TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência Da Família Na Dificuldade De Aprendizagem Nas Crianças E Adolescentes

Exames: Influência Da Família Na Dificuldade De Aprendizagem Nas Crianças E Adolescentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Influência da família na dificuldade de aprendizagem nas crianças e adolescentes

Ao analisar o texto “Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de seguimento”, observamos como a família tem papel significativo na aprendizagem da criança até sua adolescência, influenciando seu desenvolvimento, ou inibindo de modo considerável, nos fatores, educacional, social, emocional, comportamental e relacionamentos.

Foram separados dois grupos entre crianças e adolescentes, meninos e meninas, o Grupo (G1) formado por aqueles que continham problemas adaptativos sérios, e no Grupo (G2) que tinham melhor adaptação escolar e social. A separação ocorreu de acordo com uma pesquisa e entrevista realizada e um estudo de seguimento, por uma psicóloga, com pais ou responsável e crianças/adolescentes, nas quais eram ex-pacientes clínicos de uma clinica-escola de Psicologia, que foram atendidos por apresentarem problemas de aprendizado e receberam alta clinica, estes analisados em seu meio social, suas variáveis, e suas características pessoais.

Cinco Tabelas foram geradas, na Tabela 1 as características dos dois grupos, idade, escolaridade, atraso escolar dos adolescentes, escolaridade dos pais, pais e adolescentes que trabalham, tempo decorrido entre a alta clinica e seguimento e composição familiar.

Na Tabela 2, resultado de uma análise estatística, no inicio do Atendimento, questões como Recursos e Adversidades da Família, e Recursos e Dificuldades da Criança.

Na Tabela 3, diferenças entre o Grupo G1 e G2, nos requisitos, Recursos e Adversidades da Família e Recursos e Dificuldades da Criança, no seguimento.

A Tabela 4 apresenta os itens relativos a Problemas de Comportamento da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter, como problemas de saúde, hábitos e comportamento.

A ultima Tabela, 5, no Seguimento as diferenças entre G1 e G2 o Questionário de Monitoramento Parental, entrevista realizada com os pais individualmente ou em conjunto sobre o monitoramento que estes prestam aos filhos.

Segundo as informações levantadas o Grupo 1 sai em vários aspectos em desvantagens em relação ao segundo Grupo, tanto no inicio quanto no Seguimento. Nota-se que problemas familiares, afetam a criança e o adolescente nas questões relacionadas a aprendizagem e sociabilidade, uma delas é a relação dos pais com os filhos, falta de afeto e dificuldades de relacionamento principalmente com os adolescentes, outro fato a ser apontado é o desinteresse por ambos, na criança e adolescente, em relação aos estudo, não acompanhando e incentivando seu desempenho pessoal e escolar. Há falta de exemplo, também, no âmbito familiar pelos pais, pois os filhos copiam e seguem comportamentos destes, tal como, a leitura de livros, que não deixa de ser um incentivo a criança para seguir tal ato. Embora haja esse desinteresse, na Tabela 1 encontramos, no G1 e G2 relacionado a escolaridade dos pais, dados quase equivalentes, que em grande maioria eram alfabetizados, tendo ao menos alguma instrução.

Entre esses fatores apontados, quanto outros analisados e não mencionados, demonstraram no estudo realizado pela psicóloga os prejuízos que causam no individuo que está em desenvolvimento pessoal e perante sua educação, como comportamental, são crianças que se tornam adolescentes impacientes, irrequietos e com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com