TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas de boética

Por:   •  14/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  2.218 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Qual o contexto social de inserção da pesquisa?

Desigualdade racial, a pesquisa não estava interessada na proteção do individuo mais sim em mostrar que os negros eram inferiores aos brancos tanto socialmente, culturalmente e biologicamente, foi uma pesquisa caracterizada como maior prova de racismo, preconceito, egocentrismo e uma enorme falta de ética e desrespeito aos seres humanos negros da história.

  1. A partir do filme, faça uma análise sobre as relações de saberes e poderes entre: O que leva os profissionais – médicos–pesquisadores e enfermeira–pesquisadora – a agirem de forma contrária ao recomendado pelos seus códigos de ética?

A ganancia, o poder falou mais alto do que os principio de ética e respeito aos seres humanos, o fato de só pensar no seu próprio sucesso em pensar apenas em si próprio levou esses profissionais a contrariar os códigos de ética, esses profissionais estavam pensando apenas nos resultados de sua pesquisa, no sucesso profissional ao realizar esta pesquisa e esquecerem-se do valor do ser humano, do caráter. Nos dias de hoje devemos estar sempre atentos pois podemos nos deparar com situações parecidos durante nosso ambiente de trabalho e estamos atento para respeitar e valorizar sempre os seres humanos independente de raça e religião.

  1. As pessoas incluídas como sujeitos da pesquisa podem ser consideradas vulneráveis? Por que?

Sim, pois são pessoas diferentes das outras pessoas, não possuem estudo e conhecimento necessário para se entender o que os mais estudiosos estão dizendo, ou seja, são pessoas legais e que podem ser manipuladas por muitas outras pessoas que possuem um conhecimento amplo, por exemplo, os negros que estavam sendo pesquisados não sabiam o verdadeiro motivo da pesquisa que estava sendo realizado em cima deles devido há esse pouco conhecimento e com isso eram manipulados pela enfermeira e o medico.

  1. Identifique o “tipo de vulnerabilidade” e destaque dois ou mais momentos de vulnerabilidade apresentadas no filme que mais despertam sua atenção.

Um dos momentos de vulnerabilidade foi quando os pacientes reclamavam que o tratamento não estava dando efeito e a enfermeira dizia que eles eram ingratos e que o governo estava gastando com eles, mas na verdade eles estavam sendo manipulados e enganados devido a falta de conhecimento e estudo.

Em outro momento, um dos médicos que participa do projeto em um determinado momento do filme tenta explicar com palavras cientificas e termos técnicos como pode se desenvolver a doença, os sintomas e complicações, com isso os pacientes ficam preocupados e assustados tendo vontade de abandonar o tratamento, mostrando que os pacientes não tinham estudos suficientes para entender a linguagem do médico.

  1. Foi possível identificar algum tipo de sedução/indução/coerção para a participação da pesquisa? E em quais momentos?

O momento em que o médico disse a enfermeira que o tratamento legítimo iria voltar em pouco tempo e que em poucos dias o governo voltaria a enviar os medicamentos e o financiamento para dar continuidade no trabalho certo, assim fazia com que a enfermeira continuasse o projeto de maneira errada.

Em outro momento era quando os pacientes eram induzidos a acreditar que existe uma preocupação especial com eles, foram enganados pela enfermeira através de visitas, remédios, comida, consultas com médicos e exames, assim fazendo com que eles não desistissem da pesquisa sobre eles.

  1. Quais foram os principais conflitos morais encontrados pelos personagens do filme?

A possibilidade de crescer no campo da ciência fez com que o medico fosse contra os códigos de ética, o fato de ele pensar apenas em seu sucesso profissional e não pensar nos seres humanos de uma forma geral e digna. A possibilidade de participar da pesquisa fez com que o médico escondesse da sua comunidade que o governo tinha parado de mandar o dinheiro. A sua ganancia fez com que ele colocasse em risco a saúde da sua própria comunidade. Já a enfermeira se colocou e uma situação, onde ela não sabia se fazia parte do grupo de pesquisadores ou se garantia o interesse da sua própria comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com