TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

1033037118-Tania Maria Ribeiro de Lima

PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS

ITAJAI-SC

2016

                                          

PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS

Atividade Obrigatória desenvolvida na Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, na 4º fase do Curso de Pedagogia a Distância.

Orientador(a): Prof. Ana Maria Ribeiro


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS        

2.1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        

2.2 IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE ESTAGIÁRIOS        

2.3 TEMA E TÍTULO DO PROJETO        

2.4 JUSTIFICATIVA        

2.5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.6 OBJETIVOS        

2.6.1 Objetivo geral        

2.6.2 Objetivos específicos        

2.7 METODOLOGIA        

2.8 RECURSOS        

2.9 CRONOGRAMA        

2.10 AVALIAÇÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO  

Considerando as observações realizadas na turma de 3ª ano do Ensino Fundamental esse projeto de intervenção é resultante do diagnóstico realizado, onde foi possível constatar a deficiência no processo de aquisição da leitura e escrita, bem como na interpretação de textos.

Assim, com a intervenção a ser realizada pretende-se buscar entendimento sobre as causas da dificuldade evidente na leitura e a escrita no aprendizado dos alunos.

 Portanto esse projeto visa trabalhar a oralidade e escrita, complementando com questões lúdicas fazendo com que o aluno seja capaz de construir com competência a leitura e interpretar o que esta sendo lido.

2. PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS

2.1 Identificação do Campo de Estágio

Esse projeto será desenvolvido na  EEB. PROFESSOR PEDRO PAULO PHILLIPPI, Na turma de 3º ano do Ensino Fundamental Anos iniciais

2.2 Identificação da Equipe de Estagiários

               Cintia Palhano

1033037118-Tânia Maria Ribeiro de Lima.

                 

.

 

2.3 Tema e Título do Projeto

 Tema- Alfabetização e Letramento

Título- A importância da alfabetização do educando com vistas ao uso consciente da leitura e escrita no cotidiano- letramento

2.4 Justificativa 

Durante o processo de observação na turma do 3º ano dos anos iniciais tivemos seguinte diagnostico;dificuldade dos alunos em acompanhar a leitura , escrita e interpretação de texto,. Tal situação nos levou a elaborar e desenvolver este projeto de intervenção, que objetiva promover atividades para que as crianças desenvolvam as competências necessárias no processo de aquisição da leitura e escrita como alfabetização e letramento.

 

2.5 Fundamentação Teórica ()

 Muito antes de surgir um sistema educacional organizado como conhecemos hoje, a escrita por si só, como um registro de sinais, codificações isoladas e que por uma associação passa a ter algum significado existe a cerca de três mil anos antes de Cristo no final do período Neolítico; esta característica de escrita marca o que chamamos pré-histórico, pois foi com o advento da linguagem escrita que inicia o fim desse período “pré” para o inicio da história propriamente dita.

 Com passar do tempo tivemos grandes avanços na área da alfabetização através de pesquisas e teorias de nomes como: Emilia Ferreiro, Paulo Freire, Vigostsky entre tantos outros que, contribuíram para a prática pedagógica, principalmente para alfabetização.

. Freire enfatiza a relevância do ato de ler como algo que se relaciona com uma percepção crítica, que não se esgota na decodificação pura da palavra. Segundo ele a importância do ato de ler implica sempre uma percepção crítica, não se esgota da decodificação pura da palavra escrita, ele vai muito além, quando permite uma leitura do mundo. Cada sujeito é singular, logo as visões de mundo, leituras de mundo também serão. E elas se darão a partir da realidade em que estão inseridos. A linguagem e a realidade estão ligadas dinamicamente, pois para ler o texto é preciso relacioná-lo ao contexto. Dessa forma se terá uma leitura real e não abstrata. “O ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo.” A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquela” (FREIRE, 1989).

A alfabetização na perspectiva freireana é perceptível claramente em seu método e suas praticas, e ao decorrer da alfabetização e realização do método podemos analisar as letras.

E sua perspectiva como um conjunto em que dificilmente alfabetização, letramento e características histórico-culturais estão dissociados.

  Alfabetização não pode ser usada só como forma de aprender ler e escrever e sim como principio básico de ensino /aprendizagem e letramento.

  A criança deve ser observada como um todo respeitando seu meio sócio/cultural ela já chega à escola com grande conhecimento do mundo que ele está inserido seja através de símbolos placas entre outros.  Portanto cabemos nós educadores explorar esses conhecimentos e inserir ele no mundo da leitura ela escrita mudando as metodologias de alfabetização através de diretrizes e propostas pedagógicas que, muitas vezes fogem a realidade do dia a dia escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (396.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com