TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

PORQUE O RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS?

Hoje em dia, as crianças estão muito mais preocupadas em se adequar as novas tecnologias, e não veem que vivendo no mundo virtual em que se situam, estão perdendo a melhor parte de suas vidas. Parece que nem mesmo os país tem consciência disso. Acham que dando tudo do bom e do melhor em termos de equipamento eletroeletrônico estão fazendo seus filhos mais felizes.

Porém, não percebem que o que realmente traz felicidade para uma criança é vivenciar cada época de sua vida sem pular as fases. Crianças que brincam são mais felizes e consequentemente, se tornam cidadãos mais felizes.

Portanto, este projeto “O resgate de brincadeiras antigas” tem a finalidade de resgatar as brincadeiras e jogos da nossa cultura popular inserindo essas brincadeiras, que são de extrema importância para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Estas brincadeiras são atividades que deverão ser compartilhadas com seus familiares, colegas e amigos de sua comunidade, podendo abranger todas as crianças do Ensino Fundamental I.

O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais antigos tempos. Através dessas atividades é possível o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, e da socialização, da autonomia e a autoestima, preparando a criança para ser tornarem cidadãos capazes de enfrentar desafios e participar da construção de um mundo melhor.

Visando que o projeto tem o objetivo de promover um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor e saudável. Incentivando mudança de comportamento, vivência de novos valores, disciplinas, respeito mútuo, atenção, concentração, saúde, solidariedade, autonomia, compreensão corporal, entre muitos outros. Entretanto é no brincar que as crianças aprendem a respeitar regras, limites, à espera da vez e aceitar resultados, no decorrer do projeto devem ser ofertadas muitas possibilidades para que a criança, possa se expressar, mostrando seu íntimo através das brincadeiras, expressando seus sentimentos e sua afetividade.

Contudo, o educador através dos projetos Brincadeiras Antigas, poderá desenvolver diversos conteúdos, gerando uma integração entre as matérias curriculares.

Enfim, através desse projeto, o verdadeiro objetivo é que seja trabalhada as quatro habilidades da Língua Materna, que consistem na leitura, na escrita, no ouvir com o efeito de escutar, e, na fala, e, no consecutivo aperfeiçoamento da oralidade.

DESENVOLVIMENTO

UM POUCO DE TEORIA – DESCRIÇÃO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA MATERNA

A Língua Materna ou língua nativa é a primeira língua que uma criança aprende. A fala que adquirimos quando criança é o motor real da comunicação verbal.

Ouvir, falar, ler e escrever..., Essas são as quatro habilidades que usamos para nos comunicarmos. Em geral, fazemos uma combinação entre elas em um processo de interação. Quando você escuta um discurso ou uma palestra, por exemplo, você está interagindo de alguma forma: ou sinalizando com o rosto se você concorda ou não, ou fazendo anotações destacando o que acha mais importante…, o mesmo acontece quando nós lemos, falamos e escrevemos. Estamos sempre em interação.

Ouvir:

A compreensão oral ou a audição é o ato de estar atento ao que é dito ao destinatário pelo remetente de uma dada mensagem e entender essa informação transmitida. É a realização interacional imediata e social, na qual pode haver intervenção direta do ouvinte. Muitas vezes a presença de gestos colabora para esta compreensão. É a primeira habilidade que o ser humano normal desenvolve, até antes de seu nascimento.

Falar:

A produção oral ou a fala se faz por meio da imagem acústica e uso individual da língua. É o conjunto de hábitos linguísticos que permitem a uma pessoa compreender e fazer-se compreender, individualmente, durante a comunicação. Todos temos uma língua materna e não precisamos pensar nem meio segundo para utilizá-la. Mas não nos damos conta da quantidade de informação implícita que está por trás da fala.

Ler:

Para uma educação de qualidade e de resultados, a comunicação é muito importante. Somos seres de linguagem e, por isso, uma comunidade é educativa se for comunicativa. Através da leitura, podemos desenvolver as demais habilidades, para que possamos interagir com o meio em que estamos inseridos. O incentivo à leitura é primordial para que uma pessoa tenha sucesso no desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas.

A   criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos, como: criar familiaridade com o mundo da escrita, desenvolve a criatividade, a imaginação, adquire cultura, conhecimentos e valores, aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.

Escrever:

A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. O hábito da escrita não pode ser dissociado do hábito da leitura. Se quem lê mais escreve mais, o inverso também é verdadeiro: quem escreve mais também vai querer ler mais.  

Por meio da escrita é possível interagir, opinar, manifestar ideias, reivindicar direitos... É pela palavra que o indivíduo se situa no mundo, argumenta, discorda, enfim, conquista a sua liberdade de expressão...

ATIVIDADE PRÁTICA – DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

  • Objeto do Conhecimento

A realização desse projeto têm como objetivos, identificar o conhecimento prévio (Input), movimento corporal, capacidade de pesquisa sobre as brincadeiras antigas,

integração com a família, oralidade, leitura e escrita e consecutivamente o aperfeiçoamento dessas habilidades. [pic 1]

Momento de Brincadeira - Realização do Projeto de Integração Escola com a Família, na E.M.E.I São Cristóvão, em RS

        Este projeto pode abranger todos os alunos do Fundamental I.

  • Competências e Habilidades

A leitura, a escrita, a oralidade e audição, através do resgate das brincadeiras, que permitirão o aprofundamento dessas funções.

        Ressalta-se nesse tópico, o trabalho paulatino na função do ouvir, com a equivalência do escutar, pois, somos capazes de ouvir todos os sons, mas, a definição do escutar é muito mais amplas, pois envolve a atenção, e, consecutivamente o aprendizado, o que futuramente, definirá a posição do aluno como pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (573.7 Kb)   docx (597.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com