TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

VIOLÊNCIA ESCOLAR

NOME: Marinalva Cotrim do Nascimento  RA: 0530974

Polo Campinas - Centro

ANO 2021

NOME: Marinalva Cotrim do Nascimento  RA: 0530974

Violência Escolar

Trabalho de intervenção pedagógica, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.

Polo Campinas - Centro

ANO 2021

        

Sumário

  1. Tema4
  2. Situação Problema4
  3. Justificativa.................................................................................................... 4
  4.  Embasamento Teórico5
  5. Público-Alvo5
  6. Objetivos6
  7. Percurso Metodológico 6
  8. Recursos7
  9. Cronograma7
  10. Avaliação e Produto Final8
  11. Referências Bibliográficas8

  1. Tema

Bullying na infância

  1. Situação Problema

O bullying é uma forma de agressão que tem se destacado nos últimos anos principalmente no meio escolar. O bullying se caracteriza por agressões psicológicas como exclusão, indiferença, agressão verbal,  insultar, ofender, falar mal, atribuir apelidos ofensivos afetando a moral, dar empurrões e pontapés, criar boatos humilhantes, criar situações vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet, que configura um caso de cyberbullying), ameaçar presencialmente e por mensagens, excluir de atividades sociais ou pedagógicas (como trabalhos em grupo). Os professores devem estar atentos á prática do bullying nas escolas entre os alunos e observar o comportamento da criança que está sofrendo algum tipo de violência. As consequências do bullying podem ser devastadoras e irreversíveis para a vítima. Os primeiros sintomas são:  Isolamento social da criança, que não se vê como alguém que pertence àquele grupo, queda no rendimento escolar, autoestima diminuída, quadros de depressão, transtorno de ansiedadesíndrome do pânico e outros distúrbios psíquicos.

  1. Justificativa

A necessidade de realizar este projeto veio mediante a prática do bullying no ambiente escolar, a fim de dar suporte, aos alunos que sofrem com o bullying, e até mesmo os que praticam tal ação, desenvolvendo então um canal de comunicação, e trazendo estratégias para a construção de um projeto.

  1.  Embasamento Teórico

Bullying é um termo de língua inglesa caracterizada por gestos que intimidam e agridem pessoas tanto verbal, psicológica e fisicamente.

Para Cleo Fante (2005), consiste em um tipo de violência que

[...] se apresenta de forma velada, por meio de um conjunto de comportamentos cruéis, intimidadores e repetitivos, prolongadamente contra uma mesma vítima, e cujo poder destrutivo é perigoso à comunidade escolar e à sociedade como um todo, pelos danos causados ao psiquismo dos envolvidos (FANTE, p. 21, 2005).

A prática do bullying pode ocorrer de maneira verbal, física ou psicológica, afetando crianças e adolescentes trazendo sérias consequências e comprometendo todo o processo de aprendizagem, gerando dificuldades de relacionamentos e de concentração, queda do rendimento e reprovação.      Para Lopes (2005, p. 169) afirma que as crianças vítimas de bullying podem sofrer uma série de prejuízos à saúde como a depressão, ansiedade, irritabilidade, agressividade, pânico, insônia estresse entre outros sintomas. Quanto ao agressor, também sofre com as consequências de seus atos. Sofre por suas atitudes indisciplinadas e pela dificuldade de se adaptar as regras, o que acaba levando-o ao prejuízo na aprendizagem e evasão escolar, podendo desenvolver comportamento de risco como a prática de violência em outros contextos sociais. Lopes (2005), explica que o indivíduo que apresenta um comportamento agressivo na infância e adolescência pode apresentar comportamento cada vez mais violento persistindo na idade adulta.

  1. Público – Alvo

Crianças do ensino fundamental I do 1° ao 5° ano.

  1. Objetivos

Objetivo Geral: Contribuir para prevenir e coibir a prática do bullying nas       escolas.

Objetivo Específico: Fazer com que os alunos entendam as causas e consequências do bullying, além de promover o autoconhecimento para que os alunos saibam como lidar com sentimentos e emoções sem usar a violência. Orientar professores e demais profissionais a perceberem os sinais de bullying no ambiente escolar e como intervir.

  1. Percurso Metodológico

Será promovido palestra com a presença de um profissional da área da psicologia, informando e conscientizando sobre os tipos de bullying (físico, verbal, psicológico e o cyberbullying) suas consequências, como reconhecer e agir diante desta situação. Fazer a roda da conversa com os alunos, trazendo o tema bullying explicando o significado e origem da palavra e suas consequências. Realizar um momento de reflexão a respeito do tema possibilitando a interação e troca de informação e a participação de todos nas propostas e ideias a serem trabalhadas durante a formação do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com