TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia como ciência da educação

Pesquisas Acadêmicas: Pedagogia como ciência da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  1.223 Visualizações

Página 1 de 6

A pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento humano e das relações entre ensino e aprendizagem. Tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

A Pedagogia permite ao pedagogo e a pedagoga condições de atuar em diversas atividades de âmbito educacional, portanto, estes poderão atuar não só como professores e professoras de Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas específicas do Normal Médio, como também nas áreas de gestão educacional, planejamento, coordenação pedagógica e orientação educacional.

O Pedagogo

É o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica.

Com o intuito de conceber a Pedagogia como ciência da educação, Libâneo (2001, p.

6) a define como “um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua

totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.” A Pedagogia se ocupa do ato educativo; interessa-se pela prática educativa, fazendo parte da atividade humana e da vida social do indivíduo. A educação é prática humana e social, que transforma os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, dando a configuração a nossa existência humana individual e coletiva. E são essas transformações que constituem o objeto de estudo da Pedagogia. Esclarece também que isso acontece pela comunicação, experiência acumulada, saberes e modos de agir construídos e acumulados pela humanidade e pela cultura transformada em patrimônio do ser humano. Resumindo Libâneo (2001, p. 10) diz que:

A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo

(2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências. Entretanto, “é a Pedagogia que pode postular o educativo, propriamente dito, e ser ciência integradora dos aportes das demais áreas. Isto não quer dizer, todavia, que ela, por isso, passa ocupar lugar hierarquicamente superior às demais” (LIBÂNEO, 1996, p. 118). Cabe-lhe ocupar o seu devido lugar como Ciência da Educação. Completando, relata Libâneo (2001) que a Pedagogia é responsável por integrar os enfoques das diversas ciências (sociologia, psicologia, etc.) “em função de uma aproximação global e intencionalmente

dirigida aos problemas educativos.” Para o autor, a Pedagogia tem uma identidade e tem problemas próprios, tendo como campo de estudos os elementos da ação educativa e sua contextualização. Outro educador que tem como preocupação a Pedagogia é Saviani (2001), que também preconiza que a Pedagogia tem íntima relação com uma teoria da prática educativa. Salienta que:

Na verdade o conceito de Pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura

a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da

educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação

educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a

relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem

(SAVIANI, 2001, p. 102).

Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a Educação, o processo de ensino eaprendizagem. O sujeito é o ser humanoenquanto educando1 . Pedagogia

É o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade humana. Por trabalho pedagógico entende-se todo o trabalho cujas bases estejam, de alguma forma, relacionadas à Pedagogia, evidenciando, portanto, métodos, técnicas, avaliação intencionalmente planejadas e tendo em vista o alcance de objetivos relativos à produção de conhecimentos. Normalmente atribuído aos professores, o trabalho pedagógico pode ser realizado também por sujeitos que não são licenciados ou não estão na condição de professores. Quando o trabalho acontece em uma instituição educacional, faz-se necessário, de algum modo, ser representativo do projeto pedagógico institucional. Por esses motivos, não é um trabalho simples, pois, mais do que saberes, exige interação com outros sujeitos, possibilidade de linguagens em interlocução e conciliação entre a proposta e um referencial teórico-metodológico. E esta tem sido a grande questão quando se aborda o tema.,

“a pedagogia, mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnico-profissionais, investiga a realidade educacional em transformação, para explicitar objetivos e processos de intervenção metodológica e organizativa referentes à transmissão/assimilação de saberes e modos de ação. Ela visa o entendimento, global e intencionalmente dirigido, dos problemas educativos e, para isso, recorre aos aportes teóricos providos pelas demais ciências da educação”.

O processo educativo que se desenvolve na escola pela instrução e ensino consiste na assimilação de conhecimentos e experiências acumulados pelas gerações anteriores no decurso do desenvolvimento histórico-social. Entretanto, o processo educativo está condicionado pelas relações sociais em cujo interior se desenvolve; e as condições sociais, políticas e econômicas aí existentes influenciam decisivamente o processo de ensino e aprendizagem. As finalidades educativas subordinam-se, pois a escolhas feitas frente a interesses de classe determinados pela forma de organização das relações sociais. Por isso, a prática educativa requer uma direção de sentido para a formação humana dos indivíduos e processos que assegurem a atividade prática que lhes corresponde. Em outras palavras, para tornar efetivo o processo educativo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com