TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  21/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE PEDAGOGIA

 PROJETOS E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DIDÁTICO COMPLETO

Aluno(s):


  1. Sumário

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

1.1        TEMA: Ação de incentivo a leitura e interpretação de textos        4

1.2        JUSTIFICATIVA        4

1.3        PÚBLICO-ALVO: Crianças do 3º, 4º, 5º ano do ensino fundamental I        4

1.4        TEMPO ESTIMADO        5

1.5        EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM        5

1.6        MATERIAL ESCOLHIDO        5

1.7        ETAPAS PREVISTAS        5

1.8        PRODUTO FINAL        7

1.9        AVALIAÇÃO        7

REFERÊNCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

Há uma grande deficiência nos processos de leitura e produção de textos por parte dos alunos que estão saindo do ensino fundamental, eles não conseguem produzir ou até mesmo interpretar textos simples, isso se dá por que os conteúdos tem sido passada de forma quantitativa e mecanizada, ou seja, os indivíduos sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar deixando de serem cidadãos ativos e críticos.

Portanto faz-se necessário que professores e educadores proponham aos seus discentes atividades que provoquem reflexão sobre os textos lidos; que se discutam temáticas transversais, que se explorem os diferentes níveis de linguagens e tipos de textos.

Pretende-se, portanto, por meio deste projeto promover através da estratégia de ensino o envolvimento do aluno com a leitura, aprimorando a interpretação de texto a partir do trabalho com gêneros textuais, musicas e através da arte com peças teatrais.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. TEMA: Ação de incentivo a leitura e interpretação de textos     

    TÍTULO: Dificuldade de interpretação de texto na escola

  1. JUSTIFICATIVA

O mundo virtual fez com que os adolescentes se desinteressassem pela importância da leitura, a qual é trabalhada na escola sem recursos atrativos. Os livros didáticos se torna um dos fatores que não contribuem significativamente na formação de leitores críticos, capazes de interpretar o que leram.

As novas tecnologias não deveria ser uma proposição negativa, pois seria pertinente aos estudos caso houvesse a correlação com a leitura. Se assim aplicada, certamente teríamos uma geração com maior aptidão.

Nota-se que a nova realidade tem ocasionado dificuldades marcantes como: vocabulário reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos.

Ao pesquisar os dados de provas do Enem nos deparamos com a enorme dificuldade dos alunos em relação à redação, isso se dá pela falta de interesse pela leitura, e falta de informação sobre os fatos de maior relevância existente no mundo. Para tudo na escola o aluno precisa interpretar entender, fazer inferências dos mais variados assuntos e dialogar com o texto em questão.

Como o texto não se limita a palavra escrita, empregaremos como estratégia: a leitura, musicalidade e teatros. Faz-se necessário buscar novas formas de ensinar, no sentido de promover o interesse do aluno pela leitura. Sabe-se que a leitura é muito importante para a formação dos leitores, além de ajudá-los a aumentar seu vocabulário e suas expressões, envolvendo o aluno com ideias que lhe darão enfoques abrangentes para o conhecimento cultural do qual depende o seu progresso na vida. A leitura é uma prática muito importante para a construção do conhecimento e exercício da cidadania.

  1. PÚBLICO-ALVO: Crianças do 3º, 4º, 5º ano do ensino fundamental I

  2. TEMPO ESTIMADO

O projeto será aplicado semanalmente durante três meses do ano letivo, nos períodos da manhã e da tarde.

  1. EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

  • Ter prazer em escutar a leitura em voz alta;
  • Fazer antecipações sobre a história;
  • Compartilhar o efeito que a leitura produz;
  • Trocar opiniões e discutir interpretações sobre aspectos da leitura ouvida;
  • Voltar ao texto para esclarecer interpretações, tirar dúvidas ou para apreciar novamente um trecho do qual se gostou especialmente;
  • Trocar informações sobre o autor, ilustrador e contexto do conto;
  • Fortalecer o raciocínio e concentração
  • Desenvolver a oralidade, os gestos, a sensibilidade, a linguagem literal e musical
  • Estimular a criatividade e a interpretação
  1. MATERIAL ESCOLHIDO

Livros ( variados gêneros literário), resenha dos livros, cd´s, radio, mural, slogan (divulgação do projeto), lista de nomes dos alunos  

  1. ETAPAS PREVISTAS

  • Etapa 1

O projeto se inicia com a preparação dos professores que irão optar pelas escolhas dos livros e músicas a serem trabalhadas. É importante considerar a boa qualidade musical e literária.

Em seguida, precisarão elaborar como será feita as apresentações literárias, fazer uma resenha sobre elas, notar questões que despertem o interesse e a curiosidade antes da apresentação e manter boa argumentação para pós-apresentação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com