TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PEDÁGOGICO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/5/2017  •  Artigo  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEGADOGIA

NOME DO ALUNO: ELIZABETH SILVA DE LIMA RA: 8396850812

PROJETO PEDÁGOGICO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TUTOR: ESP. ZUCLEIDE CAVALCANTE

 

                                              CURRAIS NOVOS – RN

31 DE MAIO DE 2016.                                              

  1. Tema: As crianças também aprendem brincando

A coordenação da Escola Municipal Maria Ferreira da Silva juntamente com sua equipe pedagógica elaboraram um projeto para mostrar aos alunos (crianças), que também é possível aprender brincando.

Esse projeto seria realizado em quatro turmas contendo em cada turma vinte alunos tantos meninos como meninas com idades entre três e seis anos e a minoria não sabendo ler até por serem turmas iniciais, sem contar que dessas crianças vinte e cinco moram com pai e mãe, quinze só com pai e madrasta, vinte e cinco só com mãe e padrasto e quinze crianças moram com os avós; além de serem encontradas dez crianças com problema físico e cinco com problemas mentais, e também encontramos crianças que ainda dormem com chupetas.

Observando o espaço físico da instituição foi visto que o ambiente possui banheiros adequados, ambientes claros e ventilados, contendo espaço suficiente para as crianças, a organização das salas é feitas por idades independente dos alunos ter ou não alguma necessidade, possui uma sala especifica onde são colocados  brinquedos que são utilizados no horário certo.      

O pátio o lindo e adequado para as crianças, contém brinquedos como: casinhas de boneca, escorregos, balanços, gangorras entre outros e também tem o cantinho da leitura.

Sendo assim, tendo em vista um ambiente favorável para o bem esta das crianças, agora só basta por em prática para ver os resultados obtidos.

2. OBJETIVOS

GERAL:

Proporcionar momentos agradáveis através do ato do brincar, a fim de mostrar que a criança aprende brincando.

ESPECÍFICOS:

  • Primeiramente a criança aprende a agir;
  • Estimular a criatividade;
  •  Ajuda a criança interagir com outras crianças;
  • Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
  • Pode expressar sentimentos e desejos;

3. JUSTIFICATIVA

Brincar faz parte da infância e, embora pareça só diversão, é o momento em que a criança está se desenvolvendo. Sabemos que criança sempre procura um jeito de brincar e através da imaginação, a criança ultrapassa a realidade, transformando-a através da imaginação.

A brincadeira é uma das formas encontradas para expressar sentimentos e desejos. Os adultos podem estimular a imaginação das crianças, despertando ideias, questionando-as e incentivando para que elas mesmas encontrem as soluções para os problemas que possam surgir.

Portanto, a brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. Nas situações em que a criança é estimulada, é possível observar que rompe com a relação de subordinação ao objeto, atribuindo-lhe um novo significado, o que expressa seu caráter ativo, no curso de seu próprio desenvolvimento.

4. METODOLOGIA

O projeto buscou conhecer o aprendizado das crianças através das brincadeiras realizadas na Escola Maria Ferreira da Silva. A pesquisa conheceu mais sobre as brincadeiras realizadas na instituição e apreciou de perto os obstáculos enfrentados pelas crianças para desenvolver as atividades lúdicas.

Empregou se na pesquisa o método exploratório-qualitativo, para coleta de dados foi usado o diário de campo, entrevistas com as professoras e questionário com as crianças da Educação Infantil. Concluiu se que as professoras utilizam das brincadeiras como instrumento pedagógico como atividades favoráveis para o ensino e aprendizagem das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com