TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Por:   •  28/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVIDUO E DA SOCIEDADE

1-INTRODUÇÃO

A importância dos textos na sociedade, precisa-se ser pensada de duas formas, a primeira seria como informação chegar até o leitor de que forma ele recebe e como ele interpreta aquela informação que lhe foram passadas no texto. Um texto que é escrito e repassado, seja em jornais mídias sociais, revistas ou outros modelos de propagação e informação, tem o intuito de informar ou esclarecer algo que é importante para todos, vivemos em uma sociedade cada vez mais complexa, com mutações sociais precipitadas e constantes imprevistos e alterações. Além disso, o uso veemente das novas tecnologias e a sede por informações imprime nas pessoas a precisão de se adaptar, a opinião crítica, criatividade e competência para as inovações que vem surgindo. A leitura reflexiva representa uma das boas vias para entender a realidade, é verídico que em nossa sociedade a prática a leitura é pouca incentivada e desenvolvidas. Desta forma, dado a sua importância, a leitura deve ser estimulada e integrada ao cotidiano dos estudantes, dando o seguimento de jovens e adultos, encontrar formas de tornar a leitura um hábito prazeroso.

2-DESENVOLVIMENTO

O conteúdo de um texto pode transformar a sociedade, um exemplo que podemos citar é: De acordo com Brito (2015), é apropriado comparar a leitura a uma viagem: “Quando lemos um bom livro e nos deixamos ser transportados para uma realidade paralela, onde à medida que cada página é virada, o leitor é submetido a universo único, repleto de descobertas, encantamento e diversão”. Ter acesso à boa leitura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura, possibilitando que se tenha a leitura como um hábito que faz parte do cotidiano, dessa forma, fazendo com que sempre se mantenha os conhecimentos atualizados inclusive sobre seus benefícios. Ao ler o texto e observar as imagens, percebemos que a viagem referente Armandinho, personagem da tirinha não é literal, mas figurada. Onde vai embarcar no mundo de conhecimento e de fantasia proporcionado pelo livro. A imagem do livro e a referência é notória a biblioteca, oferecem o instrumento de que o leitor precisa para chegar a essa interpretação.

É provável que o uso do termo “bibliotecário”, talvez ainda pouco conhecido por alguns educandos dessa faixa etária, o que está representado na imagem, tentar na leitura nos dias de hoje é de suma importância, uma vez que por ausência de senso crítico temos recordado o passado sobre momentos históricos que deveriam ficar nos livros; talvez por aqueles que sonham pouco. Também, existirão leitores que não concordarão com aquilo que está sendo dito no texto, o que é perfeitamente normal e aceitável em uma sociedade onde todos possuem liberdade para acreditar ou não em tudo que se lê, quanto mais oportunidades o aluno tiver de ouvir, ver e sentir leituras, maior será o seu repertório e a sua sensibilidade para compreender o que lê e ouve. Essas leituras, sejam elas um poema, um conto de fadas com príncipes, princesas e castelos, uma notícia de jornal, uma reportagem etc, são experiências fundamentais para a formação do leitor que gosta de ler e também sente necessidade da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com