TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel e Importância do Bilinguismo

Por:   •  4/4/2020  •  Dissertação  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o dicionário Oxford (2000:117) bilíngue é definido como: “ser capaz de falar duas línguas igualmente bem porque as utiliza desde muito jovem”. Capoovilla cita algumas problemáticas referente a inclusão escolar dos alunos surdos onde varias delas estão ligadas a educação bilíngue

O primeiro problema mencionado por ele é sobre a dificuldade que os alunos surdos sofrem quando são inseridos em uma classe regular, com o intuito deles aprenderem a língua portuguesa através da leitura orofacial ( leitura labial). Ele ressalta a importância deles serem inseridos em uma escola bilíngue, pois do contrário terão problemas em serem alfabetizados. Harmers e Blanc (2000:189) descrevem educação bilíngue como “qualquer sistema de educação escolar no qual, em dado momento e período,simultânea ou consecutivamente, a instrução é planejada e ministrada em pelo menos duas línguas”

Um outro problema é em relação aos interpretes nas salas de aula acompanhando esses alunos surdos. Se a criança não tem o conhecimento da libras ou da leitura orofacial, isso não é eficaz, é um erro. Pois o profissional e o aluno terão dificuldades na comunicação.

Ele menciona também a diferença entre surdos e deficientes auditivos, algo que é simples, mas muitas pessoas não compreendem essa diferença. A educação do aluno surdo deve ser por meio do bilinguismo.

Com isso deixo um questionamento, será que todos os alunos surdos tem uma educação de qualidade no Brasil?

Referência:

MEGALE, Antonieta Heyden. Bilinguismo e educação bilíngüe – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 3, n. 5, agosto de 2005. ISSN 1678-8931

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com