TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO: CONTAMENTO DE HISTÓRIA, UM MUNDO DE FAZ-DE-CONTA.

Por:   •  1/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 5

         [pic 1]

 

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA LPP09

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE INTERVENÇÃO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, UM MUNDO DE FAZ-DE-CONTA. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MACAPÁ

2018

JACICLEIA MOURA DA COSTA  

LUCILENE MARREIROS DA CRUZ 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE INTERVENÇÃO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, UM MUNDO DE FAZ-DE-CONTA. 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Intervenção realizado a partir da disciplina Prática Pedagógica II na UEAP, com ênfase na Educação Infantil, orientado pela professora Santana Melo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MACAPÁ

2018

CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO: 

 

  • Projeto de Intervenção contação de história, um mundo de faz-de-conta, realizado a partir da disciplina prática pedagógica II, do curso de Pedagogia Pafor da UEAP, com ênfase em Creche e Educação Infantil;
  • Carga Horária: 40h/a;
  • Público alvo: alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Ensino Fundamental Naide Marciel.

 

JUSTIFICATIVA:

 

 O presente projeto, será implantado na E.M.E.F Naide Marciel, trabalha na perspectiva de observar a importância da pratica de contar historias para crianças, na qual envolva a imaginação do faz de conta no mundo imaginário de cada criança, fazendo com que elas passe a lidar melhor com seus desejos, permitido que crie soluções e situações imaginarias. São por meio das historias que elas conseguem compreender e entender o mundo a sua volta, fazendo com a criança transforme seu jeito de pensar, agir e ser.

 Segundo as autoras Souza e Cordeiro(1997), “ao ler uma historia é preciso chamar a atenção da criança usando diferente recursos. Mostrando-lhe a ela que ler não é apenas um ato que se transforma em hábitos, mas sim uma importante ferramenta na formação de pessoa, onde envolve a cultura e a forma de compreender e entender o mundo”. Embasado nessa teoria, através das observações feitas na escola podemos concluir a importância de contação de historia utilizando vários recursos didáticos, contando com a imaginação e a criatividade de cada professor, para que possa envolver as crianças em mundo de imaginação, instigando assim as crianças o interesse em ler e escrever.  

   

OBJETIVO GERAL:

 

 Intervir na valorização da contação de historia na sala de aula, estimulando a curiosidade e a fantasia na criança, instigando a imaginar utilizando de recursos, criando maneiras e formas criativas na hora da contação, assim contribuindo com o processo de ensino aprendizagem da criança.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  

 

  • Incentivar a importância de contar historia em sala de aula;
  • Explorar a atenção, curiosidade e a imaginação da criança, através dos recursos utilizados;
  • Desenvolver as linguagens oral, escrita e visual, incentivando o prazer pela leitura;
  • Trabalhar o senso critico, as brincadeiras de faz-de-conta, explorando a cultura e a diversidade de historias infantis,

 

METODOLOGIA:

 

Este projeto será executado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Naide Marciel. A intervenção será realizada no período da manhã, na sala do 1º período juntamente com a professora titular da sala, onde será organizado um canto como espaço da história, terá um tapete na qual as crianças vão sentar. O projeto visa trabalhar praticas de contar historia de maneira lúdica e que proporcione o interesse, a imaginação e a curiosidade das crianças pelas historias infantis.

As histórias começam de maneira simples, a professora começa a contar a lenda

da cobra grande utilizando com recurso um avental, “a hora da historia” onde colorará os personagens da lenda dentro do bolso do avental e conforme irá contar a lenda vai retirando os personagens de dentro do bolso, fazendo a dramatização da história contada. Em seguida fará a contação da historia de D. Baratinha, envolvendo os próprios alunos como personagens da historia. Agora será feita a leitura da historia em o livro no qual o titulo é “Tem um monstro no jardim”, onde trabalhar a imaginação das crianças. E por fim utilizaremos como recurso o livro musical: esse livro é um livro grande confeccionado pelos próprios professores onde é desenhados os personagens das musicas infantis e a criança dirá qual seria a musica correspondente  ao desenho.

Com isso, pretende-se desenvolver através desse projeto, o despertar da

curiosidade estimulando a imaginação de cada criança, desenvolvendo o intelecto e tornando claras suas emoções, ansiedades e aspirações enriquecendo assim sua vida cotidiana.

  

 

 

RECURSOS HUMANOS:

 

Nº de ordem

Especificação

Quantidade

01

Professor orientador

1

02

Acadêmicos (as)

3

03

Alunos

25

 

 RECURSOS MATERIAIS:

 

Nº de ordem 

                 Especificação

Quantidade

01

Livros de Historias

01

02

Chapeis de bruxas

02

03

Aventais

02

04

Bonecos de panos

06

05

Tapete

01

06

Livro grande musical

01

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (2.5 Mb)   docx (811.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com