TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Currículos e Programas

Por:   •  25/4/2017  •  Abstract  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 9

Currículos e programas

Para Silva (1995, p. 21), currículo oculto são (...) todos os efeitos de aprendizagem não intencionais que se dão como resultado de certos elementos presentes no ambiente escolar.A relevância desse conceito está na explicação que ele oferece para a compreensão de muitos aspectos que ocorrem no universo escolar.Com base na concepção de currículo oculto, argumente elaborando um texto, entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres), destacando três aspectos que um professor consciente de sua influência para a aprendizagem do aluno, deve evitar.

Antes de abordarmos a temática em foco, currículo oculto, se faz relevante comentar que a aprendizagem acontece em vários âmbitos, ou seja, os alunos aprendem e apreendem conteúdos diariamente em meio a práticas, percepções, gestos, brincando, por meio de experimentações, elaborando pensamentos e comportamentos que vão muito mais além do que imaginamos. Desconsiderar as vivências externas de aprendizagem seria o mesmo que anular as práticas sociais no quotidiano da criança. Práticas essas que aprofundam o currículo sistemático elaborado com o intuito de apresentar os mais variáveis conhecimentos.

Para Silva e Moreira (2000, p. 42) apud Farias “... nas escolas não se aprendem apenas conteúdos sobre o mundo natural e social, adquire se também consciência, (...) que comanda relações e comportamentos sociais”.

Assim o Currículo oculto denomina-se as aprendizagens dos alunos e o trabalho dos professores valorizando práticas escolares e sociais. Sendo formadora de consciência crítica também. Ele complementa as atividades orientadas pelo professor auxiliando nas interações pedagógicas.

REFERÊNCIAS

Farias, Maria de Lourdes Mazza; Currículos e programas – Curitiba: Editora Fael, 2010.

 

Estudo de Caso:
Ana está frequentando a Creche em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os pais de Ana são trabalhadores rurais e deixam a menina na creche em período integral. Durante a atividade de recreação Ana caiu e se machucou gravemente, fazendo um corte bem profundo no joelho. A professora e a pedagoga correram para fazer um curativo, pois acharam desnecessário levar a menina  para o hospital e avisar os pais. Afinal a creche fica muito longe da capital. A atitude dos profissionais da instituição está correta? Qual a melhor ação diante da situação apresentada. Comente entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres).

É um anseio constante da Escola estabelecer um vínculo positivo com a família. Vínculo de confiança e parceria. Todavia para alcançar esses objetivos se faz necessárias demonstrações de cumplicidade. Afinal as atitudes fortalecem as relações que vão muito mais além do que se imagina. Perpassa a dinâmica da sala de aula. Nessa perspectiva a atitude omitiva das profissionais educacionais dessa instituição desconsidera esse princípio de uma relação de confiança. A atitude mais cabível seria encaminhar acalmar a criança comunicando a mesma que tudo ficará bem passando toda confiança e amparo. Em seguida encaminhar a criança ao hospital devido a gravidade do ferimento. Também ligar para a família informando do acontecimento. Tranquilizar e expor aos mesmos de todos os procedimentos realizados. Logo após levar a criança até sua residência. Agindo desse modo os pais ficarão confiantes que a instituição escolar, fará o necessário sempre que a criança precisar e que eles não serão excluídos de nenhuma ação desenvolvida e acontecida na mesma.

Políticas Públicas e Legislação Educacional

Uma forma de compreender a cidadania, além de sua definição como condição legal, é tomála como atividade desejável, como um exercício ético, fundamentado em valores emancipatórios.Gentili (2000, p. 147) defende essa compreensão assinalando a importância de entender que “a cidadania se constrói socialmente como um espaço de valores, de ações e de instituições comuns que integram os indivíduos, permitindo seu mútuo reconhecimento como membros de uma comunidade”. A educação pode ser compreendida como um dos direitos sociais fundamentais para a formação cidadã.Considerando essas colocações,apresente um texto dissertativo/argumentativo apontando a importância da educação para conquista da cidadania.Lembre-se que seu texto deve ter entre 10 a 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres).

A Escola é a instituição necessária para a transformação. Por esse motivo diversas pessoas envolvidas no contexto na dinâmica educacional se mostra preocupados e abordam a questão da gestão democrática como solução para todos os problemas do atual sistema de ensino. Acredita-se que a escola é um caminho, mas não o fim, que de nada adianta saber o que fazer, sem saber, o como fazer. A participação da comunidade escolar deve ser ativa nas ações, mas não podemos transformar os meios em objetivos. Todos desejam uma escola mais democrática e participativa que prepare os alunos para a cidadania e isso pode ser construído pelos que dirigem a escola e por toda a comunidade escolar. A Escola tem, pois, o compromisso de reduzir a distância entre a ciência cada vez mais complexa e a cultura de base produzida no seu quotidiano. Ainda formar sujeitos pensantes e capazes de construir a apropriação crítica da realidade. Portanto, a Escola além da função de ensinar para a cidadania e para o trabalho tem também que passar os valores fundamentais para o indivíduo. Desempenhando um papel transformador na vida dos discentes nas mais diversas áreas de sua vida.

Estudo de Caso: 

Não são poucos os escândalos de corrupção que envolvem os políticos brasileiros,o que traz prejuízos dramáticos para a população, principalmente, para aqueles de menor poder aquisitivo. Como cidadão brasileiro, João, de apenas 14 anos, resolveu agir.O primeiro passo foi convidar os colegas da escola a unirem-se a ele para tomar providências. Os que concordaram com João foram à Câmara de Vereadores de sua cidade para entregassem uma carta de indignação aos deputados estaduais. Nessa carta, relatam vivências que todos os brasileiros enfrentam no dia a dia. Em sua opinião, a escola pode interferir na decisão dos alunos? Caso você fosse professora(o) da Instituição e ficasse sabendo da decisão dos alunos, como agiria diante dessa situação? Elabore um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e  1200 caracteres).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com