TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia pública

Resenha: Pedagogia pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

O estágio foi uma experiência, impar onde me proporcionou um leque de aprendizado. Inicialmente é claro que foi muito difícil,vivenciando momentos de apreensão, mas que ao passo que vivenciava cada etapa do estágio, fui percebendo a importância do momento em que estava vivenciando.Logo na observação ficou claro que não seria uma tarefa tão fácill , porque se tratava de uma sala muito heterogênea e percebir também a complexidade existente no ambiente escolar juntamente com as deficiências vivenciada na escola pública.

Toda essa descoberta foi interessante, pois, saberia o lugar que no qual iria conviver.Isso retrata a importãncia da realização da observação para a realização do diagnóstico. A autora Ana Maria Bezerra Almeida destaca a importância do diagnóstico da escola para a realização do estágio, destacando que esse é o primeiro grande passo.Libâneo também explica o que é o diagnóstico e ressalta a sua importância.Pois, segundo LIBÂNEO (2001).

Diagnóstico consiste no levantamento de dados e informações

para ter uma visão de conjuntos das necessidades e problemas

da escola e facilitar a escolha de alternativas de solução( p.178).

Além de toda complexidade encontradas no ambiente escolar, ainda tive que vencer o choque que é passar de aluno para professor.Sendo um momento muito pertubador, onde busquei embasamento nas teorias, chegando a descobrir que elas por si só não dá conta. O teórico Veenmam fala sobre este choque que o estagiário vivencia.

De acordo com Veenmam ( 1984, p. 143),este conceito de choque indica o corte que se dá entre os ideais criados durante a formação inicial e a rude realidade do dia a dia numa sala de aula, não podendo, pois, circunscrever - se a um período limitado de tempo, trata - se antes de um processo complexo e prolongado.

Diante de tanta complexidade faz - se necessário uma reflexão, antes da ação, tendo que levar em conta que a escola é um espaço cultural, que funciona através de regras e normas que temos que respeitar, pois, passaremos um curto período de tempo, ou seja, temos que nos adequar às regras do ambiente e jamais se esquecendo que o trabalho a ser desenvolvido será com crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com