TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa alfabetização e letramento na educação infantil

Por:   •  7/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  3.528 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O presente pré-projeto de pesquisa tem como foco a alfabetização e letramento na Educação Infantil, a pesquisa será embasada no método qualitativo, no qual investigarei como os professores que atua na Educação Infantil estão trabalhando a alfabetização e o letramento antes das crianças se ingressarem no fundamental, e como está sendo o desenvolvimento das crianças. No qual buscarei respostas como base referenciais teóricos de: Magda Soares (2009), Regina Scarpa (2006), entre outras estudiosas da Educação Infantil, e letramento. Dessa forma , alfabetização e letramento são processos que caminham juntos,

Palavras chave: Alfabetização. Letramento. Educação Infantil.

Centro Universitário Estácio

Pré-Projeto de Pesquisa

Pesquisa e prática de educação V

Título: Alfabetização e Letramento na Educação Infantil.

Autor: Bianca Carolina Francisco Cardoso

Curso: Pedagogia

1. Introdução

Segundo Soares (2017), a Alfabetização e Letramento devem estar presente na Educação Infantil, pois as crianças convivem com a escrita muito antes de estarem inseridos nas instituições, seja na educação infantil ou fundamental, nessa convivência social vão construindo o interesse de conhecer a língua escrita, das funções do ler e escrever, seu conhecimento de letras e números. Diante disso as atividades de introdução do sistema alfabético, e suas convenções, possibilitam a alfabetização, mas também aprendizagem dos usos sociais e culturais, o letramento.

De acordo Soares (2017), assumia-se que a criança só poderia dar início ao seu processo de aprendizagem a leitura e escrita em determinada idade, no momento de sua educação institucionalizada, em torno de 07 anos de idade, no primeiro ano do ensino fundamental, antes disso era considerado  “Jardim de Infância” que priorizava o cuidar da criança, e nesse jardim era proibido “letras”, pois priorizavam que as crianças pequenas ainda precisavam brincar, e não possuía maturidade para ter acesso a escrita.

Segundo Scarpa (2006), ao refletir sobre Alfabetização e Letramento na Educação Infantil ressaltam que muitos educadores receiam a antecipação de práticas pedagógicas tradicionais e a perda do lúdico.

                        Como se a escrita entrasse por uma porta e as atividades com outras linguagens (música, brincadeira, desenho etc.) saíssem por outra. Por outro lado, há quem valorize a presença da cultura escrita na Educação Infantil por entender que para o processo de alfabetização é importante a criança ter familiaridade com o mundo dos textos.

                       (Scarpa,2006,p.1)

Para Monteiro (2010), um ambiente lúdico e alfabetizador as crianças da educação infantil podem aprender com entusiasmo. A importância de trabalhar atividades de alfabetização de forma lúdica. A ludicidade deve ser o ponto de partida, pois é brincando que eles aprendam.

De acordo com Mello (2009, p.22)

 [...] atividades de expressão como o desenho, a pintura, a brincadeira de faz-de-conta, a modelagem, a construção, a dança, a poesia e a própria fala [...] são essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade da criança além de constituírem as bases para aquisição da escrita como um instrumento cultural complexo.

De acordo com as colocações, podemos verificar que a Alfabetização e Letramento são a base de qualquer processo de ensino aprendizagem, proporciona muitos benefícios aos alunos, juntamente com o lúdico.

2. Justificativa

  O projeto tem como tema “Alfabetização e letramento na Educação Infantil”, a ideia de ter escolhido esse tema por considerar importante inserir práticas sociais de leitura e escrita para as crianças, por considerar que essas práticas são a base do processo de ensino aprendizagem, e a preparação para ingressarem no ensino fundamental.

O trabalho do educador na Educação infantil é muito importante, pois depende do professor inserir práticas de alfabetização e letramento, portanto é preciso que o professor valorize na hora de ensinar, sempre relacionando o lúdico e o ensinar. Podemos verificar que é uma tarefa muito difícil, e muitos ainda possui dificuldades.

Assim, o trabalho de pesquisa “Alfabetização e Letramento na Educação Infantil” , como está sendo a preparação dos alunos para o fundamental, como os alunos estão aprendendo, a importância da relação entre ensinar e a ludicidade para o desenvolvimento da criança, consideramos que é relevante  a realização deste estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com