TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa brincadeiras

Por:   •  30/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Para Vygotsk um brincar compreendido como uma atividade social da criança estimula seu desenvolvimento cultural. O brincar como compreensão da realidade, o brinquedo é a imaginação sem ação, possibilita à criança conhecimentos aprendidos, atuando nas zonas de desenvolvimento proximal e real, devido as situações imaginárias existentes, às regra estabelecidas.É no brincar que a criança se comporta além do seu comportamento habitual, diário, criando situações novas nas quais possibilitam propostas de modificações, visto que além de imitações,a imaginação e regras.

Os jogos desempenha várias funções no desenvolvimento como permite o envolvimento da criança num mundo ilusório, favorecer a ação na esfera cognifica, fornecer um estágio de transição entre pensamento e o objeto real, possibilitar maior autocontrole da criança,uma que o brincar a criança lida com conflitos relacionados ás regras sociais e os próprios impulsos.

Através da atividade lúdica (jogo) que a criança interage consigo e com o outro,constrói normas, crie e recria a cada nova brincadeira o mundo que a cerca. Que através do jogo o desenvolvimento da personalidade infantil, porque durante o brincar ela resolve situações-problema e elabora estratégias de ação frente às mesmas. A brincadeira é a representação (reconstrução) dos “de dentro” e dos “de fora” do grupo, obrigando os participante a procurarem soluções em funções dos interesses do grupo, todos os participante tem de entrar em acordo com outras pessoas que experimentam e refletem diferentes formas de relação emotivas, percepções e valorizações de situações.

Os jogos tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança, por meio dele a criança pode vivenciar inúmeras formas de aprendizagem, jogando a criança constrói valores e princípios, explorando suas possibilidades corporais, interagindo com os outros.

O ato de brincar é muito mais um processo do que um produto. O brinquedo facilita a apreensão da realidade. Brincar é atividade e experiência: exige movimentação física.. Brincar é atividade e experiência: exige movimentação física. O brincar requer da criança participação completa. Elas desenvolvem a imaginação, a criatividade e capacidade de raciocino e motora, que são importantes no desenvolvimento mental, motor, afetivo,intelectual e principalmente social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com