TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO E EDUCAÇÃO: Musicalidade na Educação Infantil

Por:   •  21/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.254 Palavras (34 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

TÍTULO DO TRABALHO:

Subtítulo do Trabalho, se Houver

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........

Orientador: Prof.  

ASSIS, Julio Marinho. Projeto de Ensino e Educação: Musicalidade na Educação Infantil. 2013, 28 paginas total. Projeto de Ensino (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, Ano.

RESUMO

        Projeto de Ensino e Educação, levando a Musicalidade na Educação Infantil, neste projeto, poderemos destacar a alternativa didática - pedagógica para  o desenvolvimento das experiências musicais. Preocupando-me em expor o mais claro possível os conceitos de base sobre a temática da música na  educação  infantil.  Respeitando sempre o desenvolvimento da criança, reconhecendo - a como agente  de sua aprendizagem, as atividades sugeridas estimulam a imaginação e favorecem o exercício da cooperação, criatividade e autonomia. Levado em conta a fundamentação teórica contida neste texto sobre música na Pré-Escola, torna-se simples compreender o lugar de destaque da arte na educação, bem como os objetivos a serem alcançados com a educação infantil. A partir desse Projeto, e da minha inserção na prática, aprofundei meus estudos e pesquisas sobre que tipo de educação musical está sendo desenvolvido nas instituições de Educação Infantil, o objetivo deste trabalho é definir conceitos de musicalizar, identificar métodos de musicalizar, mostrar a importância da música na educação infantil e conceituar aos meios de musicalizar. Afirmo o trabalho nessa área como processo e não como produto como vem sendo utilizada no contexto escolar nos dias de hoje, o que transforma a música, de mera auxiliar de outras disciplinas, em conhecimento e como experiência única e singular, ou seja, parte da cultura humana que é e que deve fazer parte do dia a dia dos educandos em todos os níveis de escolaridade, com base em uma intencionalidade docente objetivando o desenvolvimento musical de cada pessoa

Palavras-chave: Musicalidade; Didática; Pedagógica; Fundamentação; Musicalizar.


SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................1

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................3

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................13

3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................13

3.2 Justificativa.................................................................................................14

3.3 Problematização.........................................................................................15

3.4 Objetivos....................................................................................................15

3.5 Conteúdos.................................................................................................16

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................17

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................20

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................20

3.9 Avaliação....................................................................................................21

4 Considerações Finais...................................................................................22

5 Referências..................................................................................................24



  1. INTRODUÇÃO

Docência na Educação Infantil.

                O tema pesquisado neste projeto descreve a importância da música na educação infantil e qual maneira é utilizada e também as suas diversas contribuições nessa fase da educação das crianças, pretendem analisar também, como estudantes, supervisores, orientadores educacionais e diretores vêem o valor educativo das experiências musicais na educação infantil e sua enorme contribuição para o desenvolvimento harmonioso das crianças. Acredita-se que  mesmo não sendo possível atingir soluções ideais para o problema da inclusão da musica na educação infantil, os conteúdos deste trabalho aborda varias formas do professor adaptar a musica no currículo de Educação Infantil. O que me levou como  estudante de pedagogia atuante na área da música, pesquisador sobre a teoria do texto, foi observar e analisar a postura pedagógica do educador diante do processo educativo e a importância que a música tem no processo inicial das crianças na escola.

        Um dos principais objetivos deste projeto será também de definir os conceitos de musicalizar; identificar métodos de musicalizar, mostrar a importância da música na escola e conceituar meios de músicalização. Percorrendo um caminho de pratica e pesquisas também pude me orientar em textos e trechos e alguns Educadores e suas pesquisas. Precisamos de musicas na Educação Infantil as crianças precisam de música e logicamente gostam dos sons os ritmos variados as melodias constantes e o bem que isso tudo faz parte em suas vidas. Consideramos que estão sempre  envolvidas com o ar, a voz da mãe nas canções infantis, ao chamá-las pra diversos acontecimentos, quando ensinam as primeiras palavras, a voz dos parentes, o radio ligado, os pássaros, miado do gato pedindo comida, ate mesmo o sons dos carros, motocicletas e o avião que passa la no céu, as crianças tem o dom e a criatividade de realizar diferentes  ritmos e melodias, por esta razão é claro a grande importância da musica em seu aprendizado.         Antes de completar um ano de idade, a criança já acompanha o tino das musicas quando ouvem seja onde estiver animada balançam a cabeça, mechem o quadril e fazem sua dança e logo com dois anos já percebemos sua preocupação com que tem para que as pessoas a sua volta percebam e falem sobre o seu gingado. Com esta perspectiva, podemos relacionar uma grande e extensa variedade de vivencias com sons , ritmos e movimentos variado, procurando levar tudo isso de forma atual como forma de atividade estimulativas com propósito de obter um desempenho autônomo e criativo por parte das crianças. Alguns meios técnicos de comunicação acabam exercendo um papel muito grande em relação à formação da criança, dando a ela espaço para suas manifestações artísticas e o florescimento de sua sensibilidade musical, hoje em dia isso esta sendo meio que deixado de lado e ficando cada vez mais escasso essas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.3 Kb)   pdf (277.4 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com