TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA A FAMÍLIA NA ESCOLA

Por:   •  4/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  2.302 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE PESQUISA

ACADÊMICA: MIRIAM AMÉLIA DA SILVA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

1. TEMA

        A Importância da Família na Escola.

2. O PROBLEMA

Qual a importância da família na escola para o desenvolvimento do lado intelectual e cognitivo do discente.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Conscientizar e sensibilizar sobre a importância do acompanhamento da família na vida escolar dos discentes, bem como a integração entre família e escola.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Analisar as formas que a relação família e escola afeta no desempenho dos alunos.
  • conhecer o papel importante que a família pode exercer dentro do ambiente escolar.
  • Identificar estratégias possíveis para realizar a aproximação da escola e família.
  • Destacar possíveis prejuízos causados pela falta da família na escola.

4. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi significativa, pois, falar sobre a ausência dos responsáveis na escola é entrar em um campo abstruso, pois ainda se nota a dificuldade de família e escola laços de afetividade para que unidas contribuam com os alunos e demonstrem que eles são o alvo do amor e não simplesmente um objeto de ensino que se encontra na escola.

Percebe-se que a ausência dos responsáveis prejudica o desenvolvimento integral do aluno. Para identificar os principais problemas que causam essa ausência, será utilizada pesquisa bibliográfica, procurando compreender o real motivo da ausência dos pais, a partir dos teóricos pesquisados.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O presente estudo procura aprofundar dados atuais para colaborar com o processo que visa identificar a importante relação entre escola, e a família, juntos proporcionando ao aluno um ambiente propício e diferencial na construção da compreensão, da autonomia e construção da aprendizagem intelectual que colabora com o desenvolvimento da autoestima e personalidade do aluno para se relacionar no ambiente social.

Trata-se de uma dissertação de caráter teórico que inclui uma pesquisa bibliográfico, tendo como recorte teórico adotado a retomada do documento oficial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais, que todos têm direito.

O referencial será divida em três tópicos. O primeiro tópico “A importante relação entre escola, aluno e a família”, foram encontrados os seguintes livros e publicações que atenderam aos critérios desta seleção: BRASIL, (2017), ARAÚJO (2010), MONTANDON e PERRENOUD (1997), ITIBA (2006) entre outros. O segundo tópico “A ausência dos pais na vida escolar e os efeitos”, a pesquisa teve como alicerce as seguintes obras: BNCC (2004), DOLORS (1998), entre outros.O terceiro tópico é A construção do Cidadão a família e a afetividade, aqui se faz importante citar GADOTTI (1999), entre outros.

6. METODOLOGIA

 

        O problema de pesquisa que investiguei no desenvolvimento deste trabalho buscou analisar A importância da Participação Familiar na Escola, de acordo com Gil (2010, p. 29), toda pesquisa acadêmica “[...] requer em algum momento a realização de trabalho que pode ser classificado como pesquisa bibliográfica”, desta forma a pesquisa foi realizada através de obras que regem a educação e a importância da família, em seguida foi feito pesquisa exploratória com a finalidade de esclarecer o tema em estudo. Apresento como se deu a continuidade da minha pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com