TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  11/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 3: ATIVIDADE 1+ ATIVIDADE 2 = EXAME

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

CUIDAR DA NOSSA HIGIENE É CUIDAR DA NOSSA SAÚDE

TEMA

O Projeto se desenvolverá a partir da temática da saúde. Mais precisamente sobre higiene pessoal enquanto meio de promoção da saúde e prevenção de diversas doenças.

SITUAÇAO PROBLEMA

Atualmente tem se mostrado cada vez mais significativo entre os adultos a necessidade do autocuidado que cada um deve desenvolver consigo como fator, inclusive, de boa saúde mental e psíquica. Defende-se a ideia de se ter tempo para cuidar-se, “embelezar-se” e de desfrute de bons momentos. Entretanto, é desde a infância que os cuidados com a higiene, as vestimentas, e os próprios pertences devem ser desenvolvidos. Que bons hábitos de higiene são capazes de evitar a proliferação de inúmeras doenças já se sabe. Mas é possível ir além: aprender a se cuidar em todos os aspectos, e, desde sempre, influencia na maneira de se enxergar e eleva a autoestima resultando em autoconfiança e segurança.

Diagnosticou-se em sala uma constante com vários alunos do 2º ano B que estavam chegando para as aulas com o uniforme sujo e com mau cheiro. Alguns educandos além do odor forte, apresentavam mau-hálito e piolho. As crianças que apresentavam esses problemas começaram a ser alvo de bullying e isolamento por parte dos outros colegas.

JUSTIFICATIVA

A ideia de desenvolver este projeto surge então a partir da observação dos problemas decorrentes da má higiene pessoal como piolho, mau cheiro, mau hálito,uso de roupas sujas, falta de cuidado com unhas, cabelos, orelhas e objetos pessoais e também cáries nos dentes.

O problema fica ainda mais evidente quando é possível observar que essas crianças passaram a ser marginalizadas pelos demais colegas, sofrendo ataques de bullying e isolamento. No momento do recreio e das atividades de educação física os alunos não conseguiam se inserir no grupo, pois eram rejeitados pelos outros que os apelidavam e faziam chacotas.

Por meio desse projeto de intervenção busca-se acolher os alunos ensinando-os sobre a importância de se cuidar.

EMBASAMENTO TEÓRICO

A criança deve ser atendida em sua integralidade. No livro “Saúde e Educação: Muito Prazer! – Novos Reinos no Atendimento à Queixa Escolar” as autoras afirmam que o objetivo da saúde escolar é atender a integralidade da criança.

A criança precisa ser vista de maneira a ser entendida no seu ambiente social mais amplo, na família, na escola, no seu grupo de amigos. A escola, dentro de uma perspectiva educativa que se integra a outros setores na busca de transformação social, pode ser uma aliada da saúde e vice-versa.

Ao abordar o tema dos desafios e contradições na educação escolar, Maria das Graças Ferriani, ensina que a educação e a saúde são dois pilares de sobrevivência humana que estão em eterna construção e desconstrução. É a partir de um compromisso ético que se é possível promover saúde escolar através da articulação entre os setores da educação e saúde; através da interdisciplinaridade; envolvimento dos grupos de alunos; famílias; educadores, num contínuo processo crítico avaliativo dos saberes e práticas de saúde escolar (FERRIANI, 1997).

As situações de falta de higiene, quando identificadas, necessitam de intervenção rápida e de ações que se perpetuem.

Neste sentido, a partir do presente projeto pensou-se em criar momentos em que a turma possa aprender de forma lúdica sobre a temática higiene levando os conhecimentos adquiridos de forma autônoma para suas casas e os desenvolvendo junto às suas famílias.

Além disso, como o público alvo está no Ciclo de Alfabetização, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática também permearão o projeto nos mais diferentes momentos dando a ele uma proporção multidisciplinar.

PÚBLICO ALVO

O projeto “Cuidar da nossa higiene é cuidar da nossa saúde” será realizado com alunos da turma do 2° ano do ensino fundamental I. Geralmente crianças nessa faixa etária aceitam bem atividades diferentes e desafios propostos pela professora.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Garantir que as crianças compreendam que a higiene do corpo auxilia na nossa saúde, a fim de estimular maior autonomia e dedicação a essa questão, visando alcançar uma diminuição da incidência das doenças como pediculose, cárie, e a transmissão de vírus.

Objetivos específicos:

Demonstrar que cuidar-se é também um ato de amor próprio que deve ser cultivado. Conhecer e valorizar o próprio corpo com adoção dos hábitos de higiene compreendendo que o termo saúde engloba o indivíduo, o ambiente e a sociedade. Apropriar-se de diferentes saberes e conhecimentos por meio de reflexão, do diálogo e da problematização de questões do cotidiano, desenvolvendo, por meio de leituras, vivências, experimentações, pesquisa, registros e atividades de apropriação do sistema de escrita alfabética e de matemática.

PERCURSO METODOLÓGICO:

Inicialmente será trabalhado o conceito de higiene, saúde, e os hábitos de higiene, produtos de higiene pessoal e as doenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com