TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e Prática de ensino

Por:   •  30/10/2016  •  Ensaio  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho sobre os textos: “A escola como espaço sociocultural” e “Dispositivos de regulação conservadora, currículo e trabalho docente” e o filme: “Escritores da liberdade”

Ao assistir o brilhante filme denominado de “Escritores da liberdade”, todas as pessoas que um dia sonham em se tornar educadores ou se simpatizam com o tema, são convidadas a refletir, se emocionar, imaginar e se inspirar nessa história real que tanto tem a acrescentar para os estudos e discussões a respeito do ambiente escolar.

O filme trata de uma professora que se encontra em conflito com alguns aspectos presentes na vida de diversos professores: dispositivos de regulação institucional, hostilidade dos superiores hierárquicos em relação a professores novos que representam certo risco as doutrinas pré-estabelecidas e falta de verba para realizar atividades extras, que acabam colaborando para a precarização da aprendizagem.

O filme pode ser entendido como um retrato do que é abordado nos dois textos requisitados para a realização desse trabalho, O texto “ A escola como espaço sociocultural” nos mostra que a escola é um espaço onde diversas culturas e histórias de vida se encontram, um espaço extremamente plural, onde para cada pessoa um significado diferente prevalecerá. Também podemos destacar a crítica do autor ao distanciamento que os professores produzem em suas relações com os alunos ao não se interessarem pela vida, história e problemas dos alunos, esse distanciamento pode ser extremamente prejudicial para a frequência e rendimento do educando, que muitas das vezes se sente isolado e precisa do apoio docente e escolar.

Ainda no texto, podemos destacar a forma que o autor questiona os aspectos desinteressantes das escolas para os alunos, a cor morta que não pode refletir vida, com suas paredes brancas e frias, pobre esteticamente e que é impossível se motivar visualmente pelo ambiente. A arquitetura da escola influencia diversos aspectos psicológicos nos alunos, que muitas das vezes se mostram desmotivados e sem vontade de frequentar o local. Por isso a importância de ambientes abertos, menos opressores e mais atividades ao ar livre para que os alunos tenham melhores momentos, lembranças, rendimento e significações.

Esses pontos abordados no texto são claramente vistos no filme, diversos colegas da professora se mostram indiferentes as histórias de vida por trás de cada aluno, algo que é essencial para entender os problemas presentes e ajudar a amenizar o peso na vida de cada um, também se mostram desinteressados em tentar novas formas de ensino e novas atividades. Ao tentar quebrar esses paradigmas, a professora se aproximou desses alunos que até então se mantiveram desconfiados e passou a elaborar novas atividades, se esforçou para adquirir materiais com o próprio dinheiro e passou a ser um divisor de águas na vida de cada discente.

O preço que a professora mostrada no filme pagou foi o que é visto como ideia central do texto: “Dispositivos de regulação conservadora, currículo e trabalho docente”, que é a forma que em diversos casos, professores que resolvem nadar contra a correnteza da mesmice, indiferença e aspectos tradicionais e tradicionalmente comprovados falhos sofrem de seus superiores hierárquicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com