TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Sociedade moderna

Artigo: Pedagogia Sociedade moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo: Esse artigo tem como objetivo demonstrar que a Pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração empresarial, nas escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação à distância.

Palavras-chave: pedagogia, educação, escola, administração, humanizar, qualidade

Partindo do principio de que a Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização, a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões. Pensa-se educação como um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e social.

A sociedade moderna apresenta demandas de caráter social e educacional promovidas pelos efeitos do sistema capitalista e da globalização que ultrapassaram os limites formais do espaço escolar. Antes, via-se apenas a relação existente entre educação e escola; hoje, na contemporaneidade, essa visão mudou, abriu-se para o entendimento da sociedade, com um leque de possibilidades da educação também em espaços não escolares. Mas as possibilidades de atuação do pedagogo não se restringem a essas áreas. Existem muitas outras, é preciso desenvolver ao máximo sua competência e criatividade nas suas funções. O mercado de trabalho para este licenciado não se restringe a dar aulas. As secretarias de Educação vêm abrindo concursos para funções de coordenação pedagógica nas escolas públicas. E a obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches amplia o mercado para este licenciado. “Para além do espaço escolar, o pedagogo é procurado para atuar no meio empresarial, em funções cuja principal aptidão é saber como ensinar”, diz Elianeth Dias K. Hernandes, coordenadora do curso de Pedagogia da UNESP, em Marília. Uma área em destaque é a pedagogia hospitalar, na qual o profissional elabora projetos didáticos para crianças e jovens internados. A educação corporativa também atrai cada vez mais pedagogos. Nesse caso, eles trabalham com programas de divulgação da cultura das grandes empresas e aprendizagem contínua dos funcionários. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades, mas nas demais regiões do país a demanda também é grande. O pedagogo, diante desse novo paradigma, numa sociedade em constante processo de transformação, é o profissional que, a cada dia mais, se enquadra para exercer essa função de transmissão do conhecimento, “ocorrendo em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades.” (LIBÂNEO, 2004, p. 26). Portanto, ele precisa estar preparado para os desafios do mundo contemporâneo, sobretudo com as mudanças bruscas do sujeito social motivadas pelo surgimento da atuação do pedagogo.

O pedagogo como instrumento de educação na empresa tem capacidade e os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial. Este profissional possui competências para trabalhar na área de recursos humanos uma vez que a pedagogia vive a procura de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, apropriação de conhecimentos, tendo como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto pessoal. Portanto em função de toda a mudança, ocorre à necessidade do pedagogo se tornar uma pessoa crítica e visionária capaz de se adaptar a mudanças, mais flexível, e que contribua efetivamente para o processo empresarial, com objetivo primordial de se apresentar de forma prática e teórica a função da área de treinamento e desenvolvimento de pessoal, bem como sua utilização para alcançar objetivos organizacionais. Transmitir técnicas de levantamento de necessidades, elaboração, mensuração, programas de treinamento. E também compreender e elaborar formas de mensurar resultados em treinamento e desenvolvimento.

O que se pode observar claramente é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos. Cabe a este profissional provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucratividades. Contudo, o pedagogo e a empresa fazem uma ótima combinação, pois em tempos modernos ambos têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos com competências para tal função.

O pedagogo empresarial necessita de uma formação filosófica, humanística e técnicas solidas. Sabendo que seu foco deve estar direcionado para as partes descritas, empregadores e colaboradores; ele ainda interage com todos os níveis hierárquicos, promovendo ações de reciprocidade, de trocas mutuas, através de suas ações de humanização. O trabalho do pedagogo empresarial deve ser de estruturação e reestruturação em determinadas áreas problemáticas da empresa.

Segundo Cagliari (2009)

[...] O pedagogo empresarial está inserido auxiliando no, desenvolvimento das competências e habilidade de cada individua, para que cada profissional saiba lidar com varias demandas, com incertezas, com várias culturas ao mesmo ao mesmo tempo, direcionando o resultado positivo em um mercado onde a competição gera mais competição.

Com esse trabalho desenvolvido pelo pedagogo, as transformações serão lentas, mas efetivas, pois mudanças necessitam de persistência e resiliência com esses princípios e trabalho se observará ao final conquista significativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com