TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia moderna

Artigo: Pedagogia moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Artigo  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

A educação é definida como o fato social pela qual uma sociedade transmite o seu patrimônio cultural e suas experiências de uma geração mais velha para uma mais nova, garantindo sua continuidade histórica. A pedagogia por sua vez,é vista não propriamente como teoria da educação ,ou pelo menos não como teoria da educação vigente,mas como literatura de constentação da educação em vigor e,portanto,afeita ao pensamento utópico.Contrariando teorias da educação real e vigente deveriam seguir as ciências da educação.A pedagogia como a conhecemos hoje,possui suas características básicas estabelecidas com o advento do mundo moderno.

Fundamentalmente, ela se define a partir dessa noção essencialmente moderna que é a infância. Isto é, a pedagogia,ou melhor a pedagogia moderna é caudatária de dois modos de pensar e compreender as crianças. A escola moderna, a escola como a conhecemos hoje,com regras ,disciplinas,conteúdos programáticos,divisões por série a partir de critérios cronológicos,é uma idéia e uma realização articulada com o surgimento de um novo sentimento dos adultos em relação as crianças,e um sentimento que implica cuidados especiais para com os pequenos,que está na base da noção de infância gerada com o advento,dos chamados tempos modernos.

Como na antiguidade clássica, também no mundo moderno as vicissitudes da pedagogia estão intimamente,ligadas aos caminhos traçados pela filosofia.

A idéia ,sem dúvida iluminista de que é possível ensinar tudo a todos ,talvez não tenha feito tanta história,quanto a de que a didática é como uma arte ,ou seja algo que oscila entre uma disposição genial do mestre e um conjunto de regras e técnicas de ensino.

O pensamento moderno está interligado com a noção de sujeito . A filosofia moderna se define como uma filosofia do sujeito.Assim a pedagogia,nas versões tradicional ou nova,depende do que,modernamente definimos,como subjetividade. Em contrapartida o pensamento contemporâneo caracteriza-se,em boa medida,por sua crítica a noção de sujeito.Tendo perdido sua base no humanismo a partir do momento em que a filosofia do sujeito entra em crise a pedagogia,enquanto discurso positivo,quer encontrar instancias que funcionem em substituição à subjetividade ou melhor ,quer encontrar o núcleo válido, a verdadeira subjetividade que até então não teria sido considerada. Tanto a pedagogia moderna, na versão humanista clássica ou nas formas das pedagogias do trabalho, quanto o “tecnicismo pedagógico” pressupõem a idéia de um sujeito: um substrato algo comum aos homens ,capaz de fornecer um parâmetro seguro para o discurso pedagógico e para a prática educativa. Os tempos modernos secundarizam as noção de pedagogia como mera atividade prática o “tomar conta das crianças”,privilegiando a acepção enquanto indicadora de um programa ,enquanto um conhecimento específico,um saber complexo a respeito da educação das crianças,da formação delas e dos adultos e das relações disso com a vida social em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com