TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  28/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

MEIO AMBIENTE

POLO DIADEMA

2019

SUMÁRIO

1. Tema

2. Situação Problema

3. Justificativa e embasamento teórico

4. Público-alvo

5. Objetivos

6. Percurso Metodológico

7. Recursos

8. Cronograma

9. Avaliação e produto final

10. Referências

1. TEMA: MEIO AMBIENTE, CONHECER PARA PRESERVAR

2. SITUAÇÃO PROBLEMA:

A crise ambiental é uma realidade que chegou para a geração atual e é uma preocupação cada vez maior, com isso como podemos estimular nas crianças o respeito e o cuidado com o meio ambiente?

3. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO:

Nos tempos atuais é imprescindível que a educação aborde questões ambientais para que as crianças valorizem e conheçam as leis da natureza, e que acima de tudo aprendam a preservar e cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, sensibilizar as crianças com nosso Meio Ambiente é garantir que no futuro se tornem cidadãos conscientes e responsáveis de seu papel.

Os desafios a enfrentar são grandes quando pensamos na melhoria de condições de vida no mundo, um deles é relativo a mudança de atitudes na interação com o meio ambiente.

Os alunos podem ser os melhore em desempenho na sala de aula e ainda assim jogar lixo na rua, atear fogo no mato, ou realizar ações danosas contra o meio ambiente sem perceber que esse é nosso patrimônio básico para vida de animais e seres humanos, por não se sentirem responsáveis e não percebendo a dimensão e extensão causadas por essas ações ao nosso planeta.

É cada vez mais urgente a solução dos problemas ambientais para garantir o futuro da humanidade e isso depende da relação entre sociedade e natureza em dimensões individual e coletiva. A medida que os avanços tecnológicos viabilizam rápidas formas de produção de bens acaba trazendo no mesmo peso consequências indesejáveis e que se agravam com igual rapidez pondo em risco a sua renovabilidade.

O desmatamento demasiado, exploração de recursos não-renováveis ameaçam escassear como o petróleo, onde moravam poucas famílias produzindo poucos detritos e consumindo escassa quantidade de água, agora moram milhões de famílias gerando toneladas de lixo por dia e exigindo a manutenção de imensos mananciais. Esses hábitos geram severa degradação do meio ambiente e sistemas inteiros de vida animal e vegetal são tirados de seu equilíbrio.

É de suma importância a conscientização de toda população de que hábitos que causam destruição da natureza causam implicações para a vida do planeta e a interdependência mundial também se dá sob o ponto de vista ecológico pois o que se faz num país pode afetar amplas regiões e ultrapassar fronteiras. É o que acontece se um país fizer experimentos de armas atômicas, o mundo todo sofre as consequências dessa ação, uns em menor e outros em maior grau, pois irá atingir em primeiro momento as pessoas, alimentos e toda forma de vida mais próximos, e em segundo momento o desastre pode chegar a qualquer parte do mundo pelos ventos e teias alimentares, pelas correntes de água e dentre outros processos.

Com a inevitável interferência que uma nação exerce sobre a outra por meio das ações relacionadas ao meio ambiente e a questão ambiental, ou seja, este conjunto de temáticas relativos à qualidade de vida das comunidades, melhoria do meio ambiente e proteção da vida selvagem no planeta passa a compor a lista de temas de relevância internacional onde os recursos naturais e o próprio meio ambiente tornam-se prioridade e um dos componentes mais importantes para o planejamento econômico e político dos governos, passando a ser analisados em seu potencial econômico e vistos como fatores estratégicos e é nesse contexto que se iniciam as grandes reuniões mundiais sobre o tema.

A sustentabilidade implica o uso dos recursos renováveis de forma qualitativamente adequada e em quantidade compatível com sua capacidade de renovação, em soluções economicamente viáveis de suprimento das necessidades e que permitam qualidade adequada de vida para todos.

Na II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - a Rio/92- estabeleceu uma série de diretrizes para um mundo ambientalista mais saudável com metas e ações concretas porém boa parte dessas diretrizes e metas, principalmente as de grande escala ainda não foram postas em prática devido a própria perspectiva das necessidades do mercado mundial e a competição no mercado internacional.

A educação é elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental e uma das principais proposições e conclusões assumidas em reuniões internacionais é a recomendação de investir numa mudança de mentalidade, conscientizar os grupos humanos da necessidade de adotar novas posturas e novos pontos de vista diante dos dilemas e das constatações feitas nessas reuniões mundiais.

Todas as decisões, recomendações e tratados internacionais evidenciam a importância atribuída por lideranças de todo o mundo para a Educação Ambiental, é evidente que a educação sozinha não é suficiente para mudar os rumos do planeta, mas com certeza é condição necessária para isso.

Não é novidade a preocupação em relacionar a educação com a vida do aluno, ela vem crescendo desde a década de 60 no Brasil, com atividades como os "estudos do meio". Porém com o crescimento dos movimentos ambientalistas a partir da década de 70 passou-se a adotar a expressão "Educação Ambiental" para qualificar iniciativas de escolas, universidades e instituições na qual busca conscientizar setores da sociedade para as questões ambientais.

Com o tema Meio Ambiente a principal função do trabalho é contribuir para a formação de cidadãos conscientes aptos a atuar na realidade sócio-ambiental de modo comprometido com a vida e com o bem estar de cada um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com