TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DOCENTE: PROJETOS INTEGRADOS

Por:   •  11/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.832 Palavras (16 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

NUCLEO DAS LICENCIATURAS

 PEDAGOGIA - EaD

PRÁTICA DOCENTE:

PROJETOS INTEGRADOS

Prof. Dr. Sandra Cristina Vanzuita da Silva

Balneário Camboriú

Dezembro, 2017


1. APRESENTAÇÃO

Meu nome é Josimara Araújo da Silva, quem escolheu este nome foi o meu pai, Minha mãe conta que meu nome seria só Mara, mas meu pai na hora de me registrar colocou Josimara! Acredito que por gostar desse nome.

Nascida no dia 29 de setembro do ano 1993, na cidade de Natal-RN. Filha de Paula Dantas Araújo da Silva e Jose Francisco da Silva. Sou uma pessoa muito legal, atenciosa com os outros, simpática e cheia de sonhos. Na minha infância minhas brincadeiras preferidas eram brincar de casinha, fazia vendinha e tudo mais! Brincava de pular corda, pique-esconde, amarelinha, entre outas. Tenho lembrança muitos boas daquela época. Uma lembrança que mais gosto é de como era bom brincar na chuva, pular corda, correr...

Quando tinha 10 anos e acabado de concluir o ensino fundamental 1, minha família resolve voltar a morar em outra cidade. Mudar de escola naquela época não foi muito bom, pois tudo era muito novo, conteúdos diferentes, porém logo me adaptei. Naquela época odiava a chegada do carnaval, pois meu bisavô tinha um bloco chamado “Malandros do Alto” era um grupo de samba. Meus irmãos adoravam dançar, já eu não tanto!

A minha escola ela era muito legal, tinha professores ótimos. A equipe que trabalhava era sempre muito atenciosa com os alunos. Era uma escola pequena, contudo muito aconchegante. No recreio brincávamos de correr, pular corda, fazíamos jogo da velha para brincar na sala. Da minha professora eu lembro seu nome, Vanuzia. Foi minha professora no fundamental 1 inteiro. Uma excelente profissional, sempre prestativa, fazendo com os alunos entendesse e prestasse atenção as suas aulas.

Uma das coisas que me levaram a escolher a Pedagogia foi a influência que tenho da minha família, constituída de alguns professores, em especial uma prima chamada Ana Cristina que me fez ver a Pedagogia com outros olhos. Fez-me pensar em Pedagogia como um caminho cheio de possibilidades. Sempre gostei de trabalhar com crianças, fazer o outro crescer, descobrir um mundo cheio de coisas boas, divertido e menos chato. A Pedagogia é um caminho onde todos os dias se aprende algo novo.

2.1. Linha do tempo – Perspectivas

Nascimento

Entrando na escola

Entrando na Faculdade

Daqui a

5 anos

Daqui a

10 anos

-Nasci no dia 29 de setembro de 1993;

Na cidade de Natal-RN;

-A creche que fiz a educação Infantil se chamava "chapeuzinho vermelho" gostava muito de lá

-1996- Meu primeiro contato com a escola, foi quando eu tinha 3 anos na educação infantil- (Creche); -Aos 7 anos Iniciei no fundamental 1, eu era uma criança que gostava muito de estudar, amava ir à escola.

-Tive meu primeiro contato com uma faculdade no ano de 2015.2; quando me matriculei no curso da pedagogia;

-Quero está formada. Lecionando na educação.

-Quero ter iniciado a pós em Psicopedagogia;

-Ter conhecido a Europa, ou até outros continentes;

 -Iniciar outra faculdade.

-Quero estar trabalhando na área da educação;

-Ter concluído a pós;

-Talvez eu tenha filhos.

2.2. Leis da Educação:

A partir das transformações históricas, o estado assumiu importante papel na definição das políticas educacionais, fundamental na perspectiva da formação docente. Leis, planos e políticas públicas são necessárias na organização do sistema educacional. Políticas públicas de formação e do trabalho docente, projetos educacionais e programas de formação continuada na educação infantil, nos ensinos fundamentais, médio e superior e também na educação para jovens e adultos (EJA).


É importante lembrarmos que através da constituição 1988, no Brasil a Lei de Diretrizes e Bases foi criada para estabelecer direitos, garantias e deveres aos cidadãos, em 1996 entra em vigor a lei n.9394/96 que se consolidou como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDBN.

A LDB determinou em suas normatizações que a escola e a atividade docente seriam aspectos indissociáveis do processo educativo, reunidos no propósito de garantir a aprendizagem dos alunos. Assim demarca-se uma área própria de atuação.

A LDB considera ainda como princípios e fins da educação, “A educação como dever da família e do Estado” e preconiza,

  • A consideração com o movimento de educação inclusiva e o direito a diversidade;
  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • A vinculação entre a educação escolar, o trabalho e suas práticas sociais;  
  • Valorização de experiência extracurricular, garantia de padrão de qualidade;
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar;
  • O respeito à liberdade e apreço à tolerância;
  • Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

Esta Lei também ressalta o direito à educação e do dever de educar como,

  • O dever do estado com a educação escolar pública será permanente mediante a garantia de:
  • Ensino fundamental, obrigatório e gratuito inclusive para os que a ele não tiveram acesso a idade própria;
  • Obrigatoriedade e gratuidade no ensino médio;  
  • Atendimento educacional especializado gratuito aos educando com necessidades especiais preferencialmente na rede regular de ensino;
  • Atendimento gratuito em creches e pré-escolas para às crianças de zero a seis aos de idade;
  • Atendimento aos alunos do fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência de saúde;

É interessante ter uma Lei que defina os rumos da educação no país. Contudo ela sozinha não altera realidade, todos nós juntos temos que lutar por uma educação de qualidade, principalmente nós que nos tornaremos profissionais da área educacional.

3. IDENTIDADE DOCENTE

O conceito de identidade é um dos conceitos mais abrangente da psicologia, correspondente à integração das várias características pessoais: sentimentos, pensamentos, emoções, comportamentos, atitudes, motivações e projetos de vida. É a minha Identidade que me torna único e distinto, remetendo ao que nos torna diferentes um dos outros. A identidade é um conjunto de características pessoais, única em cada indivíduo. Alguns fatores que influenciam a nossa identidade, a construção pessoal que começa quando criança e vai se moldando ao longo da  vida, a identidade depende das nossas influências família, dos amigos, influências do meio social e das influências das experiências pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (271.1 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com