TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  15/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA

FACULDADE DE PEDAGOGIA

CRISTINA VARGAS DE OLIVEIRA COSTA

PRÁTICA PEDAGÓGICA  

Afonso Cláudio – ES

2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA

FACULDADE DE PEDAGOGIA

CRISTINA VARGAS DE OLIVEIRA COSTA

Porque o Projeto Político Pedagógico é instrumento importante na construção de uma escola democrática?

Trabalho acadêmico apresentado à universidade de Uberaba, como parte das exigências disciplina Prática Pedagógica – Etapa II do curso de Pedagogia.

Professor Tutor: Patrícia Henriqueta Lerbarch

 

Afonso Cláudio – ES

2015

Porque o Projeto Político Pedagógico é instrumento importante na construção de uma escola democrática?

O Projeto Politico Pedagógico é um dos documentos de maior importância na escola, pois diz respeito à própria organização do trabalho pedagógico que está intimamente ligada à concepção, realização e avaliação do projeto educativo. O Projeto Politico Pedagógico vai além de um agrupamento de planos de ensino e atividades, passando a ser uma ação intencional com um compromisso definido coletivamente, construído e vivenciado em todos os momentos. A principal possibilidade de construção do Projeto Politico Pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade, isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo fundado na reflexão coletiva. A construção do Projeto político-pedagógico sofre influência das práticas sociais e das relações histórica desenvolvidas por seus sujeitos, pois sua origem está na construção coletiva que só será possível se todos os envolvidos no processo educativo estiverem mobilizados a pensar e a realizar o “fazer pedagógico” de forma coerente, cabendo à escola a tarefa de coordenar as ações pedagógicas.

 O eixo administrativo diz respeito à organização da escola como um todo e nele tem destaque à figura do diretor como agente promotor de um modelo de gestão que envolve não apenas aqueles que convivem com ele na escola, como também a comunidade e o próprio sistema educacional no qual a escola está inserida. A construção do PPP é uma experiência única, uma vez que cada proposta retrata a realidade e a identidade da escola. O PPP representa o resultado de um período de reflexão e esforço de toda comunidade escolar para buscar um futuro melhor para a escola e a melhoria de qualidade de ensino. O Projeto Político Pedagógico é mais que um documento, é a síntese de um processo permanente de discussão para definir coletivamente, as diretrizes, prioridades e metas da escola e, ao mesmo tempo, traçar os caminhos para alcançá-los.

A construção de um projeto é um processo de planejamento coletivo, que carece de tempo, disposição, conhecimento didático/metodológico/pedagógico e, sobretudo, utopia, esperança e desejo de mudança. O projeto é que vai indicar os novos caminhos e viabilizar as mudanças, acreditamos que o projeto é importante instrumento mediador e efetivado de transformações. O projeto é, portanto, eficiente instrumento capaz de adensar uma transformação qualitativa na educação e, consequentemente, contribuir para a conquista para a sociedade mais justa e humana.

Podemos concluir, que o Projeto Político Pedagógico como um ato de coragem, coragem de enfrentar todas as dificuldades para construir a educação que se deseja. Ato de coragem porque parte do que está instituído, para rever o que precisa ser mudado e avançar na direção do que se deseja, é fundamental que haja colaboração de todos na elaboração, aplicação e avaliação deste projeto. Para construir uma educação em sintonia com o momento atual, a escola precisa, sem dúvida, repensar suas prática, isso passa pela sua construção de seu Projeto Político Pedagógico.

Atividade Prática Pedagógica Etapa 2

Escola Municipal “José Cupertino”

Entrevista com o gestor da escola:

  1. A escola possui um projeto pedagógico ou um projeto político pedagógico? Como ele foi elaborado?

  Sim. Foi elaborado de acordo com as necessidades da escola, com os projetos que surgiram, isto inclui todas as disciplinas obrigatórias e os nomes dos seus respectivos professores, e também de todos os funcionários desta escola, com sua função, carga horária, descriminando se é efetivo ou contratado. Cada funcionário deu sua sugestão para um melhor rendimento escolar e como gostaria que fosse essa escola e sua ideologia de aprendizagem e conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com