TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PTG – PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO “Direito á Educação”

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.515 Palavras (19 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

              Cristina G.A.D.Freitas         RA 2973697762

              Sandra Frezzarin         RA 2968688614

              Valdinéia L.Delaneza        RA2983709258

              Valdirene Camargo       RA 2983709251

PTG – PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

“Direito á Educação”

Americana

                                                            2018

Acadêmico:

 Sandra Frezzarin RA 2968688614

 “Direito á Educação”

                                     

Desafio Profissional apresentado às disciplinas de Ética, Política e Cidadania-Politicas Públicas da Educação Básica-Educação e Diversidade- Psicologia da Educação e da Aprendizagem e Práticas Docentes.

Tutor (a) EAD – Elisangela Ribeiro

Tutor (a) Presencial – Isabel Cristina Biondo Morette

                                             

                                       Americana

                                           2018

Sumario

                                                     

  1. Introdução.....................................................................4

  2. Desenvolvimento..........................................................6

  3. Considerações Finais..................................................16

  4. Referencias Bibliográficas...........................................18

   

       Direito a educação

A Educação, em termos gerais, é um direito importante e fundamental não só para o desenvolvimento de um país, mas vai além para cada indivíduo, pois através da educação aprendemos a nos preparar para a vida.

Grande parte do povo brasileiro não tem conhecimento do que acontece ao redor da educação, como funciona, quem faz parte, quais são seus direitos. Neste trabalho queremos compartilhar um pouco sobre esse tema.

O (INEP), anualmente faz sua pesquisa para poder avaliar monitorar, e elaborar no nosso país as políticas públicas educacionais, onde exerce fundamental importância para que a educação com tantos problemas seja monitorada e de alguma maneira ajustada a nossa realidade e fazer dessa instituição (a escola) um ambiente onde todas as crianças se sintam iguais, já que nossa CF/88 e a LDB cita que todos tem direito a educação em relação à educação, todas as criança, jovens e adultos e de todas as etnias, religiões, gêneros, enfim, sem distinção, seja ela qual for à inclusão é de direito e cabe a nós cidadãos, exigirmos o que nos cabe.

O Brasil  possuem 184,1 mil escolas  e cabe ao município à responsabilidade pela maior parte que é (112,9 mil, escolas, equivalente a dois terços), houve, no entanto, um aumento das matriculas nas redes publicas com crianças em tempo integral, porem mesmo com o repasse de verbas aos municípios, ainda não está sendo o suficiente para atender a demanda gerada nas instituições.

 Por conta de tantos enclaves, e poucas soluções, a sociologia da educação, surge para tentar buscar a raiz do problema e ajudar as escolas e aos gestores dessas instituições, a tentar minimizar, respaldados pela lei, as diferenças e as desigualdades, e assim criar, juntamente com a família, e a comunidade, uma gestão democrática, onde todos possam entender, e opinar a melhor maneira, das escolas juntamente com os mediadores da educação (professores), a melhor maneira de transmitir aos alunos, um aprendizado cientifico com qualidade.

Em seguida, com o desenvolvimento do trabalho, ficará mais esclarecido sobre o tema sociologia da educação e quais as leis que podemos nos amparar.

        

         Sociologia e a educação

Pesquisando sobre o sentido da palavra sociologia, entendemos que é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas, portanto, socializar é tornar essa compreensão cotidiana, já que diariamente, estamos analisando nossos comportamentos e nossas experiências interpessoais.

 No entanto, quando pensamos em sociologia na educação, nos veem a mente à escola, que é uma instituição que assume para si a tarefa especifica de socializar de maneira formal e moral para o equilíbrio da sociedade.

A preocupação com a educação nos conduz a um olhar para a distinção social em suas formas variadas e as vivências complicadas no campo educacional.

A educação está presente em quase todas as instâncias de atividade humana; na educação formal, na família, na escola, na universidade, na saúde, nas mídias e nas atividades culturais.

Na educação formal, ou seja, nas escolas, o educar corresponde a formar um indivíduo integralmente, em seus aspectos cognitivos, psicomotores, procedimentais, afetivos e sociais.

Portanto, processo educativo é uma maneira de formar seres humanos dentro de um contexto histórico e social, e a partir desse conhecimento transformar a sociedade em que vive, e é importante destacar que além dos educadores que são os mediadores da aprendizagem, para que haja essa transformação do individuo, a família também tem importância fundamental para que esses indivíduos estejam preparados.

 A sociologia da educação foca-se quase exclusivamente sobre a dimensão dos programas democráticos, relativa à questão da igualdade social e qualidade de ensino, visto que todo ser humano tem a capacidade de aprender de acordo com seus interesses e seu ritmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (369.5 Kb)   docx (225.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com