TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre a influencia da familia na coordenação motora

Por:   •  6/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da família no desenvolvimento motor

Slide 1- Uma das práticas que é fundamental na primeira infância, é o envolvimento dos adultos no brincar das crianças.

Slide 2- Essa interação fortalece os relacionamentos, principalmente entre pais e filhos. Além disso traz benefícios para o desenvolvimento físico-motor e cognitivo.

Slide 3- Existem vários fatores internos e externos que influenciam o desempenho das famílias para que a criança possa se desenvolver plenamente. Os fatores externos são, por exemplo, aspectos socioeconômicos como a pobreza ou fatores como as separações e divórcios.

Slide 4- Independente desses fatores, o que tem maior impacto nas crianças são as práticas e estilos familiares, porém estes são influenciados por outros fatores como por exemplo a pobreza. • Por exemplo, as famílias que enfrentam dificuldades acabam afetando as crianças, não só por carências básicas como alimento, mas também por carências emocionais por falta de estímulo. Os pais podem estar sobrecarregados, trabalham longas horas e lidam com maior estresse. Portanto, é a junção de distintos fatores que influenciam as práticas dos pais. E são estas que, ao final, são as mais determinantes para o desenvolvimento infantil.

Slide 5- Considerações sobre o artigo: O desenvolvimento motor e a influência do ambiente familiar e do nível socioeconômico- ZANELLA, REZER. A maioria dos estudos que investigaram amostras com crianças de classes sociais mais baixas reportam que estas apresentam um desempenho motor pior do que as crianças de classe média.

Slide 7- Crianças que não foram incentivadas a desenvolver habilidades como a coordenação motora fina poderão apresentar dificuldades no desempenho escolar.

Slide 8- (Imagens). À medida que, as crianças, de baixo a alto nível socioeconômico, residentes em zonas urbanas, especialmente aquelas que vivem em blocos de apartamentos, poderão sofrer com a falta de espaço adequado, fato que dificultará o processo de desenvolvimento das suas habilidades motoras fundamentais. O que pode diferenciar o nível de desempenho motor das crianças com nível socioeconômico mais alto são as oportunidades de instrução adequada em ambientes esportivos (por exemplo, escolinhas ou clubes). As crianças pertencentes às classes de nível socioeconômico mais alto podem contar um maior número e grande variedade de brinquedos em comparação as crianças de nível socioeconômico mais baixo.

Slide 9- Bebês, quando estimulados de maneira correta em ambiente familiar, podem desenvolver maior qualidade e controle de movimentos, o que poderá repercutir em benefícios motores em longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com