BRITO, 2003, P.35)

Antes de nascer os bebes já tem contato com diversos tipos de sons dentro da barriga de sua mãe, depois ao nascimento são cantadas canções de ninar na hora do dormir, mostrando o quão saudável será a introdução da musica para eles.  É um dos principais objetivos se dará nos primeiros anos de vida, pois a criança aprendera a expressar-se, e poderá acompanhar os sons através dos movimentos do corpo e gestos.

Segundo o educador musical Sérgio Henrique Alves de Andrade, a música não esta na escola como uma atividade recreativa, mas sim na construção do conhecimento. Ele vê como primordial, no projeto, o resgate cultural, e ressalta que “as crianças geralmente não tem acesso á musica popular, á diversidade de ritmos. Quando levamos isso para a sala de aula, elas se interessam”. (AMA Loureiro, p.15)

Os professores que conseguem tirar o melhor das musicas para os alunos, percebem um desenvolver intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor, e o mais importante que e a socialização entre eles, que são concedidas através das cantigas de rodas.

Dessa forma, é fundamental uma análise para redimensionar o papel da música na escola e buscar as condições necessárias para que ela possa vir a ter um valor significativo no processo de educação escolar. (AMA Loureiro, p.21)

Utilização das musicas em projetos lúdicos, se torna uma aprendizagem divertida, pois elas terão conhecimentos através de formas criativas. Por isso temos uma Lei da Obrigatoriedade do Ensino da Música na Educação Básica, que foi aprovada em 2008, para que possamos aplicar em planejamentos de aulas.

  1. PUBLICO – ALVO

Projeto atendera crianças de 2 a 3 anos de idade com a linha na docência da educação infantil, com importância da musica no cotidiano das creches ou escolas.

  1. OBJETIVOS

5.1        OBJETIVO GERAL

Desenvolver atividades e brincadeiras através da musica para as crianças, com intenção de desenvolver o cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo.  Na educação infantil, a inclusão da música desde os primeiros anos de idade faz toda a diferença na aprendizagem, pois ira desencadear desenvolvimento da inteligência, da memorização, e do pensamento, assim o aprender se torna prazeroso tanto para o aluno quanto para o professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com