TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE OBSERVAÇÃO: PRATICA DOCENTE: PROJETOS INTEGRADOS

Por:   •  3/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ[pic 1]

CHRISLEY CARIN BALDUINO MARTINS DOS SANTOS

ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO

ITAJAÍ 2015

CHRISLEY CARIN BALDUINO MARTINS DOS SANTOS

RELATORIO DE OBSERVAÇÃO: PRATICA DOCENTE: PROJETOS INTEGRADOS

Relatório Final de Pesquisa, realizado na Escola Básica João Paulo II, apresentado ao Curso de Pedagogia, Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, como requisito da divulgação de Pesquisa na Educação Profissional na disciplina do 2º Período de Prática Docente: Projetos Integrados.

Orientador: Profª. Dra. Valéria Silva Ferreira

Itajaí 2015

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
  1. Descrição geral da escola
  1. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

  1. Espaço físico do ambiente de aprendizagem
  2. A organização dos materiais
  1. RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO

  1. Relação professor – aluno
  2. Relação criança-criança
  3. Organização dos conteúdos
  1. Questões de ensino e aprendizagem

  1. Como acontece o ensino?
  2. Como se dá a aprendizagem?
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

  2. REFERÊNCIAS ANEXOS

Anexo 1 Ficha de presença

Anexo 2 Mapeamento da sala de aula

INTRODUÇÃO

O presente relatório de Estágio de Observação trata dos resultados do estágio realizado nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2015, exigência da disciplina Prática Docente: Projetos Integrados na Escola Básica João Paulo II da Rede Municipal de Ensino da cidade de Itajaí, Estado de Santa Catarina.

Tal experiência aconteceu com alunos da turma 502 do turno matutino, dentre as atividades desenvolvidas na Instituição de Ensino dentre foi observado a sala de aula, a estrutura física da instituição, do aprendizado dos alunos, observação ao professor e a relação entre ambos acompanhando de perto e analisando a realidade escolar.

  1. APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

  1. Descrição Geral da Escola

A Escola Básica João Paulo II está localizada na Rua Celso Duarte Moreira, 1392- Cordeiros, na cidade de Itajaí, Estado de Santa Catarina.

A criação e construção da Escola ocorreu após um trágico acidente no ano de 1985 onde ceifou a vida de um estudante que tentava atravessar a Avenida Reinaldo Schmithausen para frequentar a aula na Escola Melvin Jones.

Após esse trágico acidente, um grupo de pais e moradores do Bairro Cordeiros/Votorantim reivindicaram a construção de uma escola naquele Bairro e assim o Município firmou compromisso junto a Associação dos Moradores do Bairro Votorantim onde estes fariam a construção da Escola onde foi inaugurada em 18/03/1985 e recebeu o nome de João Paulo II devido a visita do Papa no Brasil naquele ano.

A Escola possui planta baixa, com 12 Salas de aula, 03 banheiros sendo que um é exclusivo para deficiente físico, 14 funcionários e 32 professores.

O espaço é totalmente amplo, onde as alunos podem usufruir de 01 sala de informática com 01 professor instrutor, 01 biblioteca onde atualmente encontra sem profissional habilitado, 01 Refeitório, 01 cantina, 01 Sala E.V.A. (Espaço de Vivencia de Aprendizado): para os alunos que necessitam melhorar os estudos, 01 Sala Multifuncional: onde a professora atende 18 alunos com atendimentos duas vezes na semana de uma hora cada para os alunos que possuem deficit intelectual, autismo, síndrome de down e distúrbio de comportamento, 01 Quadra esportiva coberta.

  1. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

  1. Espaço Físico do ambiente de aprendizagem

O estágio de observação ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2015 no período matutino na Sala 502 que possui 26 alunos, sendo 15 meninas e 11 meninos, o ambiente não possui boa luminosidade, possui bom conforto térmico e uma ótima ventilação e acústica.

Elisangela Galm Nicoletti é a Professora da turma em questão e tem formação em Pedagogia pelo IFES onde atua há 07 anos na área.

Sua rotina é bem variada, onde já dividiu o turno em horários para facilitar o aprendizado e fazer com que os alunos já tenham maior interação com as séries futuras.

Um dos fatores que se destacam é a facilidade que a mesma possui em elaborar as atividades e cativar os alunos para fixar a matéria.

Criou o Caderno Dourado onde este funciona como um Diário de Classe, e neste as alunos são escolhidos aleatoriamente para participar e contar tudo que ocorreu naquela semana, este é chamado de Ajudante da Semana.

A correção das avaliações ocorre de forma conjunta, onde aqueles que possuem maior dificuldade possui uma segunda chance para melhorar suas notas.

Na ocasião em que foi feito o estágio a escola teve a visita de um Professor de Educação Física onde todos os alunos da escola participaram de uma gravação para o Dia do desafio, que ocorre em todas as escolas, notou-se que todos sem exceção foram participativos.

Quando a turma se mostra agitada a Professora tem discernimento para acalmar da melhor forma possível, sem exageros e esta é atendida prontamente pelos alunos.

Em diversas oportunidades a Professora elogiou a evolução dos alunos perante os demais

Os problemas são solucionados de forma amigável e passiva, onde conscientiza a importância de uma boa conversa.

  1. A organização dos materiais

Os materiais utilizados pela professora ficam dispostos na sala de aula em um armário nos fundos da sala, ali conta com alguns gibis, lápis e giz de cera coloridos, entre outros que ficam à disposição dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com