TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Questão

Ensaio: Pedagogia Questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Ensaio  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1:

Nota: Excelente

O financiamento da educação brasileira conta com investimentos públicos, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

1 - Com vigência estabelecida para o período 2007-2020, sua implantação começou em 1º de janeiro de 2007, sendo plenamente concluída em 2009, quando o total de alunos matriculados na rede pública foi considerado na distribuição dos recursos e o percentual de contribuição dos estados, Distrito Federal e municípios para a formação do Fundo atingiu o patamar de 20%.

2 - É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal.

3 - O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006.

4 - Contraditoriamente a sua proposta o FUNDEB destinou recursos somente para o ensino superior e vigorou de 1998 a 2006.

5 - Seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.

Sua resposta

4 - Contraditoriamente a sua proposta o FUNDEB destinou recursos somente para o ensino superior e vigorou de 1998 a 2006.

Resposta gabarito

Contraditoriamente a sua proposta o FUNDEB destinou recursos somente para o ensino superior e vigorou de 1998 a 2006.

Comentário do gabarito

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.

Questão 2:

Nota: Excelente

É composto por indivíduos ou grupos em determinado período de tempo e assume controle do Estado. É Temporal, com duração finita. Pode estar associado a um indivíduo ou grupo. A frase que você acabou de ler diz respeito ao conceito de:

Alternativas

1 - Estado;

2 - Governo;

3 - Noção de público;

4 - Sistema Nacional de Avaliação Básica

5 - Todas as alternativas apresentadas estão corretas.

Sua resposta

2 - Governo;

Resposta gabarito

Governo;

Comentário do gabarito

O termo governo refere-se ao exercício do poder do Estado ou à condução política geral. Por governo entende-se o órgão ao qual a Constituição atribuiu o poder executivo sobre uma sociedade.

Questão 3:

Nota: Excelente

De acordo com a LDB 9.394 de 1996, art. 3 - dos Princípios e Fins da Educação Nacional, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:

Alternativas

1 - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

2 - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

3 - Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.

4 - Valorização do profissional da educação escolar.

5 - Desvalorização da experiência extra-escolar.

Sua resposta

5 - Desvalorização da experiência extra-escolar.

Resposta gabarito

Desvalorização da experiência extra-escolar.

Comentário do gabarito

Valorização da experiência extra-escolar..

Questão 4:

Nota: Excelente

A educação básica de acordo com a Lei n.9.394/96 é composta de:

Alternativas

1 - Educação Infantil e Ensino Fundamental;

2 - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;

3 - Ensino Fundamental e Ensino Médio;

4 - Ensino Fundamental e Ensino Médio;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com